+ Responder ao Tópico

1. Apos ler quase que por completo esse topico. E ver a duvida de geral acabei chegando nessa configuração que esta me atendendo bem.

Código :
    add action=mark-routing chain=output comment="" connection-mark=conn_na disabled=no new-routing-mark=to_ra passthrough=no
    add action=mark-routing chain=output comment="" connection-mark=conn_nb disabled=no new-routing-mark=to_rb passthrough=no

add action=mark-connection chain=prerouting comment="" disabled=no dst-address-type=!local in-interface=EthClientes new-connection-mark=conn_ma0 passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses:2/0
    add action=mark-connection chain=prerouting comment="" disabled=no dst-address-type=!local in-interface=EthClientes new-connection-mark=conn_mb1 passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses:2/1

add action=mark-routing chain=prerouting comment="" connection-mark=conn_ma0 disabled=no in-interface=EthClientes new-routing-mark=to_nra passthrough=no
    add action=mark-routing chain=prerouting comment="" connection-mark=conn_mb1 disabled=no in-interface=EthClientes new-routing-mark=to_nrb passthrough=no

/ ip firewall nat 

add action=masquerade chain=srcnat comment="MASCARAMENTO PCC" disabled=no out-interface=pppoe-out1
    add action=masquerade chain=srcnat comment="" disabled=no out-interface=pppoe-out2

/ ip route

add comment="" disabled=no distance=2 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=pppoe-out1 scope=30 target-scope=10
    add comment="" disabled=no distance=3 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=pppoe-out2 scope=30 target-scope=10

add comment="" disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=pppoe-out1 routing-mark=to_nra scope=30 target-scope=10
    add comment="" disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=pppoe-out2 routing-mark=to_nrb scope=30 target-scope=10

Pesquisando um pouco mais no forum e no wiki internacional do MK acabei me deparando com essa configuração aqui.

Código :
    / ip firewall mangle
    add chain=prerouting dst-address=10.111.0.0/24  action=accept in-interface=LAN
    add chain=prerouting dst-address=10.112.0.0/24  action=accept in-interface=LAN

add chain=prerouting in-interface=pppoe-out1 connection-mark=no-mark action=mark-connection \
        new-connection-mark=conn_na
    add chain=prerouting in-interface=pppoe-out2 connection-mark=no-mark action=mark-connection \ 
        new-connection-mark=conn_nb

add chain=prerouting  in-interface=EthClientes connection-mark=no-mark dst-address-type=!local \ per-connection-classifier=both-addresses:2/0action=mark-connection new-connection-mark=conn_ma0

add chain=prerouting  in-interface=EthClientes connection-mark=no-mark dst-address-type=!local \ 
        per-connection-classifier=both-addresses:2/1 action=mark-connection new-connection-mark=conn_mb1

add chain=prerouting connection-mark=conn_na in-interface=EthClientes action=mark-routing \ 
        new-routing-mark=to_ra
    add chain=prerouting connection-mark=conn_nb in-interface=EthClientes action=mark-routing \
        new-routing-mark=to_rb

add chain=output connection-mark=conn_na action=mark-routing new-routing-mark=to_ra     
    add chain=output connection-mark=conn_nb action=mark-routing new-routing-mark=to_rb

/ ip route
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=pppoe-out1 routing-mark=to_ra check-gateway=ping
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=pppoe-out2 routing-mark=to_rb check-gateway=ping

add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=pppoe-out1 distance=1 check-gateway=ping
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=pppoe-out2 distance=2 check-gateway=ping

/ ip firewall nat 
    add chain=srcnat out-interface=pppoe-out1 action=masquerade
    add chain=srcnat out-interface=pppoe-out2 action=masquerade

minha duvida é. qual seria a difereneça de uma para a outra? por que ao analizar ela vejo que a marcação de pacotes são diferentes e algumas outras coisas.

Desde ja agradeço pela atenção.

2. Fala galera, estou aqui novamente!!!
    Bom meu PCC depois das ultimas duvidas q o Aka2005 e o Geek me resolveu em relacao a o DNS, esta perfeito desde janeiro.
    Volte e meia tenho problemas com alguns sites, mais ai tiro do balanceador e fica td ok.

Bom eu estava aqui analisando, e percebi q o link DSL soh fica ruim, quando o upload sobe muito. Ex.: Aqui to usando um dedicado de 10mb up e down, e dois DSL de 8mb. Bom os DSL 8mb ele chega ate 800kbps de up, porem quando passa dos 400kbps ele sobe a latencia e o ping sobe e consequentemente, sobe de todos que estao saindo por ele no momento.

Bom ai pensei, e se limitar o upload do DSL para 400kbps!!!? Como tenho 10mb de up no link dedicado, acho que nao terei problemas pois o PCC ira balancear o up!!
    Bom tentei aqui, criei uma QUEUE para o discador pppoe, nao deu certo! Criei tbm uma queue para a interface do DSL e tbm nao deu certo!
    Fui na interface, achei uma opcao de Bandwidth tentei limitar o upload em 400kbps e tbm nao deu certo!!!
    Esse nao deu certo que falo é que nem chegou a discar o pppoe para o DSL. É soh eu limitar a banda que ele nao disca!!

Bom entao estou aqui perguntando a vcs, se tem como eu limitar a banda UP do meu link DSL que esta em modo bridge discando pppoe????
    Eu pensei em colocar uma RB antes para discar e limitar o PPPoE do DSL, mas nao fiz o teste ainda. Se caso ninguem souber como limitar o upload direto da router que disca, irei fazer esse teste com outra RB.

Aguardo. Obrigado.

3. Parabéns pelo tópico muito bem explicado.

Tenho uma dúvida pois no meu caso tenho 3 Links dedicado + 1 link PTT na seguinte forma:

Operadora A 50 Mbps
    Operadora B 50 Mbps
    Operadora C 30 Mbps
    Link PTT 20 Mbps

Como posso fazer um loadbalance nesse caso pois todos meus clientes utilizam meus IPs de minha AS.

Como fazer Loand Balance com BGP com 4 links diferentes usando IPs públicos de uma AS sem fazer mascarade ???

4. Parabéns pelo tópico muito bem explicado.

Tenho uma dúvida pois no meu caso tenho 3 Links dedicado + 1 link PTT na seguinte forma:

Operadora A 50 Mbps
    Operadora B 50 Mbps
    Operadora C 30 Mbps
    Link PTT 20 Mbps

Como posso fazer um loadbalance nesse caso pois todos meus clientes utilizam meus IPs de minha AS.

Como fazer Loand Balance com BGP com 4 links diferentes usando IPs públicos de uma AS sem fazer mascarade ???

5. Eduardo, procura pelos artigos do Julião Braga (abraço julião), tem material suficiente pra escrever um livro, ou pra resolver o seu problema se assim preferir.

O alexandre também escreveu aqui no fórum sobre o prepeend no bgp, tem diversos artigos abordando isso aqui no underlinux.

Valeu

Tópicos Similares

1. Respostas: 12
    Último Post: 15-05-2015, 17:14
  2. Respostas: 6
    Último Post: 08-03-2015, 02:04
  3. Respostas: 2
    Último Post: 18-06-2014, 16:27
  4. Respostas: 273
    Último Post: 20-09-2012, 10:39
  5. duvida sobre link dedicado por balance de operadora
    Por boneco no fórum Servidores de Rede