Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por Carlinhos Ver Post
    Caro amigo winetcompany

Eu tava pensando em fazer desta mesma maneira como você me informou, so que olhando em alguns tópicos no forum todos falam que para amarrar IP com MAC tem que cadastrar na tabela ARP do Mikrotic. Você utiliza esta tabela ai no seu MK? se sim como faço? você ta com o cookie habilitado?
    como você ainda não manjo muito,mas tenho batalhado bastante para aprimorar meus conhecimentos.
    Amigão,valeu pela dica aos poucos vou clareando as idéias é espero chegar em uma configuração ideal que possa também compartilhar com os amigos do forum valeu..
    Olá amigo Carlinhos!!!
    Eu uso aqui no meu provedor o HOTSPOT, para você amarra o IP e MAC neste serviço é só você fazer como nosso amigo "winetcompany" falou, agora sobre essa tabela do ARP List ela é utilizada quando você utiliza um serviço por DHCP stático ou somente IP fixo sem o HOTSPOT, quando você usa o DHCP estático você precisa cadastrar nas configurações DHCP que o determinado MAC ou seja o MAC do seu cliente vai pergar somente aquele IP que voce for determina para ele ai na placa onde você manda o sinal para o cliente ou se for através de uma bridge você da 2 clicks nela que vai ter a opção "ARP" que ela vem no mikrotik Default "enable" ai quando você colocar nela a opção "reply only (unica resposta)" ai você vai ter que cadastrar o MAC do seu cliente na tabela do ARP List do mikrotik essa segurança é usada para que se alguém conectado na sua rede colocar um IP manualmente apontando para o seu Gateway e o MAC dele não estiver batendo com o que você determinou para ele ou ele não estiver cadastrado o mikrotik não vai responder por que ele só responde apenas para aquele IP e MAC que você determinou na tabela do ARP List agora como você esta utilizando HOTSPOT não se preocupe em colocar ARP List não pois mesmo que uma pessoal mau intensionada colocar um IP manualmente apontando para o seu gateway ele vai sempre vai cair na sua tela de hotspot e mesmo que ele saiba o usuário e senha de algum cliente seu ele não vai conectar porque você esta amarrando o IP e MAC no USER ele vai ser negado pelo MK.

Olha eu tentei explicar da forma mais objetiva se ainda tiver alguma duvida só falar se puder ajudar estamo ai a disposição.

Forte Abraço!!!

2. Caro amigo,soloneto

Eu tava pensando mesmo em mudar o meu DHCP para statico e atribuir IP para cada usuário.Irei colocar as mhas duvidas nos passos que voce me repassou.OK.
    "1º Para vc ter total controle de sua rede, vc vai ter que colocar seus AP´s clientes em AP+WDS para poder repassar todos os MAC´s de seus clientes."
    Duvida: na WAN do AP voce coloca para DHCP SERVER? Ou o IP que atribuiu para o usuário no Mikrotic.

2º No DHCP Server aconselho vc mudar para "static-only".
    Duvida: Eu já dividi minha classe de IP em:192.168.8.0 a 192.168.8.19 para colocar na Lan dos AP's para acesso remoto que já funciona hoje. De 192.168.8.20 a 192.168.8.252 para usuários, eu posso então pelo que entendi colocar exemplo em User:
    Server:Meu servidor
    Name:fulano@servidor.com
    password:xyxy
    adress:192.168.8.20=Ip do usuario 01 fulano
    Mac:00:02:6F:5B:E8:94=Mac do AP do usuário fulano
    Profile:Link 300K
    routes:em branco
    email:em branco
    Assim por diante ate meu ultimo usuário.
    "3º Vc usando as dicas acima, vc tb poderá usar a tabela ARP, amarrando o ip ao mac verdadeiro do cliente, tb setando como "Mak Static" Botão direito do mouse em cima do ip que deverá aparecer com um "D" antes do IP."
    Duvida:Entao basta apertar o botao direito do mouse e setar em "Mak Static"que já estarei amarrando o IPxMAC para cada usuário.
    "4º Sobre o "Cookie" no meu caso eu não deixo habilitado, forçando ao cliente sempre logar na rede com login e senha, eu coloco em "user profile" no "Keeap Alive time out" (00:10:00) 10 minutos, que quer dizer se o cliente passar 10 minutos sem usar a internet "ocioso", o MK derruba o login do cliente automaticamentemais. Para aqueles clientes que reclamarem que não que estar colocando o login e senha sempre, vc tem duas opções: 1º Memorizar a senha do cliente no Browser ou deixar somente esses clientes que reclamão no "Cookie"."
    Duvida:Lendo um tópico sobre Hotspot no Forum dizia que se desmarcar "cookie" e habilitar "MAC"em Hotspot server profile que o usuário já seria reconhacido pelo MAC e não teria de ficar colocando login e senha que os clientes enchem o saco.Agora não sei se e isso mesmo pelo q entendi seria isso.

