Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    Apesar do conceito parecer estranho e até um abuso para alguns, o que se paga, na maiorias dos casos, é propriedade intelectual: o caso do sujeito que perde noites, ganha apelidos 'pouco apreciáveis' e não quer que um f#$%d#%$p saia por aí copiando e modificando o logo vendendo 'mais barato' e chamando o criador de ladrão (por cobrar mais caro e dar suporte). Infelizmente o meio mais eficiente de proteger é fechando. O criar algo um linguagem compilada (C++, C) e tornar a cópia muito difícil ou instável.

  2. #22
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por bjaraujo Ver Post
    Apesar do conceito parecer estranho e até um abuso para alguns, o que se paga, na maiorias dos casos, é propriedade intelectual: o caso do sujeito que perde noites, ganha apelidos 'pouco apreciáveis' e não quer que um f#$%d#%$p saia por aí copiando e modificando o logo vendendo 'mais barato' e chamando o criador de ladrão (por cobrar mais caro e dar suporte). Infelizmente o meio mais eficiente de proteger é fechando. O criar algo um linguagem compilada (C++, C) e tornar a cópia muito difícil ou instável.
    É só se registrar no escritório de patentes dos EUA, depois declarar seu projeto como GNU com a FSF. Aí, qualque resquício de se software se for pego em qualquer lugar, poderar dar processo de toda a FSF.

  3. #23
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por osmano807 Ver Post
    Corrigindo: forum under-mikrotik.

    Tou p*to da vida, ainda vou pagar alguém para fazer um "winbox" para linux, e distribuir os fontes. Isso se eu mesmo não fazer uma coisa aprecida...


    Quero saber, o Mikrotik é baseado em que? Ou fizeram um kernel novo?
    osmano807, o Mikrotik é uma interface que gerencia as aplicações do Linux (netfilter, htb/tc, iproute2, e mais várias outras). Se você montar as partições dele verá que todo sistema está aberto e o que é fechado e criptografado são os NPK, que é a interface (um programa em c). Eles fizeram algumas coisas sim (aplicativos como pppoe, proxy e mais algumas coisas) e até onde sei não precisam licenciar sob GPL, pois o código foi escrito do zero.

    Bom, essa é a história que eles contam, mas sinceramente, não sei os detalhes da coisa. Sei apenas que; eles enviaram vários pacthes quando na época do 2.9.x, para as alterações que faziam no código sob GPL. Eles usam uma pá de coisa do NetFilter e o cara de lá é o presidente (pelo menos era) da GPL Violations e acredito que se fosse para dar mer$#@ já teria ocorrido. Não sei exatamente como eles comercializam o software deles.

    Veja a licença que eles usam: MIKROTIKLS MIKROTIK SOFTWARE END-USER LICENCE AGREEMENT
    Última edição por sergio; 14-08-2009 às 19:16.

  4. #24
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

  5. #25
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão

    Então a coisa era pior do que eu pensava...
    Eles deixam claro algumas coisas, mas eles modificaram o kernel, colocaram drivers específicos, então violaram a GPL.
    Mas mesmo assim, vou ver se abro um HD com mirkotik para ver o que tem lá

  6. #26

    Padrão

    Citação Postado originalmente por muriloc4 Ver Post
    amgos as ferramentas estão ai..se quiser usar e so baixa...agora eu (murilo -provebuntu) , pedro filho (mk-auth) e patrick (myauth), perdemos muito tempo com desemvolvimento..
    vi meu talão de energia subi de 50 para 150...perdi noite de sono, mulher me chamando de vagabundo, com a perna quebrada...tinha q fazer alguma coisa pra ganhar dinheiro...

    se quiser um squid com iptables, sarg..baixe e faça o seu e tbm faça um sistema de gerecimento de cliente no PHP e de as under-user....

