+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Projeto para inserir antena ponto a ponto

    Olá pessoal,

    Gostaria de estar ligando dois locais com uma distância média de 15Km via antena, porém se não me engano tem um morro no meio.
    Então quero saber se tem algum programa que calcula a área geográfica e verifica se é possível colocar as antenas ponto-a-ponto ou se precisa de um repetidor no meio ou alguma outra forma de testar a distância?

    Qual a antena mais indicada para isso?

  2. #2

    Padrão

    amigo se não me engano o programa é radio mobile, se tem morro no caminho e não há visada, só com 900mhz... se tiver visada recomendaria rb, zirok de 29dbi 5.8

  3. #3

    Padrão

    existem o radio mobile e o motorola link planner.

  4. #4

    Padrão

    eh verdade, linkplanner e radio mobile, recomendo fazer uma repetição nesse morro caso ele venha atrapalhar a visada.

  5. #5

    Padrão

    Olá pessoal,

    Pelo o radio mobile, aparentemente tenho visada, agora minha duvida é a seguinte:

    Como a distância é de 15Km, não consigo enxergar uma das pontas, como faço para alinhar essas antenas e fazer os testes ?

  6. #6

  7. #7

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tomelin Ver Post
    2.4
    amigo, utilize o próprio equipamento para ver o sinal, mas como a distancia eh relativamente grande para nossos olhos, então procure um ponto de referência no horizonte, use gps ou uma bússula mais profissional de acampamento e tente usar um binóculos tb.

  9. #9

    Padrão

    Como que eu faço o calculo via GPS?

  10. #10

    Padrão

    vc cria dois pontos no gps, depois você vai até um deles e coloca o gps no dipolo da antena, depois vc vai comparando a posição atual se está alinhando com o outro ponto definido. prefira gps dedicado e não os de carro.

  11. #11

    Padrão

    Qual a diferença entre 2.4 para 5.8 Ghz, essa frequência é configurada no AP ou é a antene que é fabricada nessa frequencia?

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tomelin Ver Post
    Qual a diferença entre 2.4 para 5.8 Ghz, essa frequência é configurada no AP ou é a antene que é fabricada nessa frequencia?
    as 2 coisas, se vc for usar 2.4 tem que ter radio e antena 2.4, 5.8 mesma coisa radio e antenas 5.8, para ponto o bom é 5.8, e clientes em 2.4

  13. #13

    Padrão

    Só para finalizar, gostaria de tirar mais algumas dúvidas:

    1) Tem algum problema se eu colocar uma antena (omni ou direcional) próxima (50cm) de uma antena dessas de televisão externa?
    2) Tem problema se colocar uma antena direcional e omni na mesma frequência (5.8 ou 2.4) e na mesma base, sendo a distância entre as de uns 30cm?
    3) Se eu tenho uma antena omni no alcance de 5km e uma direcional de 10km, a distância de um ponto ao outro pode ser de 15km?

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tomelin Ver Post
    Só para finalizar, gostaria de tirar mais algumas dúvidas:

    1) Tem algum problema se eu colocar uma antena (omni ou direcional) próxima (50cm) de uma antena dessas de televisão externa?
    2) Tem problema se colocar uma antena direcional e omni na mesma frequência (5.8 ou 2.4) e na mesma base, sendo a distância entre as de uns 30cm?
    3) Se eu tenho uma antena omni no alcance de 5km e uma direcional de 10km, a distância de um ponto ao outro pode ser de 15km?

    Amigo,

    Me desculpe, mas sugiro que você leia um pouco aqui no forum. Possivelmente essa rede vai dar errado pois você não sabe o que está fazendo, não sou contra iniciantes, ao contrario sou a favor, mas é necessario começar com o minimo de conhecimento. Então sugiro que pesquise um pouco, sobre antenas, frequencia, alinhamento, visada. etc.

    Abraço

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tomelin Ver Post
    Só para finalizar, gostaria de tirar mais algumas dúvidas:

    1) Tem algum problema se eu colocar uma antena (omni ou direcional) próxima (50cm) de uma antena dessas de televisão externa?
    2) Tem problema se colocar uma antena direcional e omni na mesma frequência (5.8 ou 2.4) e na mesma base, sendo a distância entre as de uns 30cm?
    3) Se eu tenho uma antena omni no alcance de 5km e uma direcional de 10km, a distância de um ponto ao outro pode ser de 15km?
    resposta 1: Não, se não for antena de tv que usa mmds, tipo jet, net e tal, se for antena comum não tem problema, pelo menos não pra vc, naum sei pra tv;

    resposta2: não, contanto que o canal seja diferente uma da outra salvo quando for utilizar wds (com divisor de frequencia) que não eh muito recomendado;

    resposta3: não, o que "manda" nesses caso é a menor distância, no caso os 5km.