Agradeço demais pela ajuda sua e de todos.. Um abraço.

3. Citação Postado originalmente por kyanbatera Ver Post
    Olá amigo Carlinhos!!!
    Eu uso aqui no meu provedor o HOTSPOT, para você amarra o IP e MAC neste serviço é só você fazer como nosso amigo "winetcompany" falou, agora sobre essa tabela do ARP List ela é utilizada quando você utiliza um serviço por DHCP stático ou somente IP fixo sem o HOTSPOT, quando você usa o DHCP estático você precisa cadastrar nas configurações DHCP que o determinado MAC ou seja o MAC do seu cliente vai pergar somente aquele IP que voce for determina para ele ai na placa onde você manda o sinal para o cliente ou se for através de uma bridge você da 2 clicks nela que vai ter a opção "ARP" que ela vem no mikrotik Default "enable" ai quando você colocar nela a opção "reply only (unica resposta)" ai você vai ter que cadastrar o MAC do seu cliente na tabela do ARP List do mikrotik essa segurança é usada para que se alguém conectado na sua rede colocar um IP manualmente apontando para o seu Gateway e o MAC dele não estiver batendo com o que você determinou para ele ou ele não estiver cadastrado o mikrotik não vai responder por que ele só responde apenas para aquele IP e MAC que você determinou na tabela do ARP List agora como você esta utilizando HOTSPOT não se preocupe em colocar ARP List não pois mesmo que uma pessoal mau intensionada colocar um IP manualmente apontando para o seu gateway ele vai sempre vai cair na sua tela de hotspot e mesmo que ele saiba o usuário e senha de algum cliente seu ele não vai conectar porque você esta amarrando o IP e MAC no USER ele vai ser negado pelo MK.

Olha eu tentei explicar da forma mais objetiva se ainda tiver alguma duvida só falar se puder ajudar estamo ai a disposição.

Forte Abraço!!!
    Caro amigo,kyanbatera

Obrigado pela ajuda, já tava com a idéia mesmo de passar meu DHCP para "Static only" pois estou tendo problemas com conflito de IP na rede e acho assim que poderei resolver este problema e logico com ajuda de todos do Forum que estão me dando a dica. Valeu e um forte abraço.

4. Citação Postado originalmente por winetcompany Ver Post
    ola tudo bem ?

bom eu preciso pesquizar tb sobre isso ai , mas eu nao utilizo essa tabela arp .

ta certo se conseguir uma cofiguracao melhor ai posta ela ai blz ate mais
    Caro amigo winetcompany

Com certeza,espero também poder ajudar quem sabe alguem que esteja com essas mesmas dúvidas..
    Um forte abraço.

5. Citação Postado originalmente por Carlinhos Ver Post
    Caro amigo,kyanbatera

Obrigado pela ajuda, já tava com a idéia mesmo de passar meu DHCP para "Static only" pois estou tendo problemas com conflito de IP na rede e acho assim que poderei resolver este problema e logico com ajuda de todos do Forum que estão me dando a dica. Valeu e um forte abraço.
    Carlinhos,
    você só tem que tomar cuidado com o uso de HOTSPOT para seus clientes não se enxergarem na sua rede já que você vai mudar para "Static only" eu aqui uso assim " 192.168.0.1/29" dentro desta rede eu tenho 8 IP's ou seja do "192.168.0.0" até "192.168.0.7", para o próximo cliente " 192.168.0.9/29 " vai ser do IP "192.168.0.8" até o "192.168.0.15", assim cada cliente fica em uma rede separa ou para que eles não se enxerguem você pode colocar regras bloqueando as portas NETBIOS do Windows.

OBS: sei que a questão dos clientes se enxergarem está fora do assunto do seu Tópico mais estou te dando está dica porque aqui passei uma turbolencia porque tem uns caras aqui que se achão espertões olhei no meu ponto de acesso que é uma RB com 3 cartões o tráfego deles tinha hora que dava 4.0Mbs meu ping Timeout direto e fui ver eles estavam fazendo uma rede para eles compartilharem arquivos, jogos ..., minha Rede vivia travando foi quando coloquei DHCP statico e coloquei as regras para bloquear a NETBIOS.

Forte Abraço!!!

Tópicos Similares

1. Respostas: 4
    Último Post: 10-11-2014, 22:21
  2. Respostas: 10
    Último Post: 10-03-2013, 23:20
  3. Respostas: 0
    Último Post: 24-09-2010, 06:17
  4. Melhor Versão de distro para configuração de máquina
    Por msf no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 11-04-2005, 08:03