+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up Dica de configuração.

    Pessoal muito boa noite, sou leigo no que diz respeito MK já testei por uns dias mas por falta do hardware não fui em frente.

    bem agora pretendo montar um server para compartilhar um Link adsl de 01mb (na pratica 900k) para 10 pessoas.

    se alguém puder me indicar a melhor configuração possivel para ter um controle da banda, controle de p2p se possivel, caso não role o bloqueio de p2p que cada um usuario faça o que quer da sua banda adquirida.

    com esse link quanto posso fornecer para cada pessoa de forma que não fique lenta a navegação? já vi relatos aqui de pessoas com link adsl de 02mb com 50 pessoas, funciona mesmo?

    acho que por enquanto é só, agradeço antecipadamente a todos.

  2. #2

    Padrão

    amigo axo que você pode começar poraki
    Manual passo-a-passo Mikrotik, em Português. Atualizado 25-04-08

    e tem lá em cima pesquisar pode te ajudar muito.


    e leia as regras do forum

  3. #3

    Padrão

    Opa obrigado, pela dica amigo se bem que já tinha visto esse topico, a minha principal duvida é quanto ao link. quanto posso liberar para cada um cliente no limite de 10 com esses 01mb.

    obrigado e abraço

  4. #4
    Analista de Suporte em Ti Avatar de rpclanhouse
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    Suzano SP
    Posts
    409
    Posts de Blog
    10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por simbiaque Ver Post
    Opa obrigado, pela dica amigo se bem que já tinha visto esse topico, a minha principal duvida é quanto ao link. quanto posso liberar para cada um cliente no limite de 10 com esses 01mb.

    obrigado e abraço
    Bom vamos lá, depois de bem configurado, da pra mandar até umas 15/20 pessoas sem problemas de navegação pois a maioria apenas quer usar seu msn e ver seu orkut, com isso, vc nao terá problemas, monta um webproxy pra armazanar os arquivos mais baixados como Winrar, instalador do messenger, coisas assim, geralmente baixadas, dai o controle de p2p vc vai aprendendo, lendo aqui mesmo no forum, faz assim, bota pra funcionar o seu sistema, instala e vai postando aqui as duvidas que vamos e ajudando ok !
    Abraços

  5. #5

    Padrão

    rpclanhouse amigo já consegui colocar pra funcionar o basico modem bridge > MK discando > e compartilhando.

    segui um tutorial daqui fo forum do colega Edmar (Ramde)

    a questão é que no tutorial dele ele usou uma faixa de ip e eu estou precisando colocar diferente, alterei mais não funcionou, creio que fiz errado.

    Do tutorial

    Para definir o ip da interface CLIENTES, clique em IP / ADDRESS, depois clique no +
    (sinal de + vermelho) e aparecerá uma janela, configure conforme abaixo:

    Address: 192.168.0.1/24 (depois que você preencher o address, clique no Appy, que os outros valores serão preenchidos.
    Network: 192.168.0.0
    Broadcast: 192.168.0.255
    Interface: Cliente (selecione a interface para qual estamos definindo o IP)

    Clique em Apply e depois OK


    ***************************************


    Vamos agora configurar nosso servidor DHCP, para isso temos que definir nosso POOL, no qual deverá conter os números de IP’s de nossa rede. Vamos definir o nosso POOL na mesma faixa de IP definido na nossa interface CLIENTES.

    Para definir o POOL, clique em IP / POOL, clique no + vermelho, defina um nome para o POOL, vamos colocar Pool_Clientes e depois defina nossa range de ip’s, conforme abaixo:
    Name: Pool_Clientes

    Addresses : 192.168.0.10-192.168.0.100 (para preencher o addresses, clique na setinha para baixo)
    Next pool : none
    Clique Apply e depois em OK


    *************************************************
    agora que definimos nosso DHCP Server notamos que a rede não está mostrando o sinal de atenção e nem que está nula ou limitada, nesse ponto já foi atribuído um ip para a rede, mas ainda não está completo, vamos continuar, temos que continuar a configurar nossa rede, para isso na mesma janela, clique na aba Networks, clique no (+) vermelho e preencha conforme abaixo:

    Address = 192.168.0.0/24 (lembre que estamos seguindo a faixa de ip que definimos no inicio)
    Gateway = 192.168.0.1
    Netmask = 255.255.255.0 (depois que confirmar, vai aparecer apena o numero 24)

