+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cliente não conesegue reconectar no AP MK: unicast key exchange timeout

    Caros Colegas,

    Bom, dessa vez eu que estou precisando de uma "luz" hehe. Vamos ver se a galera consegue me ajudar, estou com problema aqui em alguns MK onde distribuo sinal para os clientes, lembrando que todos meus clientes são AP (firm. ap router 6.1) + Antena grade. Em diversos clientes qdo caí a conexão não estão conseguindo se reconectar à rede, vi no status do cliente que o radio fica buscando a rede (scanning) e não conecta, já no log do MK vi esta msg de erro: "disconnected, unicast key exchange timeout". Mais um detalhe, se o cliente desligar a fonte do AP dele aguardar alguns segundos e religar o cliente volta a se conectar normalmente na rede.

    Estou utilizando RB433 + R52 ou R52H (em 2.4GHz) + ROS 3.27 no momento (testei 3.13 e 3.14 tb) + criptografia WPA/TKIP. Utilizo o MK apenas como radio bridge, todo gerenciamento é feito em um servidor Linux.

    Dei uma busca pela internet mas não obtive respostas para solução deste problema. Se alguem puder ajudar eu agradeço!

    Abraços,
    Marcelo

  2. #2

    Padrão

    Caraca... 2 dias depois e ninguém se habilita... hehe

  3. #3

    Padrão

    Amigo e quantos Db esta o sinal destes clientes seus ai?

    Digo pq to tendo todos os possiveis problemas em uma repetidora minha com RB600+R52H+SETORIAL EMCTEST 15+2 metros de CellFlex 1/2.

    Troquei e testei todos os cabos...o que me resta é trocar o R52h pois eu tenho quase certeza que seja ele.

    3 clientes que tenho nesse pop estao com sinal de -75 até -91

  4. #4

    Padrão

    Pelo que pesquisei a um tempo isso tem haver com a implementação do hardware do radio e o WPA e quanto menor o sinal pior é... mas no seu caso como é APROUTER 6.1 e wpa/tkip acho que é so mudar pra wpa2/aes!!! Aqui tinha esse problema e resolveu assim, mas a confirmação do motivo real do problema nunca tive! Se tiver muitos clientes na antena cria um AP Virtual no MK!!

  5. #5

    Padrão

    gustavinho69, aqui em floripa não tive até então este problema, ele esta ocorrendo em outro local, numa filial do provedor, lá o sinal dos clientes no MK estão todos entre -55 a -74, exceto 2 que estão a -82. Quanto ao equipamento já tirei a duvida, troquei tanto a RB qto cartão e o problema persistiu...

    Fora isso, nesse meio tempo estive revisando a configuração dos radios dos clientes (firm. ap router) e encontrei alguns radios (que estavam com este problema) configurados a 200mW (ta loko), falei com o técnico lá da filial e mandei alterar todos para 63mW, aparentemente a grande maioria resolveu, creio que possa ser muito ruido...

    tnarnold, também li algo a respeito de problemas com WPA/TKIP, se persistir a próxima etapa será criar um virtual ap e comecar a alterar os clientes para WPA2/AES...

    Obrigado!!

    Abraços,
    Marcelo

  6. #6

    Padrão

    Hummmm, eh aqui eu ainda to com esperança que seja o cartao....pois todos meu clientes estão com potencia a 100mw....e o cartao tmbm....espero que não seja a RB, se não to frito.

    vou começar a observar mais sobre este erro e ver se realmente é algo do WPA.

    vlwss

  7. #7

    Padrão

    E como estas usando a autenticação dos clientes?

  8. #8

  9. #9

    Padrão

    Aqui tive o mesmo problema mais to usando 433UAH e XR2, é q fui migrando o pessoal de uma omni para alguns painel, dai tava dando, percebi q na maioria dos casos acontecia com placas nos clientes da marca d-link, e mais algumas ai.. so as da edimax nao davam esse problema, as q tavam dando problema "pessoal de longe" migrei td pros painel, agora ta beleza.. abraço.