+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy Preciso de um conselho!

    Ola !

    Desde já agradeço a atenção de todos.
    Sou iniciante neste mundo de software livre e gostaria de saber por onde começo..minha cabeça esta uma bagunça. rs
    Já perguntei a diversas pessoas sobre o assuntio.. umas me receitam livro outras algumas distro como o ubuntu .
    E gostaria de saber também qual distribuiçoes estao rodando mais nas empresas...

    obrigado pela atenção

  2. #2

    Padrão

    no mundo empresarial quem manda é a redhat, aconselho começar com o fedora.

  3. #3
    Analista de Suporte em Ti Avatar de rpclanhouse
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    Suzano SP
    Posts
    409
    Posts de Blog
    10

    Padrão

    Fedora e Ubuntu já começa com uma boa base além de ler bastante pois os comandos do ruindows em nada se comparam ao linux.

  4. #4

    Padrão

    Acredito que não exista um padrão ainda, depende muito da influência dos admin para escolha,
    dos desktops e condições $$ da empresa para escolha de servidores, o que pode se encontrar
    em ambientes corporativos é:

    Servidor: redhat, centos, debian, suse

    Desktop: suse, ubuntu, debian

    Em termos de compatibilidade pra desktop eu sugiro o ubuntu. Pra servidor debian.

    Cada um vai te sugerir um, você deve ir utilizando e testando os propostos até encontrar um que
    você se "encontre" melhor.

  5. #5

    Padrão

    Eu sugiro que antes de vc começar com linux em servidores, vc comece primeiro com um pc pessoal seu... pra vc ir se familiarizando com o sistema, comando, opções, etc... depois que vc começar a adquirir experiencia com linux em um pc, ai sim comece a usar em servidores... Nessa caso eu sugiro que vc comece com o ubuntu no seu pc pessoal. Enquanto for utilizando o ubuntu, va fazendo mais pesquisas sobre o mundo do software livre, etc, e aí sabera sozinho qual versão de linux usar em um servidor...

  6. #6

    Padrão

    Red Hat, Debian, Slackware

    Depois veja o resto.

  7. #7

    Padrão debian

    debian, debian, debian, debian, debian, debian, debian, debian, debian, debian....

  8. #8

    Padrão hahahahahah

    Citação Postado originalmente por pedrovigia Ver Post
    debian, debian, debian, debian, debian, debian, debian, debian, debian, debian....
    este ai deve ser um debiloid

  9. #9

    Padrão orgulho

    Citação Postado originalmente por ispbrasil Ver Post
    este ai deve ser um debiloid
    com orgulho amigo, muito orgulho .....

  10. #10

    Padrão

    Devo confessar que atualmente tambem ! sou um Debian maniaco !

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ppastoriza Ver Post
    Acredito que não exista um padrão ainda, depende muito da influência dos admin para escolha,
    dos desktops e condições $$ da empresa para escolha de servidores, o que pode se encontrar
    em ambientes corporativos é:

    Servidor: redhat, centos, debian, suse

    Desktop: suse, ubuntu, debian

    Em termos de compatibilidade pra desktop eu sugiro o ubuntu. Pra servidor debian.

    Cada um vai te sugerir um, você deve ir utilizando e testando os propostos até encontrar um que
    você se "encontre" melhor.

    Concordo plenamente, comece testando as distros q tiver em mãos, e use a q melhor se adaptar
    Eu comecei com Debian, passei por Ubuntu e Fedora, acabei por optar pelo Centos ( red hat), pois foi o que melhor me adaptei, mas isso é apenas questão de gosto.

  12. #12
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão

    Para servidores:

    A Red Hat domina o mercado porque oferece suporte, tanto é que existe o Cent OS que é o Red Hat, mas com outro nome e sem suporte. Só isso, empresa quer suporte, não importa se o sistema é livre ou pago, quer suporte.
    Existem também o SUSE, que também oferece suporte, e existe o OpenSuse, que é de graça e não tem suporte.

    Para desktops: Bom, eu sei que vou apanhar aqui, mas eu não gosto do Ubuntu. Simples, não me serviu como outras distros.
    Eu uso o Arch Linux, muito bom, com muitos pacotes (não tanto quanto os do Ubuntu), e a instalação padrão não vem ambiente gráfico, ótimo para servidores!
    Opa, bati em contradição? Não, um linux pode ser usado para o que quiser, inclusive uma distro como o Ubuntu pode ser usada como servidor, mas tem que otimizar.

    Se tens uma máquina rápida, pode tentar o Gentoo, mas aviso: é chato para quem está começando. Não tem as facilidades das outras distros, você tem que saber um pouco de programação/compiladores, pois todos os pacotes serão compilados, o que se você saber otimizar, aumenta em 20 até 100% do desempenho.

  13. #13

    Padrão

    Eu acho que a escolha depende do cenário, exemplo se for para gateway/firewall, melhor algo pronto tipo BFW, PFsence, Vyatta ou outros similares... Agora servidor parrudo (arquivos,www,dns,ftp,ltsp,impressão,proxy/cache) não vi nada melhor e mais facil que debian, agora para desktop o debian está meio complicado pois para os iniciantes, tem aquele problema da frequencia do video que dá uma mão de obra pra quem está começando, e as vezes até para os mais experientes... mais a distro que achei muito boa é Epidemic/GNU-Linux e usa repositorios debian... o que facilita bastante, se o servidor for debian.
    Leituras recomendadas.
    Linux, Guia Prático
    Redes, Guia Prático
    Servidores Linux, Guia Prático
    Lembrete sem leitura você não chegara a lugar nenhum no mundo linux, mesmo que você use o google compre alguns livros da area que pretende, as vezes você precisará reestabelecer um servidor/gateway para poder chegar até o google.
    Abraços