    O resto deixe como está, clique em Apply e depois em OK


    ****************************************


    as partes que preciso alterar seriam essas o restante ficou facil.
    eu não quero mexer nas maquinas que já estão funcionando, farei essa atualização a noite/madrugada
    meu range esta assim:
    CLIENTES 192.168.1.2 / 192.168.1.20
    GATEWAY: 192.168.1.1


    se puder me mostar quais os parametros que devo alterar agradeço, fazendo isso já dá pra deixar funcionando e depois sigo com o controle de bande e p2p.


    muito obrigado e abraços

  6. #6
    Avatar de renatocostas
    Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    Av. Santos Dumont 119, centro -Montes Claros MG
    Posts
    288

    Padrão

    Altere o que esta em vermelho, fazendo isso o seu NAT estando certo, deve resolver seu problema.



    Para definir o ip da interface CLIENTES, clique em IP / ADDRESS, depois clique no +
    (sinal de + vermelho) e aparecerá uma janela, configure conforme abaixo:

    Address: 192.168.1.1/24 (depois que você preencher o address, clique no Appy, que os outros valores serão preenchidos.
    Network: 192.168.1.0
    Broadcast: 192.168.1.255
    Interface: Cliente (selecione a interface para qual estamos definindo o IP)

    Clique em Apply e depois OK


    *********************************** ****


    Vamos agora configurar nosso servidor DHCP, para isso temos que definir nosso POOL, no qual deverá conter os números de IP’s de nossa rede. Vamos definir o nosso POOL na mesma faixa de IP definido na nossa interface CLIENTES.

    Para definir o POOL, clique em IP / POOL, clique no + vermelho, defina um nome para o POOL, vamos colocar Pool_Clientes e depois defina nossa range de ip’s, conforme abaixo:
    Name: Pool_Clientes

    Addresses : 192.168.1.2-192.168.1.20 (para preencher o addresses, clique na setinha para baixo)
    Next pool : none
    Clique Apply e depois em OK

    *********************************** **************
    agora que definimos nosso DHCP Server notamos que a rede não está mostrando o sinal de atenção e nem que está nula ou limitada, nesse ponto já foi atribuído um ip para a rede, mas ainda não está completo, vamos continuar, temos que continuar a configurar nossa rede, para isso na mesma janela, clique na aba Networks, clique no (+) vermelho e preencha conforme abaixo:

    Address = 192.168.1.0/24 (lembre que estamos seguindo a faixa de ip que definimos no inicio)
    Gateway = 192.168.1.1
    Netmask = 255.255.255.0 (depois que confirmar, vai aparecer apena o numero 24)

    O resto deixe como está, clique em Apply e depois em OK

  7. #7

    Padrão

    Renato, muito obrigado por responder, logo vou aplicar as mudanças e ver como anda.

    outra dúvida; estou usando um hardware de teste com uma rede onboard e outra off (3com), depois pretendo colocar material novo placa mãe e processador semprom Le1250 01Gb de ram + hd (o hd pode ser sata?)


    como faço para tranferir a configuração desse server para o outro? vou precisar reinstalar tudo novamente ou será preciso somente restaurar o backup desse para o novo?

    muito agradecido

    abraço


  8. #8
    Avatar de renatocostas
    Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    Av. Santos Dumont 119, centro -Montes Claros MG
    Posts
    288

    Padrão

    Se vc for usar versão 2.9.x, hd SATA não funciona, so funciona acima da versão 3.x, não é muito indicado fazer a transferência de configuração de uma máquina para outra por BKP, pois as vezes da erros, so funciona bem quando o BKP é para a mesma máquina, o ideal e fazer um "export" dos clientes e qos, e refazer o resto das configurações.

    Espero ter lhe ajudado.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por renatocostas Ver Post
    Se vc for usar versão 2.9.x, hd SATA não funciona, so funciona acima da versão 3.x, não é muito indicado fazer a transferência de configuração de uma máquina para outra por BKP, pois as vezes da erros, so funciona bem quando o BKP é para a mesma máquina, o ideal e fazer um "export" dos clientes e qos, e refazer o resto das configurações.

