+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Tráfego em dois cartões

    Olá galera under....

    Gostaria de saber se algum de vocês possui esse problema:
    possuo dois cartões XR2 instalados em uma RB 493, alimentados por uma fonte de 5A. Até um mês atrás o segundo cartão estava desativado, usado apenas como backup, caso o cartão principal "pifasse". Mas no último mês consegui uma gama alta de clientes e resolvi dividi-los nos dois. Antigamente meu throuphput girava em torno de 4.5Mbps. No momento pensei, se ativar a segunda antena, posso colocar mais clientes pois fico com 4.5Mbps em uma e na outra. Mas, como existem mais coisa entre o céu e a terra... eu não consigo obter 4.5Mbps em cada uma, mas 4.5 com as duas somadas. Por exemplo:

    Se eu meço na antena 1 consigo o throughtput de 4Mbps, mas o tráfego da antena 2 não ultrapassa 500Kbps;
    Ai pulo pra antena 2 e meço 4Mbps nesse instante o tráfego da antena 1 cai para 500Kbps...

    Então notei que eu tinha 4.5Mbps de tráfego indepedente da quantidade de antenas.

    Sabendo que todos os meus clientes possuem Access Point,
    Então decidi verificar algumas configurações:
    1. ACK - Excelente, se seto dinamico o cliente mais alto fica em torno de 80 quando navegando e 110 quando está ocioso...
    2. Nível de sinal - Muito bom, O cliente mais fraco está com -68Dbi(e não é o mesmo cliente acima)...
    3. Throughput dos clientes, mais baixo está em 4600, nunca vai a menos que isso...
    4. CCQ da torre sempre entre 97% - 83%...
    5. CCQ dos clientes o mais baixo está a 72%...
    6. Data rate preso em 5Mbps, e 11Mbps, mas todos os clientes estão com 11Mbps-SP/11Mbps...
    7. TX power setado em 17Dbm para todos os rates...
    Verificado, então resolvi fazer algumas configurações de teste...
    1. Realizei a troca de canais, mas antes verifico quais os dois canais onde existam menos tráfego, então seto.
    2. realizei a troca de canais, sendo estes 2412 para a antena 1 e 2462 para a antena 2 e vice-versa.
    3. coloquei a duas em mesmos canais.
    em todas essa configurações o cenário não muda, quando meço velocidade em uma a outra abaixa e vice-versa...

    Gostaria de saber se isso é um problema das RB's, limite da tecnologia, ou se tem algo de errado...

    Grato a todos.!!!!

  2. #2

    Padrão Puts....hehehe

    Puts galera.... mais de 40 visitas e ninguém arrisca nada ai...

    dá uma dica pra nóis....

    valeu!

  3. #3

    Question

    Citação Postado originalmente por efrenjunior Ver Post
    Puts galera.... mais de 40 visitas e ninguém arrisca nada ai...

    dá uma dica pra nóis....

    valeu!
    Olá !

    Qual antena você usa e qual distancia entre elas ?

  4. #4

    Post Tráfego em dois cartões

    Então amigo tive um problema parecido com o seu que não conseguia o throughput nos cartões. O problema meu foi a routerboard que o processamento ia la nas alturas . Ai troquei por uma rb433 ah que os dois cartões agora dão quase 4Megas . Você falou que a sua rb e a 493, ela é a 493 pura ou a AH se fora a 493 só a memoria não é suficiente para essa carga que você está colocando nos cartões . Agora se for a Ah ai é diferente tem que analisar mais a fundo o que está acontecendo .....
    Espero poder ter lhe ajudado ...

  5. #5

    Padrão

    Olá,
    Uso antenas g-link, são homologadas, e a distancia está entre 1,5m

    A minha Rb é 493Ah, eu a comprei por seu uma das melhores existentes no mercado....

    Se puderem me dar uma luz.....


    Muito obrigado pela resposta!!

  6. #6

    Question

    Citação Postado originalmente por efrenjunior Ver Post
    Olá,
    Uso antenas g-link, são homologadas, e a distancia está entre 1,5m

    A minha Rb é 493Ah, eu a comprei por seu uma das melhores existentes no mercado....

