+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão NStreme Dual perda de tempo e dinheiro !!!!

    bom vamos lá a minha historia.
    tenho um ponto a ponto onde passa quase toda minha rede
    hoje com nstreme ativado passa no maximo 25 megas full
    e esse mês chegou ao seu limite de banda.
    os pings ficando alto em media 300ms e clientes já reclamando de lentidão
    então pensei se passo 25 megas com um cartão com nstreme com nstremedual
    vou passar uns 45 megas , comprei uma pluton dupla polaridade, duas RB433AH
    e os cartões todos R52H.
    tudo montado configurado quando fui testar a banda passou no maximo 30 megas
    não entendi nada, olhei milhões de vezes canal, se o nstreme estava ativo no cartões
    modo turbo ficou um lixo, poxa fiquei muito triste com nstreme.
    se alguem tiver alguma dica ai no que eu possa ter errado fico grato pela ajuda .

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Não tem nada errado, a não ser o seu entendimento do que é Nstreme 2. O mesmo foi concebido para prover comunicação full-duplex em enlaces wifi, os quais são, por padrão, half duplex.

  3. #3

    Smile

    Justamente Sérgio, bem lembrado, muita gente se confude com o Nstreme Dual, achando que em um PTP normal passa 35MB, como Nstreme Dual ele dobre essa capacidade chegando á 70MB Full por exemplo e não é bem assim. Recentemente fiz um Nstreme Dual para a empresa no qual presto consultoria e lá usavam um PTP simples, passava ai 30MB mas isso em Hall-Duplex, em umas pontas dava somente 8, 10, 12MB variava muito. Com o Nstreme Dual consegui um pouco mais 36MB Full-Duplex mas detalhe na duas pontas e que deu uma capacidade de 100% para rede do cliente, ele sabia que tem isso de banda total nas duas pontas. Segue um exemplo abaixo como seria mais ou menos um modo Full-Duplex ou simplesmente FULL:

    http://pt.airlive.com/uploads/byself/Duplex.gif

    Fonte da imagem: Air Live (Ovislink)

  4. #4

    Padrão

    antes:
    o sergio está correto na afirmação dele.

    ao post:
    amigo, o seu problema é o cartão, troque pelo XR5 deixa a potencia baixa,
    com o N-streme dual você verá os 40mb full..
    esses cartões R52h tem menos througput mesmo.

    aqui com r52h consegui 20mb full no maximo.. isso pra enlace perto.
    com XR5 + Turbo, fez milagre 40mb.

  5. #5

    Padrão

    acho que o r5h faz a mesma coisa do xr5 so que mais barato

  6. #6

    Padrão

    então qual a vantagem do nstreme? já que ele não possibilita aumentar largura de banda? segurança? ou liberar processamento nos rádios rx e tx?

  7. #7
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por beirsdorf Ver Post
    então qual a vantagem do nstreme? já que ele não possibilita aumentar largura de banda? segurança? ou liberar processamento nos rádios rx e tx?

    Vocês tem que parar com esse negócio de vantagem... A pergunta é: qual a aplicação?

    Esqueça do "universo provedor"... imagine empresas, empresas de verdade, onde todas as aplicações são robustas e demandam uma carga de rede considerável, principalmente com várias aplicações concorrentes "rodando" nesta rede. Como conseguirá atender essa demanda com half duplex? Essa é uma das aplicações, existem N outras, onde conexões simétricas são via de regra.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Vocês tem que parar com esse negócio de vantagem... A pergunta é: qual a aplicação?

    Esqueça do "universo provedor"... imagine empresas, empresas de verdade, onde todas as aplicações são robustas e demandam uma carga de rede considerável, principalmente com várias aplicações concorrentes "rodando" nesta rede. Como conseguirá atender essa demanda com half duplex? Essa é uma das aplicações, existem N outras, onde conexões simétricas são via de regra.
    ok retificando, qual eh a aplicação????? hehehhe, entendi

  9. #9
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por beirsdorf Ver Post
    ok retificando, qual eh a aplicação????? hehehhe, entendi

    Blz.

