+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Nanostation ou Mikrotik

    Pessoal tenho meu servidor mikrotik aqui com meus clientes conectados e funcionando blz.

    Tenho ouvido muito falar dos Nanostation porém, não tenho muito certeza pra que ele serve.

    Gostaria de saber se compensa subistituir meu mikrotik por um Nanostation, ou integrar os dois sei lá se da certo ?

    Pra que exatamente serve os Nanostation ?

    Ele funciona apenas como cliente ou funciona como servidor também ?

    No caso de servidor, a antena interna dele tem quantos graus de irradiação ?

    Se eu fosse montar um servidor com Nanostation teria que colocar mais de um pra fechar 360º ?

    Compensa usar ele como cliente ou como servidor ??

    Estou pensando seriamente em mudar meu servidor, comprar novos equipamentos, será que vale a pena ??

    Fico no aguardo e agradeço de antemão por alguma resposta.

    Rafael.

  2. #2

    Padrão

    Eai beleza, voce tem um server com mk, até aí tudo bem, mas que antena vc usa? com oque? radio, pc ap, rb, tendo essas informações fica mais fácil dizer se é melhor continuar com o que vc tem ou mudar pra nano.Pode usar o nano tanto no provedor como nos clientes, a antena interna dele tem 10dbi e seu angulo de irradiação é de 60º pra fechar 360º vc deve usar 6 nano, mas pode usar apenas 4 deles que vc consegue fechar legal, e vc pode usar antena externa, é um otimo equipamento, mas como eu disse se compensa vc fazer a troca ´so sabendo que estrutura vc tem.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por onnet Ver Post
    Eai beleza, voce tem um server com mk, até aí tudo bem, mas que antena vc usa? com oque? radio, pc ap, rb, tendo essas informações fica mais fácil dizer se é melhor continuar com o que vc tem ou mudar pra nano.Pode usar o nano tanto no provedor como nos clientes, a antena interna dele tem 10dbi e seu angulo de irradiação é de 60º pra fechar 360º vc deve usar 6 nano, mas pode usar apenas 4 deles que vc consegue fechar legal, e vc pode usar antena externa, é um otimo equipamento, mas como eu disse se compensa vc fazer a troca ´so sabendo que estrutura vc tem.

    NanoStation é um otimo radio, para ponto a ponto, como cliente, talvez ate como AP......Mais como servidor fique com seu MK mesmo!!!!!

    boa sorte

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por onnet Ver Post
    Eai beleza, voce tem um server com mk, até aí tudo bem, mas que antena vc usa? com oque? radio, pc ap, rb, tendo essas informações fica mais fácil dizer se é melhor continuar com o que vc tem ou mudar pra nano.Pode usar o nano tanto no provedor como nos clientes, a antena interna dele tem 10dbi e seu angulo de irradiação é de 60º pra fechar 360º vc deve usar 6 nano, mas pode usar apenas 4 deles que vc consegue fechar legal, e vc pode usar antena externa, é um otimo equipamento, mas como eu disse se compensa vc fazer a troca ´so sabendo que estrutura vc tem.
    Bom como estou começando agora, tenho um equipamento bem básico.

    Mikrotik intalado em pc ap, hd de 40Gb, 512Mb de mem, cartão R52H com adaptador minipci
    e uma onmi de 12Dbi.
    Uso hotspot e webproxy com cachefull.

    Sobre os nanos, eles aguentam quantos cliente em cada nano ??
    Qual a distancia que eles podem chegar usando com server ??

    E também tenho visto os proços dos nanos , estão meio caro para por em clientes.

    Alguém sabe alguém que vende esses nanos a um preço mais em conta.

  5. #5

    Padrão

    amigo o nano foi feito para ser usado com cliente, vc pode ate usalo com ap mas o rendimento dele vai deixar a desejar, se vc for usalo como ap deixe ele em bridge e controle os clientes com o server mk.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rafaelmju Ver Post
    Bom como estou começando agora, tenho um equipamento bem básico.

    Mikrotik intalado em pc ap, hd de 40Gb, 512Mb de mem, cartão R52H com adaptador minipci
    e uma onmi de 12Dbi.
    Uso hotspot e webproxy com cachefull.

