+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual AP usar?

    Olá Comunidade,

    Sou novo aqui no fórum e estou começando no ramo de provedor via rádio agora e algumas dúvidas permanecem.
    Primeiramente quero dizer que sou TI, tenho experiência com informática e infraestrutura de redes.
    A minha dúvida é sobre os equipamentos que compõe a torre principal.

    Estou indeciso de quais AP’s usar para a base.
    A principio eles irão funcionar em modo bridge, pois o controle de banda e usuários, vão ser feitos por um servidor DELL T300.
    A minha primeira idéia seria usar AP’s Edimax 7201 ou Ovislink 5460. Mas logo fiquei pensativo pelo limite de usuários simultâneos que fica entre 30 e 35.
    Gostaria da sugestão de vocês, qual equipamento usar para conseguir um maior número de usuários simultâneos, pois inicialmente acredito que vou atender cerca de 500 ou mais clientes.
    Quanto às antenas, vou usar as da MCTEST, que me pareceram ótimas, e com um excelente custo/beneficio.
    Pesquisei um pouco sobre Proxim/Orinoco que me agradaram bastante.
    Mas mesmo assim, gostaria de contar com a opinião e sugestão de vocês.

    Desde já meu muito obrigado a todos.

    Um abraço
    Última edição por edMin; 24-08-2009 às 16:05.

  2. #2

    Padrão

    Ovislink WL-5460AP-v2 é uma boa opção.

    Coloca 3 setoriais de 90° e um desses pra cada uma.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Ovislink WL-5460AP-v2 é uma boa opção.

    Coloca 3 setoriais de 90° e um desses pra cada uma.
    Lupi, não seriam 4 de 90° ou 3 de 120°?

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por onnet Ver Post
    Lupi, não seriam 4 de 90° ou 3 de 120°?
    Não, 3 de 90° fica melhor

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Não, 3 de 90° fica melhor
    Falou e disse, e me desculpe pelo Lupi é Lipe

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por onnet Ver Post
    Falou e disse, e me desculpe pelo Lupi é Lipe
    Ficaria legal também com 4 NS2, que tem abertura de 60°.

  7. #7
    Analista de Suporte em Ti Avatar de rpclanhouse
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    Suzano SP
    Posts
    409
    Posts de Blog
    10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Ficaria legal também com 4 NS2, que tem abertura de 60°.
    Agora sim ! Apoiado ! 4 Ns2 fica ótimo !, claro dependendo a distancia que estarão os clientes !

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rpclanhouse Ver Post
    Agora sim ! Apoiado ! 4 Ns2 fica ótimo !, claro dependendo a distancia que estarão os clientes !
    Pretendo cobrir uns 4 a 5km2.
    Então 4 Nano Station2 resolveria? Quantos clientes eu conseguiria atender com eles sem comprometer a rede?
    Última edição por edMin; 25-08-2009 às 00:42.

  9. #9

    Padrão

    2.4GHz é pra atender 2-3km, não sei se ficaria bom com 5km ou +, nesse caso vc pode usar uma repetidora.

    O NS2 aguenta de 30-35 clientes, que a qualidade fica boa, essa quantidade de clientes é quase padrão seja RB, PC-AP, 30-35 por rádio/cartão pra manter a qualidade.

  10. #10

    Padrão

    humm..... 500 clientes .... creio q é melhor vc ir de MK logo e 3 paineis setoriais, certeza q vc dormi tranquilo e seus clientes navegando, não que NS2 não seja uma boa opção, mas tem aquela limitação de sempre né.

    Abraços a todos.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por NARDO Ver Post
    humm..... 500 clientes .... creio q é melhor vc ir de MK logo e 3 paineis setoriais, certeza q vc dormi tranquilo e seus clientes navegando, não que NS2 não seja uma boa opção, mas tem aquela limitação de sempre né.

    Abraços a todos.
    cara monta um pc-ap, compra uma placa mae no mercado livre, algumas wireless com chipset atheros, eu fiz isso aqui na minha rede e ficou otimo.....

    alem dei ficar super barato!

