+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida sobre homologação e scm

    Boa tarde caros amigos do underlinux
    Eu começei a mexer com mikrotik e wi fi e estou querendo legalizar meu provedor estou vendu uma torre estaiada de 30 mt e queria saber quais os procedimentos pra tirar scm e da torre se precisa tar homologaga, eih mais uma pergunta o mikotik é fiscalizado junto a anatel tbem e os cartões hj uso omini slot e engenius pci setado em 15 dbi, queria saber sobre engenheiro da torre junto a o crea porque minha torre vai ser feita por uma serralheria aqui. Eu posso utilizar adsl com scm sem problemas ou não. e se usar dedicado posso usar adsl junto. As antenas eu estou encomendando todas homologadas mas os cartões num são ainda. Em fim galera quanto eu gasto pra fazer isso tudo.

    Desde ja agradeço aos que me derem uma luz.

  2. #2

    Padrão

    quem regulariza a torre eh o CREA, arruma um engenheiro civil pra fazer ART para vc... SCM aki no forum tem varios consultores, da uma pesquisada recomendo consultores pois ja conhecem bem o procedimento... quanto a equipamentos tem q ser todos homologados, radios, antenas, cabos, modens, roteradores, conectores, caso de MK sao os cartoes que devem ser homologados... com relaçao a usar ADSL seus problemas vao ser com a operadora q nao permite vc comercializar o mesmo, entao sujiro começar correto, com link dedicado...

  3. #3

    Padrão

    procura no google empresa proxima a vc q faça parceria SCM, pois e a opção mais barata, lembrando q tem q ser uma empresa seria q tenha consultores e advigados para qualquer problema eles lhe darem suporte, em relação a fiscalização da torre é com prefeitura, mas lembrando q preferencialmente no seu projeto vc ja deixe tudo correto no inicio para não se envolver com suporte e montagem e ser pego de repente com calça curta, vlw.

  4. #4

    Padrão

    Bom dia,

    há vários tópicos aqui no forum sobre esse assunto. Dê uma pesquisada.

    Para começar a Anatel não exige um modelo específico de torre. Os fabricantes de torre em geral seguem o padrão das ''antigas normas Telebrás''. Ocorre que uma torre precisa seguir normas de segurança e de construção tendo em vista terreno, velocidade do vento, peso da estrutura, cabos de sustentação (torres estaiadas), cálculo da base, dentre outros fatores.

    Muitas cidades tem normas de posturas. Por isso, elas exigem projetos de construção e montagem assinados por engenheiro qualificado.

    A Anatel exige ART/CREA de Engenheiro Eletricista (Eletrônica ou Telecomunicações), Engenheiro em Eletrônica ou Engenheiro em Telecomunicações para assinar projetos de solicitação de outorgas e para licenciamento de estação.

    Citação Postado originalmente por Rmnet Ver Post
    Boa tarde caros amigos do underlinux
    Eu começei a mexer com mikrotik e wi fi e estou querendo legalizar meu provedor estou vendu uma torre estaiada de 30 mt e queria saber quais os procedimentos pra tirar scm e da torre se precisa tar homologaga, eih mais uma pergunta o mikotik é fiscalizado junto a anatel tbem e os cartões hj uso omini slot e engenius pci setado em 15 dbi, queria saber sobre engenheiro da torre junto a o crea porque minha torre vai ser feita por uma serralheria aqui. Eu posso utilizar adsl com scm sem problemas ou não. e se usar dedicado posso usar adsl junto. As antenas eu estou encomendando todas homologadas mas os cartões num são ainda. Em fim galera quanto eu gasto pra fazer isso tudo.

    Desde ja agradeço aos que me derem uma luz.