  10. #10

    Padrão

    A questão são os conceitos de full duplex e half duplex. Com um cartão você passa 30 mega por exemplo. Mais isso em half duplex, ou seja 30 para enviar (TX), ou receber (RX), em full duplex você conseguirar os mesmos 30, porém para enviar e receber, simultâneamente, somando 60. Mais se no seu caso, o uso principal seja download por exemplo, nos clientes, você continuará ter os mesmo 30 que sempre teve. Já que o UpLoad é pouco usado. Por isso o Sergio disse para considerar outro cenário. No seu caso é melhor fazer como o amigo disse mesmo, use um outro cartão, que rode bem no modo turbo. Ou até mesmo faça outro enlace usando as antenas de dupla polarização que você comprou.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    A questão são os conceitos de full duplex e half duplex. Com um cartão você passa 30 mega por exemplo. Mais isso em half duplex, ou seja 30 para enviar (TX), ou receber (RX), em full duplex você conseguirar os mesmos 30, porém para enviar e receber, simultâneamente, somando 60. Mais se no seu caso, o uso principal seja download por exemplo, nos clientes, você continuará ter os mesmo 30 que sempre teve. Já que o UpLoad é pouco usado. Por isso o Sergio disse para considerar outro cenário. No seu caso é melhor fazer como o amigo disse mesmo, use um outro cartão, que rode bem no modo turbo. Ou até mesmo faça outro enlace usando as antenas de dupla polarização que você comprou.
    Correto! Bem respondido!!!

  12. #12

    Padrão

    Se for trocar o cartão poste aqui o resultado pois tenho certeza que ajudará muitas pessoas.

  13. #13

    Padrão

    Bem que poderia mudar o titulo do tópico para "Entenda o que é Nstreme Dual, Half e Full Duplex". Abraços!!!

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Vocês tem que parar com esse negócio de vantagem... A pergunta é: qual a aplicação?

    Esqueça do "universo provedor"... imagine empresas, empresas de verdade, onde todas as aplicações são robustas e demandam uma carga de rede considerável, principalmente com várias aplicações concorrentes "rodando" nesta rede. Como conseguirá atender essa demanda com half duplex? Essa é uma das aplicações, existem N outras, onde conexões simétricas são via de regra.
    Sergio, agora você pisou na bola nesta frase heim, "Esqueça do "universo provedor"... imagine empresas, empresas de verdade", o que significa um provedor de internet para você ? Levando em consideração uma boa estrutura, não os "gatoNet" da vida por ai.

  15. #15

    Padrão

    A especificação do R52H diz que na modulação 54 Mbps ele transmite com 20 dBm de potência de saída. A sensibilidade do R52H é de -70 dBm em 54 Mbps.

    A especificação do XR5 diz que na modulação 54 Mbps ele transmite com 23 dBm de potência de saída. A sensibilidade do XR5 em 54 Mbps é de -74 dBm em 54 Mbps.

    A diferença no link budget é de 7 dB, aproximadamente 4x mais "potente". Alguma diferença isso vai dar.

    Foi citado na thread o R5H, que é diferente do R52H que você está usando... o R5H tem uma sensabilidade mais alta que o R52H, apesar da mesma potência de transmissão. Também vale um teste.

    Você não citou o modelo das antenas que está usando, mas antenas de ganho mais alto também podem ajudar. Se você está usando a PTX26-DL, a PTX36-DL te dará bem mais ganho e quiçá melhor performance.
    Última edição por rubensk; 19-08-2009 às 01:37.

  16. #16
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por agpnet Ver Post
    Sergio, agora você pisou na bola nesta frase heim, "Esqueça do "universo provedor"... imagine empresas, empresas de verdade", o que significa um provedor de internet para você ? Levando em consideração uma boa estrutura, não os "gatoNet" da vida por ai.
    hehehehe... vocês se doem demais. Vamos lá...

    Esqueçam do universo provedor <PONTO> (errei, pois usei reticências no lugar do ponto)

    Imagine empresas<virgula>, empresas de verdade<não esse pessoal que tem 2 computadores em crossover e acha que possui uma rede corporativa> (quero dizer aqui, empresas que usem redes corporativas com acesso a banco de dados, consultas SQL, transações em cliente/servidor, etc e não compartilhamento de arquivos Windows).

    Era isso. Até porque eu tenho um provedor e é uma empresa de verdade.

  17. #17

    Padrão

    aproveitando o topico alguem poderia me dizer como faço para fazer os testes para se saber qual está a minha velocidade aki no meu mk?
    nao uso nem o nstreme e gostaria apenas de fazer o teste para ter uma noção da diferença que isso faria aki no meu caso! obrigado!