+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Dúvida; rede atual de ~1km, mudando para ~5km

    bom galera, atualmente tenho uma rede de ~1km, como nao tem ADSL no bairro q moro, entao assinei na casa de um amigo e mando pra casa, e pra casa de um amigo meu

    mas vou precisar mudar de lugar, pois quero adsl de 8mbps e onde estah nao tem suporte
    na screenshot da pra ter uma ideia, a distancia eh de 2,25km, mas pode chegar a 5km se mais alguns amigos meus tiverem interesse

    a internet mesmo soh vai pra 2 pontos, o resto eh soh rede pros nerd joga cs, halo, warcraft III, etc


    http://lh3.ggpht.com/_K2bWrg-L_20/So...e_wifi_5km.jpg


    ja tenho na transmissao(atual fica na 'casa lukas' no mapa) um AP Edimax 7209 (nos clientes tb sao Edimax 7209 e Zinwell G220)
    queria saber se usando um EnGenius EOC-2610 eu teria um desempenho visivelmente superior,
    e esse 600mW de potencia dele, eh pro SuperG? sei que q jamais vai bater os 108mbps, ainda mais nessa distancia, mas a qto pode chegar? existe uma 'estimativa' ou algo do tipo?
    e o que seria melhor, 2.4 ou 5.X ghz?

    agradeço desde ja o/
    Fernando.
    Última edição por fernandondm; 18-08-2009 às 23:27.

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    5.8 Ghz vai lhe trazer bem mais segurança e maior banda..

  4. #4

    Padrão

    obrigado por responder =]

    mas me diz uma coisa, teria como usar no ponto central e nos clientes NanoStation5 ou Senao EOC-5610 com antena default pra essa distancia?
    em alguns pontos a visada nao eh totalmente limpa, da pra ver, chega sinal, mas nao eh limpo
    e tipo, tentar criar uma 'rede mesh' em 5.8ghz ficaria inviavel?
    Última edição por fernandondm; 20-08-2009 às 00:49.

  5. #5

    Padrão

    bom pra vc lincar com as antenas defalt do nano acho q teria q ter visada limpa, mas oq vc poderia fazer e colocar um painel setorial 5.8 Ghz de 90° no ponto principal e nos outros pontos colocaria so os nanos.

  6. #6

    Padrão

    setorial de qtos dbi +/-?
    12? 15? 17?


    estranho q a rede atual, com 1km, disseram q a antena de 12dbi omni seria o suficiente e iria ateh 'sobrar', mas oq vejo eh o contrario, o sinal nao esta mto bom, aqui em casa tenho o mesmo edimax 400mw, em B, com uma antena Aquario de grade 25dbi(ou 24, nao lembro), e o sinal fica em 30~38%, e tem momentos q ateh despenca pra 15~20%
    pode ser a antena mesmo ou o radio ta engasgando tb?

    a visada eh totalmente limpa, eu consigo ver a casa q ta como transmissao ('lukas', no mapa) do quintal de casa, sem fazer força
    do telhado entao, eh perfeito

  7. #7

    Padrão

    Todas as possibilidades é o caso mais provável... se fosse só pelo acesso Internet, Nanostation 5 convencional em todos os pontos resolveria. Mas como você citou gaming, a nova Nanostation M5 parece bem recomendável devido a menor latência e maior poder em pacotes por segundo. Não que com a Nano 5 não funcione, mas com a M5 fica melhor.

    O detalhe é que toda sua rede precisa ser de Nanostation M5 para que essa vantagem se aplique, enquanto a Nanostation 5 vai ter performance similar quer usando a própria quer outros rádios de 5.x GHz que você viesse a comprar.

  8. #8

    Padrão

    entendi
    entao, no mapa a casa do lukas e do paulo nao tem visada pra casa (a nova q esta com a linha) principal la da transmissao
    o NSM5 teria suporte ao mesh? pq conforme for aumentando a galera, um vai apontando pra antena do outro, ou mais proxima, sei la (vou colocando antenas omni nos meus amigos proximo de casa e tal)
    ou mesh em 5.8ghz seria besteira? no ponto "$$$" eu digo
    meus atuais radios tem la o arquivo OLSRD.conf pra editar, mas nunca testei

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fernandondm Ver Post
    entendi
    entao, no mapa a casa do lukas e do paulo nao tem visada pra casa (a nova q esta com a linha) principal la da transmissao
    Tem algum lugar que tenha visada para todos os pontos ? Isso é imprescíndivel.

