Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RB, energia solar

    Colegas do forum, preciso de uma ajuda ai.

    Uma retransmissora minha nao possui energia eletrica, entao eu optei por painel solar, ate ai tudo bem, ai vem o seguinte a energia dos painel sao armazenada em duas baterias de 115 ampéres cada, somando desta forma 230 ampéres, se eu colocar um inversor de carga pra inverter de 12 volts para 127 volts, o inversor consome 15% da energia ou seja ele irá consumir energia que no meu caso ta valendo ouro, ai vem minha pergunta.

    se eu ligar a RB direto nas baterias que sao 12 volts e 230 ampéres, vai funcionar? pode danificar a RB por ter uma quantidade alta de ampéres?

    Grato pela ajuda de vcs, Obrigado...

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por iriojuliano Ver Post
    Colegas do forum, preciso de uma ajuda ai.

    Uma retransmissora minha nao possui energia eletrica, entao eu optei por painel solar, ate ai tudo bem, ai vem o seguinte a energia dos painel sao armazenada em duas baterias de 115 ampéres cada, somando desta forma 230 ampéres, se eu colocar um inversor de carga pra inverter de 12 volts para 127 volts, o inversor consome 15% da energia ou seja ele irá consumir energia que no meu caso ta valendo ouro, ai vem minha pergunta.

    se eu ligar a RB direto nas baterias que sao 12 volts e 230 ampéres, vai funcionar? pode danificar a RB por ter uma quantidade alta de ampéres?

    Grato pela ajuda de vcs, Obrigado...
    As baterias não são de 115A, elas são de 115Ah... Ah é uma medida de carga, não de corrente.
    Supondo que sua RB seja de 24V, ligue as baterias em série para dar a tensão necessária para a RB.

    Esse caso não é mesmo para se usar inversor, apesar de que ter um no POP disponível é bom para se você chegar lá com instrumentação (notebook, multímetro, analisador de espectro) tenha como ligar ou carregá-lo.

  3. #3

    Padrão

    amigo nao vai queimar sua rb, e melhor vc ligar as duas em serie, positivo de uma no negativo da outra obtera 24v, melhor que inversor que ira desperdiçar energia.
    obs: 115AH e a quantidade de corrente que a bateria podera fornecer durante 01 hora.

  4. #4

    Padrão

    Com conhecimento de causa, para uma RB 433, usando os 3 slots (01 XR2 e 2 XR5), uso um Painel Solar Siemens de 60W e uma bateria (Heliar) de 60 Ah... Tudo isso ligado direto na RB, sem inversores... Nunca tive problema com nenhuma das 8 torres que uso desse modo. Boa sorte ai!

  5. #5

    Padrão

    Klebeer, você liga os polos do painel direto na bateria?
    e liga isso na RB?..
    ...


    tô com um painel de 130w e tô com essa duvida.. to com o inversor, porem ele é de 12v mesmo..
    e tem fusivel e etc..

    qual seria o melhor?

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por yondaime Ver Post
    Klebeer, você liga os polos do painel direto na bateria?
    e liga isso na RB?..
    ...


    tô com um painel de 130w e tô com essa duvida.. to com o inversor, porem ele é de 12v mesmo..
    e tem fusivel e etc..

    qual seria o melhor?

    Diretaço! Nunca tive problemas, painel de 130w vai te atender com sobra. Eu não usaria inversor, pois a oscilação que existe no painel solar é aceitável na RB, pode ver que a maioria aceitam 12-48 Volts.

  7. #7

    Padrão

    usem um conversor dc-dc para nao danificar seus equipamentos.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubensk Ver Post
    As baterias não são de 115A, elas são de 115Ah... Ah é uma medida de carga, não de corrente.
    Supondo que sua RB seja de 24V, ligue as baterias em série para dar a tensão necessária para a RB.

    Esse caso não é mesmo para se usar inversor, apesar de que ter um no POP disponível é bom para se você chegar lá com instrumentação (notebook, multímetro, analisador de espectro) tenha como ligar ou carregá-lo.
    concordo, inclusive vc pode usar baterias de caminhão que são de 24v, haja vista que os paineis solares podem liberar essa tensão.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por beirsdorf Ver Post
    concordo, inclusive vc pode usar baterias de caminhão que são de 24v, haja vista que os paineis solares podem liberar essa tensão.
    Opa, onde tem dessas?
    Até agora, só conheço baterias de 12 v e caminhão e busão usam 2.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jadirorza Ver Post
    Opa, onde tem dessas?
    Até agora, só conheço baterias de 12 v e caminhão e busão usam 2.
    a empresa do meu tio usou uma dessas para ligar um projeto com dois paineis solares para projeto elétrico no interior, mas eh dificil achar.

    http://www.powertrac.com.br/index.ph...rias&Itemid=47
    Última edição por beirsdorf; 18-08-2009 às 09:49.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por beirsdorf Ver Post
    a empresa do meu tio usou uma dessas para ligar um projeto com dois paineis solares para projeto elétrico no interior, mas eh dificil achar.

