Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    Citação Postado originalmente por iriojuliano Ver Post
    Colegas do forum, preciso de uma ajuda ai.

    Uma retransmissora minha nao possui energia eletrica, entao eu optei por painel solar, ate ai tudo bem, ai vem o seguinte a energia dos painel sao armazenada em duas baterias de 115 ampéres cada, somando desta forma 230 ampéres, se eu colocar um inversor de carga pra inverter de 12 volts para 127 volts, o inversor consome 15% da energia ou seja ele irá consumir energia que no meu caso ta valendo ouro, ai vem minha pergunta.

    se eu ligar a RB direto nas baterias que sao 12 volts e 230 ampéres, vai funcionar? pode danificar a RB por ter uma quantidade alta de ampéres?

    Grato pela ajuda de vcs, Obrigado...
    creio que nao a utilidade o controlador de energia, só ira aumentar o consumo eletrico.
    e nem sempre controla certo esses controladores

  2. #22

    Padrão

    O único problema sério que tive até hoje na alimentação de uma torre, foi a que possuia controlador de carga, deu um curto nele e consequentemente queimou o PoE da RB. Controlador nunca mais.

  3. #23
    Não Registrado
    Visitante

    Padrão Vc deve colocar regador

    Amigo, vc deve colocar um controldor de carga e descarga:
    Como este:
    MercadoLivre: CONTROLADOR DE CARGA P/ PAINEL SOLAR CONERGY 15A 12/24V - R$ 290.00 .


    Citação Postado originalmente por iriojuliano Ver Post
    Colegas do forum, preciso de uma ajuda ai.

    Uma retransmissora minha nao possui energia eletrica, entao eu optei por painel solar, ate ai tudo bem, ai vem o seguinte a energia dos painel sao armazenada em duas baterias de 115 ampéres cada, somando desta forma 230 ampéres, se eu colocar um inversor de carga pra inverter de 12 volts para 127 volts, o inversor consome 15% da energia ou seja ele irá consumir energia que no meu caso ta valendo ouro, ai vem minha pergunta.

    se eu ligar a RB direto nas baterias que sao 12 volts e 230 ampéres, vai funcionar? pode danificar a RB por ter uma quantidade alta de ampéres?

    Grato pela ajuda de vcs, Obrigado...

  4. #24

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kleberbrasil Ver Post
    Com conhecimento de causa, para uma RB 433, usando os 3 slots (01 XR2 e 2 XR5), uso um Painel Solar Siemens de 60W e uma bateria (Heliar) de 60 Ah... Tudo isso ligado direto na RB, sem inversores... Nunca tive problema com nenhuma das 8 torres que uso desse modo. Boa sorte ai!

    quantas horas a carga da sua bateria suporta sem sol

  5. #25

    Padrão Re: RB, energia solar

    Em anexo Mapeamento da incidência solar no Brasil.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Incidencia Solar.pdf  

  6. #26

    Padrão Re: RB, energia solar

    [QUOTE=kleberbrasil;440267]O único problema sério que tive até hoje na alimentação de uma torre, foi a que possuia controlador de carga, deu um curto nele e consequentemente queimou o PoE da RB. Controlador nunca mais.[/QUOTE

    Boa Noite Kleber, nesse caso voce informa que a alimentaçao de sua torre com painel solar vai direto para a bateria e da bateria para os equipamentos da torre sem controlador de carga, certo, e em caso de rede eletrica com carregador flutuante posso fazer da mesma forma ou terei algum problema. Grato pela atençao.

  7. #27

    Question Re: RB, energia solar

    Amigos, vcs tem certeza da funcionalidade de se ligar a RB direto na bateria? Meu painel é de 130W siemens, messo a carga gerada por ele (com um multimetro), consigo 19,5v, tem que se usar um controlador para alimentar a bateria só com 12v, senão a bateria não dura muito. A bateria medida sem os fios do painel medem 12.5v com os fios do painel ligados nos polos da bateria medem 14,5v, a bateria tem que trabalhar para equilibrar os 19,5 gerados pelo painel, isso danifica a bateria, por isso usar um controlador de carga (um bom), tenho 02 torres com painel de 130w e 01 bateria de 150ah e 1 controlador de carga phocos de 130w, não tenho problemas a quase 01 ano, tem uma torre que não vou nela a quase 01 ano. Acesso muito dificil. POREM, minha duvida é quanto a ligação da RB direto nos polos da bateria, é REALMENTE SEGURO?