    Espero ter lhe ajudado.

    e ajudou muito Renato, espero sempre que possivel tirar minhas dúvidas.

    muito obrigado e bom fim de semana

    abraço

  10. #10

    Padrão

    Pessoal estou de volta, 02 meses com o MK funcionando e posso dizer com toda certeza é uma maravilha de sitema.

    como citei anteriormente eu iria trocar o hardware desse MK, só que as coisas se anteciparam, o HD meia boca que eu estava usando começou a apresentar problemas, ainda não parou de vez só que volta e meia o MK desliga.

    Tentei clonar o disco, mas já sei que uma imagem Ghost só funciona se for pra utilizar no mesmo HD por conta da ID gerada na hora da instalação.

    Não tem jeito vou ter que arrumar outro HD e reinstalar tudo novamente, pergunto-lhes tendo o ultimo backup eu poderia somente instalar o MK e restaurar esse backup ou não tem jeito vou ter mesmo que fazer todas as configurações?

    outra dúvida a durabilidade de um CF CARD é de quanto tempo?

    obrigado pelo espaço e aguardo.

    abraços

  11. #11
    Avatar de renatocostas
    Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    Av. Santos Dumont 119, centro -Montes Claros MG
    Posts
    288

    Padrão

    Citação Postado originalmente por simbiaque Ver Post
    Pessoal estou de volta, 02 meses com o MK funcionando e posso dizer com toda certeza é uma maravilha de sitema.

    como citei anteriormente eu iria trocar o hardware desse MK, só que as coisas se anteciparam, o HD meia boca que eu estava usando começou a apresentar problemas, ainda não parou de vez só que volta e meia o MK desliga.

    Tentei clonar o disco, mas já sei que uma imagem Ghost só funciona se for pra utilizar no mesmo HD por conta da ID gerada na hora da instalação.

    Não tem jeito vou ter que arrumar outro HD e reinstalar tudo novamente, pergunto-lhes tendo o ultimo backup eu poderia somente instalar o MK e restaurar esse backup ou não tem jeito vou ter mesmo que fazer todas as configurações?

    outra dúvida a durabilidade de um CF CARD é de quanto tempo?

    obrigado pelo espaço e aguardo.

    abraços
    O Ideal mesmo é fazer o export rever as configurações e adcioná-las novamente, quando se faz o backup e troca de hardware geralmente da problema no backup, se fosse para fazer o backup e voltar para a mesma maquina sem alterações de hardware daria certo, mas se trocar qualquer peça o ideal é reconfigurar, quanto ao CF tenho boas experiências, tenho um aqui funcionando a 2 anos sem problema.

    Att,

    Renato Costa.

  12. #12

    Padrão

    Grande, Renato tudo bem meu irmão.

    Pelo visto vou reinstalar tudo novamente mesmo, encontrei aqui um HD de 04GB vou ver se esta ok e colocar para rodar, vou pegar um adptador + CF o problema é que só encontrei CF de no minimo 04GB.

    aproveitando gostaria de lhe perguntar, como faço para que um determinado ip na rede (no caso o meu) tenha privilegios para a navegação P2p ? exemplo vez ou outra uso o emule para pegar determinado arquivo, só que usando o MK o emule não conecta nem sob reza, tentei umas configurações daqui do forum mas sem sucesso.

    teria como habilitar uam função que tem na maioria dos roteadores. DMZ

    Obrigado pela ajuda e abraços

    Que Deus lhe ilumine

  13. #13
    Avatar de renatocostas
    Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    Av. Santos Dumont 119, centro -Montes Claros MG
    Posts
    288

    Padrão

    Citação Postado originalmente por simbiaque Ver Post
    Grande, Renato tudo bem meu irmão.

    Pelo visto vou reinstalar tudo novamente mesmo, encontrei aqui um HD de 04GB vou ver se esta ok e colocar para rodar, vou pegar um adptador + CF o problema é que só encontrei CF de no minimo 04GB.

    aproveitando gostaria de lhe perguntar, como faço para que um determinado ip na rede (no caso o meu) tenha privilegios para a navegação P2p ? exemplo vez ou outra uso o emule para pegar determinado arquivo, só que usando o MK o emule não conecta nem sob reza, tentei umas configurações daqui do forum mas sem sucesso.

    teria como habilitar uam função que tem na maioria dos roteadores. DMZ

    Obrigado pela ajuda e abraços

    Que Deus lhe ilumine
    Eu tenho que entender como o link seu chega ao MK, se é dedicado basta fazer um dst-nat da porta desejada para o ip desejado, se for ADSL brigde basta apenas fazer o mesmo dst-nat da porta desejada para o ip desejado, agora se o modem estiver em modo router, vc tem primeiro q fazer um DMZ no modem ADSL para o ip do MK, depois fazer a regra de dst-nat descrita anteriormente, lembre tbm de passar esse determinado ip fora do controle do p2p se nao ele vai ficar com banda limitada, para isso basta ir no mangle que marca a conexão do p2p vc vai por o ip desejado em Scr. Address coloca o ip desejado e marcar a exclamação a frente, assim este ip passa fora do controle p2p.

