+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Montando PONTO de Acesso

    Amigos, boa noite. Preciso da ajuda para montar meu primeiro POP, quais equipamentos ter na torre para 40 cliente, meus clientes estao em um raio 3 km quadrado. O link já estar na torre.
    Tenho quebrado muito a cabeça, mas não consegui chegar num consenso.
    Obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Montando PONTO de Acesso

    Olá meu caro, qual sua dúvida exatamente?

    Pelo que entendi, você quer montar um AP mas está com dúvida na ligação física dos equipamentos, é isso?

    Bom, sou iniciante e não sei se esta é a melhor forma, mas aqui recebo o link que vai diretamente para uma routerboard Mikrotik RB 750 GL.

    O link entra na RB através da Ether 1 e sai através da ETHER 2 e 3 para dois rádios AP que possuo, onde nestas ethers (2 e 3) também rodam um servidor PPPOE (Na mesma RB!);

    Sempre tive a dúvida sobre colocar um switch na ether 2 para conectar os 4 rádios (Funcionaria? É indicado?), mas como tenho portas sobrando na RB, prefiro utilizar elas.

    Meus rádios AP são configurados como Bridge, e nos clientes faço NAT com discagem pppoe direto nos rádios!

    Acredito que seja a forma mais simples, espero ter te dado alguma luz!

    -- Quanto a equipamentos, o pessoal aqui tem me recomendado fortemente a linha Mikrotik e UBNT. Você pode procurar por paineis setoriais, antenas destas marcas que com certeza será bem atendido.
    Eu estou usando a linha Intelbras (Wom 5000 mimo nos clientes, APC 5m 90+ na torre), e por enquanto estou satisfeito com a marca!

    Caso não seja esta sua dúvida, por favor, seja mais específico! rsrs

  3. #3

    Padrão Re: Montando PONTO de Acesso

    Alfenido! Seria mais ou menos isso, quero montar sim um AP, mas minha estar em ter o eqto X ou Y como exemplo:
    1 RB 912 com uma setorial 5,Ghz
    Ou
    1 Antena omnitilk Ghz ou então
    RB 433 com cartões e Painel setorial

    Obrigado.

    Enviado via XT1040 usando UnderLinux App

  4. #4

    Padrão Re: Montando PONTO de Acesso

    Citação Postado originalmente por sergiogoma Ver Post
    alfenido! Seria mais ou menos isso, quero montar sim um ap, mas minha estar em ter o eqto x ou y como exemplo:
    1 rb 912 com uma setorial 5,ghz
    ou
    1 antena omnitilk ghz ou então
    rb 433 com cartões e painel setorial

    obrigado.

    Enviado via xt1040 usando underlinux app
    olá amigo, o certo seria vc montar um grupo de painéis fazendo os 360 graus, faça isso o custo fica mais caro, mas lhe dará menos dor de cabeça no futuro

    equipamentos vc pode ultilizar uma omnitik sim, mas não espere muito dela, aqui eu uso somente com 40 clientes com um trafego de no maximo de 15m se colocar 50 ou 60 clientes ou então mais banda ela começa a pedir arrego,

    ou pode ser 912 com setorial 5.8
    ou nano station m5 (gostei mais)

    e para core da torre, não coloque 750, pense no futuro coloque no minimo uma 450g para os 40 clientes ou se pretende ter mais logo uma 1100x2.

  5. #5

    Padrão Re: Montando PONTO de Acesso

    Você também pode utilizar as Setoriais Blindadas ALGcom:
    http://www.algcom.com.br/produtos/ve...iais-blindadas


  6. #6

    Padrão Re: Montando PONTO de Acesso

    Amigo, como seria a configuração desse core usando a RB 450G e as nano station m5?
    Obrigado.

    Enviado via XT1040 usando UnderLinux App

  7. #7

    Padrão Re: Montando PONTO de Acesso

    Citação Postado originalmente por Sergiogoma Ver Post
    Amigo, como seria a configuração desse core usando a RB 450G e as nano station m5?
    Obrigado.

    Enviado via XT1040 usando UnderLinux App
    vc pode colocar a rb450g ou uma rb2011uias-rm para fazer a autenticação dos clientes e as nano Station em bridge para conectar os clientes. obs: ( lembrando que a 450g só é boa para trafego de até 30M a 2011 da para conectar ate 70 clientes com trafego total de 80 a 100M ). faça um desenho de como estar sua rede ai que eu posso te passar algum pequeno projeto. se voçê se interessar meu email [email protected].