+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Apache dando vários erros

    Olá amigos do fórum.

    Estou tendo um problema para criar um VirtualHost para um site hospedado no meu servidor.

    Segui alguns tutoriais na net para fazer isso, mas ao iniciar o serviço do apache, recebo várias linhas de erro, descritas a seguir:

    ~# /etc/init.d/apache2 restart
    Restarting web server: apache2apache2: apr_sockaddr_info_get() failed for bolonha
    apache2: Could not reliably determine the server's fully qualified domain name, using 127.0.0.1 for ServerName
    [Fri Aug 28 17:37:10 2009] [error] VirtualHost *:80 -- mixing * ports and non-* ports with a NameVirtualHost address is not supported, proceeding with undefined results
    [Fri Aug 28 17:37:10 2009] [warn] NameVirtualHost *:80 has no VirtualHosts
    ... waiting apache2: apr_sockaddr_info_get() failed for bolonha
    apache2: Could not reliably determine the server's fully qualified domain name, using 127.0.0.1 for ServerName
    [Fri Aug 28 17:37:11 2009] [error] VirtualHost *:80 -- mixing * ports and non-* ports with a NameVirtualHost address is not supported, proceeding with undefined results
    [Fri Aug 28 17:37:11 2009] [warn] NameVirtualHost *:80 has no VirtualHosts

    Por incrível que pareça, funcionou e abriu a página do site corretamente. Só que eu não posso deixar um servidor rodando com esse monte de erros.

    Alguém poderia me auxiliar nisso? Já tentei de tudo, mas esses erros do Apache continuam.

    E antes de configurar o VirtualHost, ele não dava erro algum. Creio ser problema no código mesmo.

    Para ajudar, vou anexar os arquivos envolvidos nesta configuração, que são o /etc/hosts, /etc/apache2/ports.conf, /etc/apache2/sites-available/meu_dominio e /etc/apache2/sites-available/default.

    Agradeço a ajuda desde já.
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  2. #2

    Padrão

    voce especificou em ServerName um nome em que o apache nao consegue resolver para um endereço IP

    existem 2 soluções:

    a primeira é cadastrar o nome e ip no arquivo /etc/hosts
    a segunda eh trocar o nome por 'localhost'

    a sintaxe do /etc/hosts é:

    IP host.completo apelido

    exemplo:

    200.200.200.10 router.meuprovedor.com.br router


    assim se eu tentar:

    ping router

    eh o mesmo que pinga 200.200.200.1 ou ping router.meuprovedor.com.br

  3. #3

    Padrão

    Cara, obrigado pela dica, eu fiz a ateração no /etc/hosts e até aí tudo bem. Eu consigo pingar o nome do servidor.

    Só que os erros do Apache permanecem. Mesmo eu colocando localhost em ServerName.

    E tem mais uma coisa que eu me esqueci de por no post inicial: Eu estou fazendo este teste na porta 80, mas na verdade eu vou precisar que a porta seja a 8083, por conta de outro servidr ocupando a porta 80 do meu Gateway. Este Gateway está redirecionando a porta 80 para um outro servidor web já em uso. Isso me força a ter que usar outra porta no Apache e me foi pedido para usar a 8083.

    Em fazendo o Apache funcionar certinho na porta 80, é muito complicado alterar para a 8083?

    Só por curiosidade: Seria possível redirecionar a porta 8083 do Firewall do meu Gateway para a porta 80 desse servidor, economizando a alteração da porta no apache? Caso seja possível eu teria a porta 80 do Gateway indo ara a porta 80 do Servidor Web 1 e a porta 8083 do gateway indo para a porta 80 do Servidor Web 2. Viajei ou isto é possível?

    Valeu pela ajuda!!!
    Última edição por felixleonardo; 29-08-2009 às 21:51. Razão: Completar o raciocínio

  4. #4

    Padrão

    <VirtualHost *>
    ServerAdmin [email protected]
    ServerName teste.com
    ServerAlias teste.com
    DocumentRoot /var/www/moodle18

    # Logfiles
    ErrorLog /var/log/error.log
    CustomLog /var/log/access.log combined
    </VirtualHost>



    ali nao é *

    usa <VirtualHost *:80> porque vc declarou o NameVirtualHost como *:80 !!

  5. #5

    Padrão

    Alex, eu coloquei troquei de * para *:80, como você sugeriu, mas o Apache continua a me dar erros:
    O que é esse erro -- mixing ports and non-* ports? Porque ele aparece em todas as linhas de erro.

    Restarting web server: apache2[Sun Aug 30 14:04:33 2009] [error] VirtualHost *:80 -- mixing * ports and non-* ports with a NameVirtualHost address is not supported, proceeding with undefined results
    [Sun Aug 30 14:04:33 2009] [error] VirtualHost *:80 -- mixing * ports and non-* ports with a NameVirtualHost address is not supported, proceeding with undefined results
    [Sun Aug 30 14:04:33 2009] [warn] NameVirtualHost *:80 has no VirtualHosts
    ... waiting [Sun Aug 30 14:04:34 2009] [error] VirtualHost *:80 -- mixing * ports and non-* ports with a NameVirtualHost address is not supported, proceeding with undefined results
    [Sun Aug 30 14:04:34 2009] [error] VirtualHost *:80 -- mixing * ports and non-* ports with a NameVirtualHost address is not supported, proceeding with undefined results
    [Sun Aug 30 14:04:34 2009] [warn] NameVirtualHost *:80 has no VirtualHosts

    Quanto mais eu mexo, mais erros me aparecem.
    Imagina então pra mudar para a porta 8083... quero nem pensar. rsrs

  6. #6

    Padrão

    verifica em todos os includes e confs. se tem alguma referencia a VirtualHost *

    e troca para VirtualHost *:80

  7. #7

    Padrão

    Consegui!!!

    O Apache reiniciou sem erro algum.

    O que eu fiz foi uma cópia do arquivo /etc/apache2/sites-available/default e troquei os caminhos e IP's pelos do meu domínio.

    E também troquei os * pelo IP da máquina.

    Funcionou sem erros.

    Muito obrigado por sua ajuda e, principalmente, paciência!!

    Um abraço!
    Última edição por felixleonardo; 31-08-2009 às 09:17. Razão: Problema resolvido

  8. #8

    Padrão

    NameVirtualHost *

    é igual a

    NameVirtualHost *:0