    Sobre os nanos, eles aguentam quantos cliente em cada nano ??
    Qual a distancia que eles podem chegar usando com server ??

    E também tenho visto os proços dos nanos , estão meio caro para por em clientes.

    Alguém sabe alguém que vende esses nanos a um preço mais em conta.
    No teu caso, eu só acrescentaria mais cartões e trocaria a omni por setoriais.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rafaelmju Ver Post
    Bom como estou começando agora, tenho um equipamento bem básico.

    Mikrotik intalado em pc ap, hd de 40Gb, 512Mb de mem, cartão R52H com adaptador minipci
    e uma onmi de 12Dbi.
    Uso hotspot e webproxy com cachefull.

    Sobre os nanos, eles aguentam quantos cliente em cada nano ??
    Qual a distancia que eles podem chegar usando com server ??

    E também tenho visto os proços dos nanos , estão meio caro para por em clientes.

    Alguém sabe alguém que vende esses nanos a um preço mais em conta.
    pense no NS como um radio cliente robusto, o proprio nome ja diz Station... ele funciona bem como cliente e para pequenos enlaces ptp com pouco trafego em 5,8... se vc estiver pensando em melhorar seu ponto de acesso, adicione mais tres cartoes nesse pc-ap e coloque paineis setoriais, se quiser gastar pouco a propria Aquario tem paineis mais baratos doq os Hyper ou OIW...

  8. #8

    Padrão

    É justamente isso que pretendo fazer, como a demanda esta aumentando vou ter que comprar mas 2 cartão e colocar 3 setorias de 120º.

    Valeu pela ajuda de todos.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rafaelmju Ver Post
    Pessoal tenho meu servidor mikrotik aqui com meus clientes conectados e funcionando blz.

    Tenho ouvido muito falar dos Nanostation porém, não tenho muito certeza pra que ele serve.

    Gostaria de saber se compensa subistituir meu mikrotik por um Nanostation, ou integrar os dois sei lá se da certo ?

    Pra que exatamente serve os Nanostation ?

    Ele funciona apenas como cliente ou funciona como servidor também ?

    No caso de servidor, a antena interna dele tem quantos graus de irradiação ?

    Se eu fosse montar um servidor com Nanostation teria que colocar mais de um pra fechar 360º ?

    Compensa usar ele como cliente ou como servidor ??

    Estou pensando seriamente em mudar meu servidor, comprar novos equipamentos, será que vale a pena ??

    Fico no aguardo e agradeço de antemão por alguma resposta.

    Rafael.

    Rafael boa noite...

    Eu não abro mão da boa grade de 24db (Zirok, Aguario, etc..), ja ate tentamos usar o nanostation em clientes, mais no caso não ficou muito bom, optei pela grade de 24 e bullet2 (com firmware atualizado), edimax ou qualquer outro. Eu não aconselho a trocar o mk pelo nano, mk é muito superior em rendimento, segurança e oferece muitas opções em controle na sua rede...aqui usamos a rb433ah em varias aplicações e como server usamos o mk rb493, e tudo vai indo muito bem...

    nano é para cliente (2.4) ponto a ponto (5.8)
    mk é pra tudo...so não faz filho (adiquira uma rb 433ah)

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por brunopaespedro Ver Post
    Rafael boa noite...

    Eu não abro mão da boa grade de 24db (Zirok, Aguario, etc..), ja ate tentamos usar o nanostation em clientes, mais no caso não ficou muito bom, optei pela grade de 24 e bullet2 (com firmware atualizado), edimax ou qualquer outro. Eu não aconselho a trocar o mk pelo nano, mk é muito superior em rendimento, segurança e oferece muitas opções em controle na sua rede...aqui usamos a rb433ah em varias aplicações e como server usamos o mk rb493, e tudo vai indo muito bem...

    nano é para cliente (2.4) ponto a ponto (5.8)
    mk é pra tudo...so não faz filho (adiquira uma rb 433ah)
    hahaha

    se fizesse filho, jah ia comecar a ser um problema

    rsrsrs