    Se puderem me dar uma luz.....


    Muito obrigado pela resposta!!
    Tipo de antena ?

  7. #7

    Padrão

    [QUOTE=efrenjunior;430355]Olá galera under....

    QUOTE]

    Caro colega descuple a demora, mas em meu provedor usava um solução parecida com a sua.

    Por partes: Vamos lá, espero que me agradeça no final kékéké....

    Supondo que você faça controle na RB: mesmo assim o trafego seria diminuido

    Supondo que você não faça controle nas rbs: O tráfego seria diminuido da mesmo forma.

    Vamos a explicação técnica.

    As topologias das rbs, elas foram criadas para trabalharem lendo apenas um cartão, sicronizando assim o trafego de dois ou mais mini pcis estando os mesmo nelas.

    Vamos a pratica:

    Tinha aqui na época um pc-ap com 4 AG520, aquelas plaquinhas de 63mw. Como perderam a homologação neste país do cão, resolvi comprar um rb 600 e meter 4 cartões emp senão, para minha supresa, não consegui o mesmo resultado que tinha com o Pc-Ap, o que fiz depois de muito ler reler etc...etc... cheguei a seguinte conclusão:

    • Rbs com mais de um cartão causam interferencia em si própria.
    • Rbs não conseguem gerenciar de forma independente os tráfegos nos cartões.
    - Comprei 3 Rb 411A, ela é para apenas um mini-pci; Forei toda a caixa hermetica plastica com papel alumino isolando o cartão. Num site survey, ao lado não apareceu o cartão.

    Bem um dos problemas resolvidos.

    Coloquei a mesma na torre. Pra não ter perda, usei aqueles pig-tail ufl-n macho, sai direto do mini pci para a antena.

    Cara obtive um resultado incrivel, nunca imaginei, como um cartão sozinho com uma antena e isolado poderia fazer tanta miseria.

    Uso poe e pra ajudar tenho 20 metros de cabo de rede brindado, que vai da caixa de distribuição até a RB, perfeito.

    Alias em minha estrutura só uso equipamentos de primeira qualidade.

    flw.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Giovani.couto Ver Post
    Tipo de antena ?
    Uso painel setorial 120º, os dois....
    meus cartões sestão setados a 17dbm

  9. #9

    Padrão

    [QUOTE=wimigasltda;430862]
    Citação Postado originalmente por efrenjunior Ver Post
    Olá galera under....

    QUOTE]

    Caro colega descuple a demora, mas em meu provedor usava um solução parecida com a sua.

    Por partes: Vamos lá, espero que me agradeça no final kékéké....

    Supondo que você faça controle na RB: mesmo assim o trafego seria diminuido

    Supondo que você não faça controle nas rbs: O tráfego seria diminuido da mesmo forma.

    Vamos a explicação técnica.

    As topologias das rbs, elas foram criadas para trabalharem lendo apenas um cartão, sicronizando assim o trafego de dois ou mais mini pcis estando os mesmo nelas.

    Vamos a pratica:

    Tinha aqui na época um pc-ap com 4 AG520, aquelas plaquinhas de 63mw. Como perderam a homologação neste país do cão, resolvi comprar um rb 600 e meter 4 cartões emp senão, para minha supresa, não consegui o mesmo resultado que tinha com o Pc-Ap, o que fiz depois de muito ler reler etc...etc... cheguei a seguinte conclusão:

    • Rbs com mais de um cartão causam interferencia em si própria.
    • Rbs não conseguem gerenciar de forma independente os tráfegos nos cartões.
    - Comprei 3 Rb 411A, ela é para apenas um mini-pci; Forei toda a caixa hermetica plastica com papel alumino isolando o cartão. Num site survey, ao lado não apareceu o cartão.

    Bem um dos problemas resolvidos.

    Coloquei a mesma na torre. Pra não ter perda, usei aqueles pig-tail ufl-n macho, sai direto do mini pci para a antena.

    Cara obtive um resultado incrivel, nunca imaginei, como um cartão sozinho com uma antena e isolado poderia fazer tanta miseria.