    Power Trac :: Bateria 24V 250AH
    Vivendo e aprendendo. Eu não conhecia de 24 volts.
    Bom, de qualquer forma, não é de caminhão.
    Pô, 540 Ah ??? Deve custar um caminhão de $$$.

  12. #12

    Padrão Concordo

    Tenho:
    1 rb 600 + 4 cartões = Ligada em 2 paineis de 55, 1 controlador de carga de 24 volts e duas baterias de caminhão 120Ah.

    1 rb 133 + 1 cartão = Ligada em 1 painel de 55, 1 controlador de carga 12 volts e uma bateria de caminhão 120Ah.

    Funciona muito bem.

    Olha o video:
    Última edição por geovane; 20-08-2009 às 08:07.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jadirorza Ver Post
    Vivendo e aprendendo. Eu não conhecia de 24 volts.
    Bom, de qualquer forma, não é de caminhão.
    Pô, 540 Ah ??? Deve custar um caminhão de $$$.
    hehhe, daí eu naum sei quanto foi...

  14. #14

    Padrão

    bom, vou tentar sem o conversor..

    vo ligar uma bateria impact (aquelas de som) 90AH + Moura free de 70ah (sem ser paralela)
    vou usar 13v mesmo..

    e ligar o painel direto nelas e seja o que Deus quiser.

  15. #15

    Padrão

    eu liguei os painel em um controlador de carga e as baterias estao ligadas depois do controlador pra nao ter o risco de estourar uma bateria...
    e a rb eu liguei direto das baterias esta funcionando perfeitamente,

  16. #16

    Padrão

    fiz algumas pesquisas por aqui e um concorrente meu perdeu a bateria por não colocar o controlador de carga.. se não em engano a bateria secou..
    aí minha torre ta la..
    20 dias já..
    bateria de 90ah
    + painel 130w
    ligados com o controlador..
    saida de 12v..
    meu painel é o KC130 e não tem como fazer 24v nele..
    vou por outra bateria la mas fazendo 12v tambem!

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por yondaime Ver Post
    fiz algumas pesquisas por aqui e um concorrente meu perdeu a bateria por não colocar o controlador de carga.. se não em engano a bateria secou..
    aí minha torre ta la..
    20 dias já..
    bateria de 90ah
    + painel 130w
    ligados com o controlador..
    saida de 12v..
    meu painel é o KC130 e não tem como fazer 24v nele..
    vou por outra bateria la mas fazendo 12v tambem!
    Se seus equipamentos precisam de 24v ou 48v, você pode usar um conversor DC-DC. Seria mais eficiente fazer direto em 24V, por exemplo colocando dois painéis em série e duas baterias idem, mas o conversor resolve.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por yondaime Ver Post
    Klebeer, você liga os polos do painel direto na bateria?
    e liga isso na RB?..
    ...


    tô com um painel de 130w e tô com essa duvida.. to com o inversor, porem ele é de 12v mesmo..
    e tem fusivel e etc..

    qual seria o melhor?
    12 v do painel mais 12 da bateria = 24v na hora que esta sol
    nunca vai queimar sua rb por execesso de carga.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por yondaime Ver Post
    fiz algumas pesquisas por aqui e um concorrente meu perdeu a bateria por não colocar o controlador de carga.. se não em engano a bateria secou..
    aí minha torre ta la..
    20 dias já..
    bateria de 90ah
    + painel 130w
    ligados com o controlador..
    saida de 12v..
    meu painel é o KC130 e não tem como fazer 24v nele..
    vou por outra bateria la mas fazendo 12v tambem!
    seu concorrente perdeu a bateria porque secou e nao por causa do controlador.
    bateria nao dura o resto da vida no maximo 1,5 anos

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por iriojuliano Ver Post
    eu liguei os painel em um controlador de carga e as baterias estao ligadas depois do controlador pra nao ter o risco de estourar uma bateria...
    e a rb eu liguei direto das baterias esta funcionando perfeitamente,
    ja usei tres torres com painel solar e bateria de 150a nunca deu problema e nunca usei controlador. acho um desperdicio de energia.
    mais sei la nem tudo é igual.