+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Thunder e configurações avançadas...

    Pessoal, tenho visto nos dois fóruns muitas pessoas reclamando quanto ao desempenho do thunder, e que ele está causando lentidão mesmo com link sobrando, acontece que instalar o thunder muitos já sabem mas é necessário configurar tudo também..

    Como já disse em outra oportunidade é necessário sim reconfigurar o apache, os limites do squid, o php, como também o DNS, esse sim, o mais importante na hora da requisição e um dos maiores responsáveis por lentidões nas requisições.

    Outro problema relacionado a travamentos está também no loop causado por uso de ip's no thunder na mesma faixa dos clientes com mascara /24

    Outro detalhe é o limite de velocidade liberado para o thunder, se você deixa muito alto vai causar gargalo facilmente em sua rede, se deixa muito pequeno vai causar problemas de lentidão quando os server's do apache tiverem muitas requisições e ficar ocupado muito tempo com alguns arquivos.

    Limites de arquivos muito grandes são desnecessários por que poucos baixam um arquivo de 700M várias vezes, para conseguir um HIT de um arquivo desse tamanho demora dias, já para arquivos menores é mais fácil, isso para o squid.

    O squid.conf é parte importantíssima para o perfeito funcionamento ficando ali os limites e bloqueios relacionados diretamente a ele e ao thunder, ( digamos (centro nervoso) da coisa).

    Outro detalhe, não é só integrar o mikrotik ao thunder, o mikrotik tem que ajudar ao thunder nos limites impostos a navegação, existem regras no mikrotik que agilizam e muito o funcionamento do thunder.

    Cuidado com a regra de limites de conexões, para o thunder ela não deve existir, por que isso também causa lentidão no server, e também para quem usa Rb com o mikrotik em um pc gerenciando, não use regras de limites de conexões na Rb, tornaria sua rede um funil e .....lentidão no server.

    Como diz o nosso colega CATV um firewall decente é necessário para um perfeito funcionamento não só do thunder mas de toda a sua rede, um mikrotik bem configurado fará toda a diferença na sua rede, como também a versão 2.9.27 não seja utilizada, ela causa lentidão na rede '''também'' os dados na versão 3.xx fluem com muito mais velocidade.

    Alguns agendamentos no contrab em relação a memória e sincronismo de dados no HD como também o update também é válido, fazendo que de tempos em tempos ele limpe a memória e sincronize os dados no HD.

    Nesses detalhes que o thunder de vocês está dando trabalho, revisem isso ai e só lembrem do thunder ao assistir um vídeo na rede.

  2. #2
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão

    O povo quer comodidade. Pra que ficar testando cada plugin do Apache e ver qual está causando lentidão? Pra que desabilitar tudo e ficar testando e habilitar só o necessário? Pra que ficar mexendo no php.ini vendo se a tal opção é melhor que outra? Pra que configurar um servidor cache dns? Pra que testar outros web server e ver se melhora a situação?

    Alguns chamam de preguiça. Eu chamo de "Síndrome do Ubuntu".

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por osmano807 Ver Post
    [...]Alguns chamam de preguiça. Eu chamo de "Síndrome do Ubuntu".
    Meu caro, a SU só se manifesta naqueles em que há uma predisposição genética, te modo que alguns descartam a existência de tal síndrome chamando o paciente apenas de preguicoso.

    Brincadeiras de lado. Eu me passei aqui pois tinha dúvidas sobre seu funcionamento de modo que bloqueava o acesso dos clientes ao apache, não via o funcionamento do bichin. Agora com o guia de Bill Gates vou refazer um aqui com mais carinho. hehe.
    De fato é um trabalho um tanto minucioso.

  4. #4
    Assessoria a provedores Avatar de paulojrandrade
    Ingresso
    Apr 2006
    Localização
    Dourados, Brazil
    Posts
    291
    Posts de Blog
    1

    Exclamation Buenas!!

    bom dia Roberto, osmano, colegas da Under...Concordo em genero, numero e grau. Talvez por isso q muitos falam use essa distro, use aquela, etc etc, ja fui usuario do Slack mas a dificuldade hehehe (preguiça) me fez largar dele, enqnto usar debian, ubuntu, fedora, etc etc, é bem mais simples dar um apt-get, yum etc etc do q como no Slack. Como no FreeBSD q vc tem q compilar o pacote da maneira q vc nescessita.
    Um exemplo, formatei um pc rebinha (P4 1.7, 256Mb hd IDE) com FreeBSD e compilei o kernel... minuciosamente... consegui uma inicialização de 10s (isso mesmo 10 segundos) e um consumo de meros 12Mb de memoria. Fiz a mesmo coisa, na mesma maquina mas com Ubuntu 8.10... huaahau 1Min (um minuto) pra inicializar e meros 170Mb. Ah q conclusão chegamos ?!! Que no FreeBSD alem de compilar o kernel ele naturalmente veem enxuto. Mas como ele é meio complicado, agente usa os mais faceis, q nos dao tudo quase pronto.Mas para acabar essas longas linhas, convoco os amigos a um estudo aprofundado do Squid, Umlimit, HD, Kernel, Apache...etc etc Ou seja, postarmos as mudanças q fizemos nos nossos servidores pra ele trabalhar como um relogio.Tem muita gente q sabe alguns pulos mas nao compartilham.Mais um exemplo, consegui fazer meu squid parar de usar SWAP, mas nao conseguir fazer meu apache parar de travar...Grande abraço a todos