+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão reassociating; disconnected, ok; connected; ack-timeout=30

    Bom dia amigos!

    Estou usando Mikrotik RouterOS 3.13 em minha torre e está muito bem, inclusive acredito que com uma estabilidade muito superior ao meu antigo 2.9.27, isto que este era suportado por uma CPU Athlon 1.5GHz e aquele é suportado por um Pentium III 800Mhz.

    Tenho notado que alguns clientes demora, às vezes, 2 ou 5 minutos para estabilizarem uma conexão e no log noto coisas como:
    Código :
    Aug 17 09:55:58 mikrotik wireless,info XX:XX:XX:XX:9F:A3@wlan3: reassociating
    Aug 17 09:55:58 mikrotik wireless,info XX:XX:XX:XX:9F:A3@wlan3: disconnected, ok
    Aug 17 09:55:58 mikrotik wireless,info XX:XX:XX:XX:9F:A3@wlan3: connected
    Aug 17 09:56:05 mikrotik wireless,info XX:XX:XX:XX:9F:A3@wlan3: reassociating
    Aug 17 09:56:05 mikrotik wireless,info XX:XX:XX:XX:9F:A3@wlan3: disconnected, ok
    Aug 17 09:56:05 mikrotik wireless,info XX:XX:XX:XX:9F:A3@wlan3: connected
    Aug 17 09:56:11 mikrotik wireless,info XX:XX:XX:XX:9F:A3@wlan3: reassociating
    Aug 17 09:56:11 mikrotik wireless,info XX:XX:XX:XX:9F:A3@wlan3: disconnected, ok
    Aug 17 09:56:11 mikrotik wireless,info XX:XX:XX:XX:9F:A3@wlan3: connected
    Aug 17 09:56:17 mikrotik wireless,info XX:XX:XX:XX:9F:A3@wlan3: reassociating
    Aug 17 09:56:17 mikrotik wireless,info XX:XX:XX:XX:9F:A3@wlan3: disconnected, ok
    Aug 17 09:56:17 mikrotik wireless,info XX:XX:XX:XX:9F:A3@wlan3: connected
    Aug 17 09:56:23 mikrotik wireless,info XX:XX:XX:XX:9F:A3@wlan3: reassociating
    Aug 17 09:56:23 mikrotik wireless,info XX:XX:XX:XX:9F:A3@wlan3: disconnected, ok
    Aug 17 09:56:23 mikrotik wireless,info XX:XX:XX:XX:9F:A3@wlan3: connected
    Aug 17 09:56:29 mikrotik wireless,info XX:XX:XX:XX:9F:A3@wlan3: reassociating
    Aug 17 09:56:29 mikrotik wireless,info XX:XX:XX:XX:9F:A3@wlan3: disconnected, ok
    Aug 17 09:56:29 mikrotik wireless,info XX:XX:XX:XX:9F:A3@wlan3: connected

    (Alterei o início do MAC por XX:XX:XX:XX, propositalmente)

    Isto tem alguma coisa a ver com meu ack-timeout estar setado em 30?

    Qual a finalidade da utilização do script para remover os clientes com ack-timeout alto se podemos setar o ack-timeout que desejamos diretamente?

    Desculpe os inúmeros questionamento, pois mesmo depois de 2 anos utilizando Mikrotik RouterOS ainda sou apenas um principiante.

    Abraço a todos.

  2. #2

    Padrão

    Se você setar o ack com um valor fixo, você vai impedir que clientes com ack menor ou maior não se conectem enquanto não alcançarem o valor definido.
    Aconselho fazer um monitoramento para depois, então setar um ack.

  3. #3

    Padrão

    Raniel não seria um para clientes que tiverem valor acima do setado que não ira se conectar?

    ou seja....se ta em 30...abaixo disso conecta normal...acima não conecta?!?!?

  4. #4

    Padrão

    Raniel e Gustavo.

    Sem meu ack-timeout=dynamic, acontece de uns 10 a 15 clientes, de um universo de quase 200, às vezes, conectarem-se com ack maior que 30 e então, removendo-os da registered-table, um ou mais vezes, eles conectam-se a 30.

    Então pelo que entedi, no caso do meu log, o cliente está conectando e como não consegue estabelecer um ack menor ou igual a 30 ele é desconectado, até que um ack correto seja definido na conexão do cliente. Seria isto mesmo?

    Vou apurar se isto ocorre frequentemente com os mesmos clientes e então fazer-lhes uma visita para tentar identificar o problema.

    Obrigado por sua atenção.

  5. #5

    Padrão

    Uma coisa também a se observar é a distancia em que o cliente está da torre.

  6. #6

    Padrão

    estes reassociating.. eh "normal" ... vejo isto aqui nos meus aps as vezes..

  7. #7

    Padrão

    Gente eu nao sei se é realmente normal, pois o meu tem disparado muiiiiitooo disso, chega a ser sem nossaum, sinceramente nao sei o q fazer!!! já setei o ack jah deixei como dynamic e realmente num dianta.

  8. #8

    Padrão

    Bom dia amigos,

    Descobri que alguns de meus clientes com este problema era algum tipo de praga, pois desabilitando tudo que executava automático na inicialização do ruindous, depois de uma limpeza de malwares o problema parou de acontecer.

    Outro caso realmente era o sinal ruim que não permitia que a conexão se estabelecesse "de cara", demorava realmente alguns minutos.

    Por isto acredito que este problema possa ter várias causas.

    Abraço