  8. #28
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: RB, energia solar

    olha amigo sem controlador de carga a vida util da bateria vai diminuir muito mesmo....
    as rbs podem ser ligadas na bateria sim ...
    direto,porem respeitando a polaridade do conector o positivo e no meio do conector de alimentaçao ...
    outro fator é baterias automativas de agua acida ..
    ela pode vazar e cair acido nos equipamentos ....
    que já aconteceu por aqui ....
    aconselho usar baterias estacionarias tipo as da :new max agm 50 amp delas equivale a 100 amp das de agua .... alem da vida util de 10 anos a 25ºC grantida pelo fabricante...

  9. #29

    Padrão Re: RB, energia solar

    Aconteceu isso comigo:
    Antes de ligar o controlador eu usava um inversor de 12v para 110v e no inversor ligava a fonte de 18v da RB. Nesse processo acima o sinal na torre cliente chegava em media 34%, quando liguei a RB nos 12v do controlador o sinal caiu para em média 24%. Aí vem minha duvida: A RB aceita de 10 a 28v, depois que liguei a RB nos 12v o sinal ficou fraco, será que ligando com energia perto do minimo aceitável a RB os Cartões perdem desempenho na emissão do sinal?

  10. #30
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: RB, energia solar

    quantos metros tem os cabos de energia e a bitola deles ?

  11. #31
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: RB, energia solar

    pelo que eu entendi voce ta tendo uma perca no cabo viu....

  12. #32

    Padrão Re: RB, energia solar

    Olá pessoal, estou aqui para dizer para os amigos que, no dia 02 de abril passado, fui fazer uma manutenção em minha repetidora que já fazia 1 ANO que não tinha ido lá, chegando lá tudo perfeito, funcionando perfeito, só tive que acrescentar solução na bateria (150ah). Mikrotik funcionando perfeito (CM10 e Engenius 8602), e controlador de carga (Phocos de 130W 12 V). Só o que percebi é que quando ligada a Rb em 12v ela perde um pouco sua potência, mas meu ponto a ponto é de CM10 (11km) Engenius (4,5 km) aí não tive problemas, fecho o link perfeito.

  13. #33

    Padrão Re: RB, energia solar

    Citação Postado originalmente por laurence669 Ver Post
    pelo que eu entendi voce ta tendo uma perca no cabo viu....
    é a primeira vez q eu trabalho com energia solar, e gostaria de saber se é preciso eliminar a fonta da RB para ligar ela no controlador? Obrigado

  14. #34

  15. #35

    Padrão Re: RB, energia solar

    colega onde compro esses paineis solares, e quanto custa cada uma delas , estou com um projeto aqui em andamento , se aprovado creio que eu prescise de uma dessa ai . me mande um -email [email protected] abraço
    Citação Postado originalmente por kleberbrasil Ver Post
    Com conhecimento de causa, para uma RB 433, usando os 3 slots (01 XR2 e 2 XR5), uso um Painel Solar Siemens de 60W e uma bateria (Heliar) de 60 Ah... Tudo isso ligado direto na RB, sem inversores... Nunca tive problema com nenhuma das 8 torres que uso desse modo. Boa sorte ai!
    - - - Atualizado - - -

    colega onde compro esses paineis solares, e quanto custa cada uma delas , estou com um projeto aqui em andamento , se aprovado creio que eu prescise de uma dessa ai . me mande um -email [email protected] abraço
    Citação Postado originalmente por kleberbrasil Ver Post
    Com conhecimento de causa, para uma RB 433, usando os 3 slots (01 XR2 e 2 XR5), uso um Painel Solar Siemens de 60W e uma bateria (Heliar) de 60 Ah... Tudo isso ligado direto na RB, sem inversores... Nunca tive problema com nenhuma das 8 torres que uso desse modo. Boa sorte ai!

  16. #36

    Padrão Re: RB, energia solar

    Citação Postado originalmente por djjeantechno Ver Post
    colega onde compro esses paineis solares, e quanto custa cada uma delas , estou com um projeto aqui em andamento , se aprovado creio que eu prescise de uma dessa ai . me mande um -email [email protected] abraço

    - - - Atualizado - - -

    colega onde compro esses paineis solares, e quanto custa cada uma delas , estou com um projeto aqui em andamento , se aprovado creio que eu prescise de uma dessa ai . me mande um -email [email protected] abraço
    cara compre o painel na solarbrasil. O kyocera de 140w com o controlador de carga morningstar s10
    bateria tem na minha casa solar indico moura clean de 105 amp "ou maior se preferir". são os melhores preços.


    se ajudei não esqueça de clicar na estrela