    Obs.: Em vez de dar a receita estou lhe explicando onde vc consegue fazer as configurações desejadas, serve melhor ao seu aprendizado e quando tiver um problema parecido vai conseguir resolver tranquilo e sem problemas.

    Espero ter lhe ajudado.

    Renato Costa.

  14. #14

    Padrão

    Bom dia Renato, muito obrigado pela resposta.

    1° coloquei um outro HD e instalei novamente o MK, restaurei uma copia de backup de 10 dias atrás e para minha surpresa esta tudo funcionando 100%.

    2° meu link é adsl e chega no MK via modem em bridge.

    3° não implantei o controle de p2p ou marcação de pacotes, deixei apenas cada IP com sua determinada banda definida, estou usando o burst também.

    4° também limitei as conexões por ip, não sei qual seria o valor ideal mas percebi que se deixo com um valor bem baixo a navegação se torna mais demorada, atualmete o valor enta em 30.

    Vou tentar liberar as portas para meu ip, uso alguns outros programas e preciso que meu pc não fique restrito.

    obrgado pelas dicas, abraço

  15. #15
    Analista de Suporte em Ti Avatar de rpclanhouse
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    Suzano SP
    Posts
    409
    Posts de Blog
    10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por simbiaque Ver Post
    a durabilidade de um CF CARD é de quanto tempo?

    obrigado pelo espaço e aguardo.

    abraços

    Então... Compact Flash, não são descartáveis como imaginam a maioria, são resistentes, mas temos que levar em consideração que no caso de um PCAP, ele sofrerá com a ação do tempo, escolha a marca que tenha uma maior variação de temperatura de trabalho, ex : de 10 à 60º pois imagina o calorzão de janeiro e fevereiro, solzão rachando o côco e o coitado lá dentro, trabalhando a mil, juntamente com o calor emanado pelo dissipador do processador, calor da fonte e do hd, Punk concorda, procure um de boa qualidade, e não precisa ser aqueles de 1 Gb, 2 Gb, não gaste seu dinheiro à toa, apenas 256 ou no máximo 512, dá e sobra. Na santa ifigênia, mais precisamente na Rua aurora 338 tem bastante lá vendendo de 512, por 40,00 com o adaptador ( vi esta semana ).

    Abraços,

    Ps, já resolveu a parada do range de ips ?

  16. #16
    Avatar de renatocostas
    Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    Av. Santos Dumont 119, centro -Montes Claros MG
    Posts
    288

    Padrão

    Citação Postado originalmente por simbiaque Ver Post
    Bom dia Renato, muito obrigado pela resposta.

    1° coloquei um outro HD e instalei novamente o MK, restaurei uma copia de backup de 10 dias atrás e para minha surpresa esta tudo funcionando 100%.

    2° meu link é adsl e chega no MK via modem em bridge.

    3° não implantei o controle de p2p ou marcação de pacotes, deixei apenas cada IP com sua determinada banda definida, estou usando o burst também.

    4° também limitei as conexões por ip, não sei qual seria o valor ideal mas percebi que se deixo com um valor bem baixo a navegação se torna mais demorada, atualmete o valor enta em 30.

    Vou tentar liberar as portas para meu ip, uso alguns outros programas e preciso que meu pc não fique restrito.

    obrgado pelas dicas, abraço
    Como eu disse se o restante do hardware for o mesmo nao tem problema, porem se vc tivesse trocado placa de rede, ai sim daria dor de kbça se for trocar de versão de mk tbm costuma dar problema ao retornar bkp, agora ja que vc precisa de p2p em seu pc, nao esquece de tirar o seu pc do controle de conexões simultâneas porque se nao, nao vai adiantar redirecionar as portas, visto que programas p2p fazem inumeras conexões simultaneas para ter um melhor desempenho.

    Att,

    Renato Costa.