+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Sinal caiu!!!

    Galera é o seguinte, tenho um ponto de distribuição com as seguintes caracteristicas:

    -Antena Omini Aquário 15 dbi
    -Cabo rgc213 4 metros
    -Cartão Minipci Engenius

    De um tempo pra cá o sinal caiu consideravelmente em meus clientes. Já troquei todos os itens acima, a unica coisa que não troquei neste ponto é a rb, um rb133 com fonte de pc.
    Fica minha duvida, o que pode estar acontecendo, sera que a rb pode interferir no sinal tambem?
    Grato.

  2. #2

    Padrão Ola

    Como vai amigo, ja tive varias vezes problemas muito parecidos que o seu, vou te relator o que foi em cada caso para vc ver se aplica no seu provedor.

    O meu primeiro provedor, depois de 5 meses funcionando porfeito passou a ficar com um sinal insatisfatorio, quando fiz um scan na rede percebi que o canal que usava estava congestionado, foi só trocar de canal que pow, ficou fino demais!!!

    Nesse mesmo provedor tive um problema semelhante, quando troquei a fonte e resolvel o problema, te aconselho usar uma fonte propia p/ mikroik com 24v/2 amperes no minimo

    Em uma manutenção em um provedor cliente que estava com o mesmo problema era o cartão que estava danificado.

    Se vc está usando um N/macho /Nmacho para ligar o pig do cartão na antena troque por um feito eletronicamente pois este cabo tem que ser 100%

    Por ultimo se nada der certo procure aterrar o Mikrotik que faz uma diferença gigante.

  3. #3

    Padrão

    Parceiro, valeu pelas dicas, quanto a canais, já testei e não resolveu, quanto a cartão tambem. Vou testar essa sujestão sua de fonte. Porém acho dificil, pois todos meus pontos utilizo este tipo de fonte e não tenho problema.

  4. #4

    Padrão

    o sinal caiu? ou a rede começo a ficar lenta?

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MaxAdriano Ver Post
    o sinal caiu? ou a rede começo a ficar lenta?
    Sinal caiu, por exemplo tem um lugar onde meu sinal era no ap 50 o do meu concorrente era 49, hoje o meu concorrente continua com os 49 e o meu sinal ta 28!!!

  6. #6

    Padrão

    bom, poderia ser varias coisas, pig tail, cartão, mas vc disse que subistituiu, eu acredito que a rb não possa ser, pq ela não envia sinal, se vc esta usando fonte adequada, faça o teste em outro cliente, pq pode ter dado problema em seu cliente...

  7. #7

  8. #8

    Padrão

    Estou com o mesmo problema em minha rede. O sinal de -45 passou para -87.

    Eu não sabia que tinha que fazer aterramento na RB para menhorar o sinal !!!

    Isso realmente procede????

  9. #9

    Padrão

    Qual a potência que tu setou neste cartão?, Veja senão levantou mais algumas torres e quantas foram ao redor da sua ou mais próxima a sua desde quando voce colocou a sua, pois pode estar ocorrendo poluição RF, sendo isso retire a sua antena de 15 e coloque uma de 8dbi sai fora de aquarios e vá de hyperlink, e se tiver com o bolso sossêgando que ninguém ultimamente esta troque engenius por XR2 ubiquiti menos sussetivel a ruidos, o engenius tu deve ta usando o 8602 muito senssível pega tudo de bom e ruim que vinher pela frente, quanto ao aterramento de cartão não melhora sinal algum, e sim protege contra sobretensão pra não queimar o mesmo.




    Citação Postado originalmente por Meiobit Ver Post
    Galera é o seguinte, tenho um ponto de distribuição com as seguintes caracteristicas:

    -Antena Omini Aquário 15 dbi
    -Cabo rgc213 4 metros
    -Cartão Minipci Engenius

    De um tempo pra cá o sinal caiu consideravelmente em meus clientes. Já troquei todos os itens acima, a unica coisa que não troquei neste ponto é a rb, um rb133 com fonte de pc.
    Fica minha duvida, o que pode estar acontecendo, sera que a rb pode interferir no sinal tambem?
    Grato.

  10. #10

    Padrão Aterramento

    Bem se o aterramento não melhora coisa alguma deve ter sido magica eu ter aterrado meu mikrotik e meus problemas de interferencia reduzido quase que 90%, e com certeza os professores de certificação Mikotik com quem eu estudei devem ter inventado isso, então boa sorte para quem não aterrou, alem de não se proteger fica com um sinal com mais ruido!!!

  11. #11

    Padrão

    Ou teu professor falou bobeira ou tu faltou essa aula, porque se ele tiver o minimo de conhecimento em transmissão RF mais eletrônica, sabera que um bom aterramento lógico que é preciso mais não nesse caso e nem em outros com problemas de ruidos, moço que se livrar de interferências em sua torre, cartão bom mais antena boa, tu acha que uma claro,Oi,Tim da vida investe mais em que nas torres deles....se não rádio e antenas....Pense... Só repondi pensando no bem estar do colega que abriu o tópico isso aqui não é pra gerar intriga, não me leve a mau...