+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ubuntu (ou outro distro) para RAM<256 MB

    Pessoal, estou tentando instalar o Ubuntu em um K6II com 160 MB de RAM e, pelo que pesquisei, não é possível....alguém poderia me indicar alguma forma de instalá-lo ou indicar um que aceite trabalhar com essa qtde. de memória?
    Grato e um abraço a todos
    Walton

  2. #2

    Padrão

    Você pode instalar o debian com o XFCE ou o fluxbox que são gerenciadores de janelas mais leves. Tem o Ubuntu com o XFCE também, ele é chamado de xubuntu: Xubuntu Home Page | Xubuntu

    A questão do linux ser pesado é devido ao gerenciado de janelas. Tem algumas distros que já são empacotadas com ambientes gráfico mais leves como a xubuntu, mas isso não impede de vc pegar sua distro preferida e instalar o gerenciador de janelas que você preferir.

    Com uma pesquisa rápida vc acha outros linux leves como:
    Home Page | Puppy Linux
    about [CDlinux]
    GoblinX Linux
    www.resulinux.org/resulinu
    www.zenwalk.org - Ever tried zen computing?

    Até mais...

  3. #3

    Padrão

    Pessoalmente, minha experiência com computadores antigos e, mais especificamente, com um Toshiba Satellite K6 com 128Mb de RAM, o PuppyLinux foi a mini-distro de que mais gostei, ela é rápida, com interface e comandos razoavelmente amigáveis e bastante completa (em termos de aplicações). O único senão é que ela não pode ser (ou pelo menos não automaticamente) integralmente personalizada para usar português como língua de interface, ou ao menos na época que eu usei não podia, mas havia alguns projetos nesse sentido...

    Uma boa maneira é dar uma olhada na DistroWatch. Essa página abaixo há uma seleção de distros para computadores antigos, mas você pode restringir a seleção de acordo com suas preferências:

    DistroWatch.com: Put the fun back into computing. Use Linux, BSD.

  4. #4

    Padrão

    Valeu, pessoal. Vou fazer as tentativas indicadas e retorno depois qual(is) foram as que resolveram.Um abraço a todos.

  5. #5

    Padrão

    Use o proprio Ubuntu 9.04 pra isto...

  6. #6

    Padrão

    Meu nobre amigo,
    Obrigado pelo retorno.Porém, eu tentei o 9.04, que já tenho instalado no meu notebook, mas não entra nada além daquela tela de carregamento.
    Estou tentando a dica de um outro colega do fórum.Assim que tiver o resultado, postarei por aqui.
    Um abraço

  7. #7

    Padrão

    Você pode testar o Damn Small Linux Damn Small Linux Download Eu tenho um K6-II com 160 MB de RAM e 2 GB de HD e ele consome 11 MB de RAM e 278 MB de HD rodando com interface gráfica.

  8. #8

    Padrão Damm Small

    Caro Luiz,
    Não sei se fiz certo, mas gravei o arquivo iso(do Damm) num CD,descompactado e õ meu PC não deu boot pelo CD. Lembro que ajustei o setup para iniciar pelo CD, e o que ele mostra no carregamento, é que o CD realmente é varrido primeiramente.
    Estou fazendo algo errado?
    Grato,

  9. #9

    Padrão

    waltonferraz,

    pelo que eu entendi você descompactou o arquivo .iso do DSL e gravou o resultado num CD. O problema é que isso não gera um CD inicializável (bootável).

    Você precisa gravar a imagem .iso diretamete no CD, com um procedimento especial (não basta arrastar a .iso para o CD e gravar!), mas que é bem fácil de fazer (com nero ou outro programa, mesmo gratuito).

    Dê uma olhada nessa página, que explica bem como fazer ou pesquise "gravar iso cd" que você acha a resposta.

    Boa sorte!

  10. #10

    Thumbs up ISO CD Small Damm

    Meu nobre colega,
    Foi exatamente isso que fiz.Imaginei que estava fazendo algo errado com a gravação do CD.
    Vou ler o artigo do link que vc indicou e depois retorno como td correu.
    Obrigado e um abraço.