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por NARDO Ver Post
    humm..... 500 clientes .... creio q é melhor vc ir de MK logo e 3 paineis setoriais, certeza q vc dormi tranquilo e seus clientes navegando, não que NS2 não seja uma boa opção, mas tem aquela limitação de sempre né.

    Abraços a todos.
    Acredito que MK me resolveria. Mas estou evitando ficar na mão de programas proprietários (me desculpem os adeptos).
    Proxim AP 2000 ou 2500 com dois cartões Orinoco Gold, não ficaria bom? Alguém usa?

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cls7007 Ver Post
    cara monta um pc-ap, compra uma placa mae no mercado livre, algumas wireless com chipset atheros, eu fiz isso aqui na minha rede e ficou otimo.....

    alem dei ficar super barato!
    Você poderia me dar mais detalhes de como se faz.

    Obrigado.

  14. #14
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por edMin Ver Post
    Acredito que MK me resolveria. Mas estou evitando ficar na mão de programas proprietários (me desculpem os adeptos).
    Proxim AP 2000 ou 2500 com dois cartões Orinoco Gold, não ficaria bom? Alguém usa?

    Você poderia usar adaptadores MiciPCI e cartões com chipset Atheros que possuem N opções de configurações e ajustes para ambientes diversos, no caso de montagem em PC. Utilizando placas sub-compactas como RB, PCEngines, entre outras, poderá usar os cartões diretamente em seus slots miniPCI.

    Sistema, você encontrará vários sob GPL. Pode começar com o AirOS, patrocinado pela Ubiquit ou então fazer uma pesquisa no Source Forge que encontrará vários projetos.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por edMin Ver Post
    Você poderia me dar mais detalhes de como se faz.

    Obrigado.
    mais detalhes que isso impossivel

    Tutoriais/Wireless/montagem-mikrotik-placa-pc-comum - UnderLinux Wiki

  16. #16
    Analista de Suporte em Ti Avatar de rpclanhouse
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    Suzano SP
    Posts
    409
    Posts de Blog
    10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por edMin Ver Post
    Você poderia me dar mais detalhes de como se faz.

    Obrigado.
    Placa mãe de Pc qqer, não precisa ser uma baita máquina, na prática o ROS não precisa de muito processador, aquela sua Mb com, o processador K62 500, 128 de mem ( da e sobra se nao for fazer web proxy ), e um hd de 2 gb, amigo, tu monta um servidor lindo , dai coloca umas Placas PCI Senao 3601s (3) e pra cada uma delas vc coloca um painel setorial, pronto. ta montado, e tem mais se nao quiser usar painel, usa uma omini de 15 aquarius que vc encontra por 230 na sta ifigenia em SP, e manda para até umas 30 pessoas, tem diversos Tutos ensinando a configurar e instalar o ROS no pcap, do mais Boia sorte e bom fim de semana, estamos ai pra ajudar !

  17. #17

    Padrão

    Bem... depois de muitas pesquisas e analisar as sugestões e ideias de todos aqui.
    E seguindo a sugestão dos amigos sergio e NARDO, estou bem inclinado a adotar como hardware RouterBoards com Cartões miniPCI.
    Mas para bater o martelo em definitivo, gostaria de contar mais uma vez com a colaboração de vocês.
    Eu não tenho muita "intimidade" com RB's, portanto, não riam se eu falar alguma besteira..rssss
    Estou em dúvida entre as RB's 433ah e 600a com cartões Senao/Engenius EMP-8602 PLUS-S 600mW ou teria um cartão melhor?
    As RB's ficariam em bridge, pois todo o controle de trafego e usuários, seriam feitos pelo servidor DELL T300.
    Primeira dúvida: É possivel fazer as RB's trabalharem em bridge, para que o trafego seja controlado pelo servidor e não pelo MK O.S.?
    Segunda dúvida: Quantos clientes eu conseguiria atender em média com essas RB's por cartão?

    Conto com vocês para estes esclarecimentos.

    Um abraço

    (por favor respondam as perguntas em outro tópico, pois o assunto está voltado para outra categoria. https://under-linux.org/f131348-qual-rb-usar)
    Última edição por edMin; 29-08-2009 às 09:55.