    Uso poe e pra ajudar tenho 20 metros de cabo de rede brindado, que vai da caixa de distribuição até a RB, perfeito.

    Alias em minha estrutura só uso equipamentos de primeira qualidade.

    flw.
    Caro colega, desculpe a demora mas estava tentando resolver alguns problemas e não pude dar a atenção necessária ao fórum.

    como vc comentou as RB's não foram feitas para utilizarem mais de 2 cartões, pois, me corrija se eu estiver errado, se colocarmos duas RB's com um cartão cada, este seria um problema, pois no caso uma atrapalharia a outra. pois a segunda RB estaria gerando poluição, como se a mesma fosse um concorrente meu que colocou sua torre ao lado da minha. Quando coloquei a segunda placa, pensei que a rb fosse controlar a interferência/tráfego que no caso seria gerado por ela mesma.

    O pig-tail que vc mencionou eu estou usando, a única diferença encontrada na sua topologia foi realmente a quantidade de RB's. Mas, não estou seguro de que uma RB não vá gerar interferência a outra...

    Obrigado pelo post e mais uma vez desculpas pela demora...

  10. #10

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por efrenjunior Ver Post
    Uso painel setorial 120º, os dois....
    meus cartões sestão setados a 17dbm
    Olá!

    Acredito que você deve ter colocado elas quase de costas! Se não o fez, faça!

    Diminua a potencia para 15dbm!

  11. #11

    Padrão

    Ops...

    Não... Estão lado a lado... Utilizo esse esquema pois não necessito de 360º, mas de 120º e utilizo, anexo a mensagem segue uma imagem para que vc veja como está a disposição da minha torre. Ai chega a uma seguinte incógnita, como devo proceder com este caso, já que uma antena possui limitação de usuarios conectados. Mas eu queria evitar de colocar duas antenas de 90º, pois a poluição a esquerda da minha torre é enorme, é de um concorrente, e nós entramos em acordo para que um não atrapalhe o outro.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem.JPG
Visualizações:	79
Tamanho: 	13,3 KB
ID:      	5263  
    Última edição por efrenjunior; 25-08-2009 às 10:26.

  12. #12

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por efrenjunior Ver Post
    Ops...

    Não... Estão lado a lado... Utilizo esse esquema pois não necessito de 360º, mas de 120º e utilizo, anexo a mensagem segue uma imagem para que vc veja como está a disposição da minha torre. Ai chega a uma seguinte incógnita, como devo proceder com este caso, já que uma antena possui limitação de usuarios conectados. Mas eu queria evitar de colocar duas antenas de 90º, pois a poluição a esquerda da minha torre é enorme, é de um concorrente, e nós entramos em acordo para que um não atrapalhe o outro.
    Assim um painel entra no outro !

    Como deve saber são necessarios 3 destes para 360 graus, para diminuir a interferencia um deve ficar no canal 1 e outro no 11, então sujiro que abra mais seu paineis ou troque um deles por Horizontal e o afaste bem ele do vertical !

    Lebrando que painel sempre abre mais do que o especificado !

    Nesta sua disposição e como ter duas ominis juntas !!

  13. #13

    Padrão

    Entendido, então confiante no argumento que os paines tem um angulo maior do que o mencionado, vou trocar os dois por paineis de 90º...

    Bora ver se dar certo...


    Valeu abraços

  14. #14

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por efrenjunior Ver Post
    Entendido, então confiante no argumento que os paines tem um angulo maior do que o mencionado, vou trocar os dois por paineis de 90º...

    Bora ver se dar certo...


    Valeu abraços
    Seria o correto pra tentar manter a sua area de cobertura !

  15. #15

    Padrão

    Como nosso amigo acima falou em isolar com papel alumínio: coloque cada RB numa caixa hermética e uma RB não irá interferir a outra.

  16. #16

    Padrão PErfeito

    Apenas para um feedback para a galera que for utilzar as experiências trocadas neste fórum....

    A dica dos colegas acima é válida e funcionou...

    Mas lembrem-se, a qualidade de sinal de meus clientes estava perfeito, então, pela lógica meu servidor estava sendo o gargalo.

    Vale a pena tentar...