    Citação Postado originalmente por fernandondm Ver Post
    o NSM5 teria suporte ao mesh? pq conforme for aumentando a galera, um vai apontando pra antena do outro, ou mais proxima, sei la (vou colocando antenas omni nos meus amigos proximo de casa e tal)
    Ainda não. A NS5 pode ter seu firmware trocado para um com mesh, mas a NSM5 é muito recente, ainda não fizeram essas "alterações"... mas a NSM5 tem o protocolo de polling "AirMax" que permite que de um ponto central que tenha visada para todos, a rede opere bem pois ele fica como um farol dizendo quem pode transmitir.

    Citação Postado originalmente por fernandondm Ver Post
    ou mesh em 5.8ghz seria besteira? no ponto "$$$" eu digo
    meus atuais radios tem la o arquivo OLSRD.conf pra editar, mas nunca testei
    [/QUOTE]


    Mesh divide a banda por dois a cada hop que passa, e introduz muita variação de latência.
    Um bom projeto de cobertura sempre irá ganhar de mesh.

  10. #10

    Padrão

    unico ponto visivel pra todos eh minha casa

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fernandondm Ver Post
    unico ponto visivel pra todos eh minha casa
    Então é o lugar onde configurar a Nano (5 ou M5) como Access-Point... nas outras, inclusive onde está o acesso Internet, configure como Station associadas ao AP da sua casa. Aponte todas para sua casa.

    Se as remotas não couberem num ângulo de 60 graus da sua casa, compre um Rocket M5 com antena setorial de 120 graus. As que você mostrou no mapa ainda cabem no ângulo de 60 graus.
    Última edição por rubensk; 23-08-2009 às 15:20.

  12. #12

    Padrão

    entendi
    entao, mais ai q ta o problema, tenho mais 2 amigos q as casas nao couberam no espaço da imagem com esse zoom, ficam pra tras da minha casa
    e assim vai, a rede vai expandindo aleatoriamente, sem dirençao certa
    o certo seria uma omni em casa entao?
    e essa omni nao seria 'fraca' pra enviar(retornar) o sinal pra casa com internet a 2,25km de distancia?

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fernandondm Ver Post
    entendi
    entao, mais ai q ta o problema, tenho mais 2 amigos q as casas nao couberam no espaço da imagem com esse zoom, ficam pra tras da minha casa
    e assim vai, a rede vai expandindo aleatoriamente, sem dirençao certa
    o certo seria uma omni em casa entao?
    e essa omni nao seria 'fraca' pra enviar(retornar) o sinal pra casa com internet a 2,25km de distancia?
    Não, não coloque omni. Coloque uma outra Nano M para cobrir essa região. Com o crescimento, estruture pontos e setores interligados por ramais P2P dedicados.

  14. #14

    Padrão

    vc recomendou um rocket M com uma setorial, ateh qtas antenas posso colocar em um radio?
    ja vi em sites pra vender um divisor pra ligar mais de uma

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fernandondm Ver Post
    vc recomendou um rocket M com uma setorial, ateh qtas antenas posso colocar em um radio?
    ja vi em sites pra vender um divisor pra ligar mais de uma
    Um Rocket M usa tecnologia MIMO, então ele precisa de 2 antenas de polarizações distintas para cada setor. As antenas AirMax são "2-em-1" então num conjunto só já estão disponíveis as duas polarizações.

    O tipo de divisor que você viu é uma furada em 99% dos casos, e não atende sua demanda neste caso.

  16. #16

    Padrão

    opah, problemas de internet, nao tive como acessar o forum

    mas vllw mesmo rubens, vou falar com a galera, e ver oq agente vai fazer certinho, assim q tiver tudo pronto vou postar aqui como ficou xD