    um coisa eu sei, se eu não pagar minha luz e meu aluguel o cara pedi a casa....
    Como disse post atrás, não é gratuidade que deveria haver, tem que cobrar sim (de preferencia preço razoavel rsrs) mas que os fontes de sistemas ou aplicativos desenvolvidos a base de códigos baseado em linux devem estar a disposição para serem livremente manipulados por qualquer pessoa apta no assunto, me parece que é isso que consta na lei do software GPL e não esta acontecendo (cadê os fontes do mikrotik se é que ele é baseado em linux?) é isso que estamos debatendo, você tem total direito como a mikrotik também tem total direito de cobrar por suas ideias e direitos intelectuais mas não esquecendo que os fontes deveriam ser disponibilizados conforme a lei do código livre.
    obrigado!

  7. #27

    Padrão

    Citação Postado originalmente por bjaraujo Ver Post
    Apesar do conceito parecer estranho e até um abuso para alguns, o que se paga, na maiorias dos casos, é propriedade intelectual: o caso do sujeito que perde noites, ganha apelidos 'pouco apreciáveis' e não quer que um f#$%d#%$p saia por aí copiando e modificando o logo vendendo 'mais barato' e chamando o criador de ladrão (por cobrar mais caro e dar suporte). Infelizmente o meio mais eficiente de proteger é fechando. O criar algo um linguagem compilada (C++, C) e tornar a cópia muito difícil ou instável.
    A lei open source não diz que o software deve ficar aberto! e sim os códigos fontes. Quem programa ou já programou sabe que quem não tem conhecimento só ver linhas e linhas de código então é isso não é abrir o programa e sim os fontes, agora como já teve gente aqui neste tópico Kd a gratuidade do Linux? "dizendo que paga quem quiser" mas ao contrário ficaria assim: programa em open source quem quer mas assumam as consequências em deixar os codigos abertos, infelizmente pra quem optou em programar e felizmente pra quem espera ancioso por uma oportunidade que por direito a lei do codigo livre lhes dá.
    Obs: só uma observaçãozinha novamente, se comparar-mos com a nossa política é como se um senador fizesse algo horrendo e após ser interrogado na cpi ele tem a coragem de dizer que ele pode porque ele é senador e quem não é que se liche se quizer vire senador e tente a sorte.

    obrigado
    Última edição por underwanderson; 14-08-2009 às 22:36.

  8. #28

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Pois é, ta todo mundo indgnado por lá também hein! tem muita gente que já notou a mesma coisa que nós aqui e está cobrando a mikrotik(principalmente) que informe corretamente o que o mikrotik é realmente. estão atrás dos fontes mas a mikrotik ta nem ai.
    muito bom, a gente fica bitolado com um só meio e esquecemos de outros forum pelo mundo e vão começar a apertar os atropeladores da GPL.
    Boa mesmo!

  9. #29
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão

    Vamo poluir isso um pouco mais? hehe!
    Mikrotik source
    Mikrotik OS is fully based on linux. some kernel sources are provided inthe past for the RB532. but everything else (which is alot) is missing.
    [ame]http://www.youtube.com/watch?v=0A8TpBI-EKU[/ame]
    Última edição por osmano807; 14-08-2009 às 22:47.

  10. #30

    Padrão

    Citação Postado originalmente por info24hs Ver Post
    Concordo com o amigo, o código fonte esta ai disponível para todos.. se alguêm tem uma necessidade e não sabe como desenvolve-la em cima do que é free deve recorrer a outros meios pagos ou não.. de livre escolha.. importante abordagem do murilo sobre o tempo gasto em estudos e as consequencias disto, qualquer um sabe como é chato a mulher ficar encomodando pq estamos na frente do computador... existe muitos fóruns.. muita informação na internet.. faça ou pague por um bom software e suporte..

    Abraços, e Viva a Liberdade!
    obrigado amigo.... mas para que ficou criticando pq não pede ajuda ao ives de ficar criticando..
    pois aqui ninguem cobra po ajuda...vc pode tentar não doi nada...