+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Angry Nano Station não repassa o MAC

    Estou com problemas de repassar os Mac's dos clientes para o MK atravez das Nanostation 2 e 5.
    Alguem já viu e conseguiu resolver esse problema?
    Coloquei em wds e atualizei o firmeware conforme vi em alguns foruns e não resolveu, além disse ta perdendo muito pacote de uma nano 2 para outra, sendo que a distancia não passa de 500 metros.

    Servidor MK --- NANO 5
    V
    V
    NANO 5 ---- SWITCH ---- NANO 2 (AP WDS)
    V
    V
    NANO 2 (AP WDS)
    V
    V
    Cliente com notebook ou USB Wireless

  2. #2

    Padrão

    deixe todos como WDS, e somente o ultimo radio... q ira enviar sinal aos clientes, deixe como AP

    referente ao cliente... ele pode estar pegando sinal fraco, por isso as percas de pacotes
    ou... o nano estar recebendo sinal fraco do notebook, ja que o notebook possui antena interna de 2 dbi.

  3. #3

    Padrão

    O problema que tenho que deixar como AP WDS por conta das outras Nanos que ficam em locais diferentes.
    O cliente o sinal ta bem forte, eu testei com o meu notebook ao lado da NANO 2 e para ela eu pingo bem, agora depois dela fica pessimo, sendo que a que esta enviando para ela estar uns 25 metros, não tem como o sinal ta ruim. Tem alguma configuração interna nas nanos que eu posso modificar para ficar melhor. Vc tem algum Backup para poder me passar?

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    deixe todos como WDS, e somente o ultimo radio... q ira enviar sinal aos clientes, deixe como AP

    referente ao cliente... ele pode estar pegando sinal fraco, por isso as percas de pacotes
    ou... o nano estar recebendo sinal fraco do notebook, ja que o notebook possui antena interna de 2 dbi.

  4. #4

    Padrão nano2 nano 5

    persocom ola vou tentar ajudar apesar de nao ter compreendido bem teu problema

    1 vc ta dizendo que se pingar para ns2 que manda sinal pra vc nao perde pacote porem se pingar para o ip da ns2 que ta atraz ou seja a do enlace perde pacote ......

    se for isso e pro de sinal nao tem como nao ser se ta so 25mt de distancia cara deve ser estrutura ligada de forma errada faz o seguinte para facilita coloca o esuqema da rede toda pq vc diz que nao pode tirar a ns2 do wds pois tem outras ligadas usando wds com ela .... entaum vc nao ta faladando da rede toda ( e como fica com ack afinal deve ter ponstos mais distantes e outros mais pertos ) .....

    fico no aguardo

  5. #5

    Padrão

    Eu tenho varias nanostation 2 dentro de um conjunto predial.
    A cada 4 predios dentro desse conjunto eu coloquei uma nano 2 como AP WDS, totalizando 6 nanostation 2 no conjunto ao todo para clientes com notebooks.
    E tenho uma Nano 5 que faz ponte para outro conjunto onde fica o MK administrando os dois conjuntos. Essa Nano 5 fica ligado em um switch que liga em uma só nano 2, essa nano 2 que envia para as outras 6 nanos tudo em wds. Com o meu notebook eu pingo para o mk perfeito atravez da primeira nano 2, a que fica ligado diretamente no switch com a nano 5. Mas quando tento pingar pelas as outras nanos que fica ligado atravez de AP WDS eu perco muito pacote para a primeira nano 2 e 5.
    Vê se tem como entender.

  6. #6

    Padrão

    deixa eu ver se entendi...
    apesar de vc ja ter descrito o cenario no inicio... estou fazendo o q entendi.
    o cenario esta mais ou menos assim:

    MK
    |
    NS5
    |
    NS5
    |
    Switch - NS2
    |
    -------------
    | | | | | |
    outras 6 Nano... configuradas como AP+WDS
    os clientes deveriam se conectar nessas ultimas nano.


    1> para vc ter configurado as outras nanos como AP+WDS... suponho que estejam todas com o mesmo SSID, canal, etc...
    ja que... para configurar o WDS, os dois pontos precisam estar iguais (modulacao, canal, mac do outro, etc e tal).
    estou errado?

    se estou correto... vou te deixar algo para pensar:
    o que acontece qdo vc coloca um radio em sua torre (AP)
    e vem um concorrente e coloca um radio nas proximidades, com o mesmo SSID, Canal, etc e tal?
    o q vai acontecer com o seu radio, em sua torre?
    Última edição por AndrioPJ; 02-09-2009 às 13:01.

  7. #7

    Padrão

    A topologia ta correta, menos o SSID, eu coloquei nomes diferentes.
    Já fiz muito wds só que não com NANO e todas eu coloquei SSID diferentes e canais diferentes e funcionaram sempre de forma perfeita.



    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    deixa eu ver se entendi...
    apesar de vc ja ter descrito o cenario no inicio... estou fazendo o q entendi.
    o cenario esta mais ou menos assim:

    MK
    |
    NS5
    |
    NS5
    |
    Switch - NS2
    |
    -------------
    | | | | | |
    outras 6 Nano... configuradas como AP+WDS
    os clientes deveriam se conectar nessas ultimas nano.


    1> para vc ter configurado as outras nanos como AP+WDS... suponho que estejam todas com o mesmo SSID, canal, etc...
    ja que... para configurar o WDS, os dois pontos precisam estar iguais (modulacao, canal, mac do outro, etc e tal).
    estou errado?

    se estou correto... vou te deixar algo para pensar:
    o que acontece qdo vc coloca um radio em sua torre (AP)
    e vem um concorrente e coloca um radio nas proximidades, com o mesmo SSID, Canal, etc e tal?
    o q vai acontecer com o seu radio, em sua torre?

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por persocom Ver Post
    A topologia ta correta, menos o SSID, eu coloquei nomes diferentes.
    Já fiz muito wds só que não com NANO e todas eu coloquei SSID diferentes e canais diferentes e funcionaram sempre de forma perfeita.

    cara me corrigam ae se eu estiver falando asneira mas wds e nescessario tar no mesmo canal ?

    so quando se usa wds station usados pelos ubiqui e que no cliente nao nescessita de canal pois e como se fosse wds auto ele mesmo seta o canal deacordo com o ap wds

    no seu casso ainda acho que e topologia errada ... tenta colocar o ap em modo ap e vc no modo cliente so pra testar e ve se ainda perde pacote , pois do jeito que ta acho que o ack deve ficar variando ae vc acaba tendo perca

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por persocom Ver Post
    A topologia ta correta, menos o SSID, eu coloquei nomes diferentes.
    Já fiz muito wds só que não com NANO e todas eu coloquei SSID diferentes e canais diferentes e funcionaram sempre de forma perfeita.
    sei la viu
    mas ate onde eu sei.. em wds.. precisa estar no mesmo canal... independente de vc ter setado ele ou nao...
    sendo assim... se varios equipamentos estao como AP, no mesmo canal e proximos... vc tera uma interferencia mto grande.
    o q ira acontecer de ter percas de pacotes...
    faca um teste.. desligue todos os outros equipamentos, e so deixe 1.. no maximo 2 ligados.
    e veja se vai ter o mesmo numero de pacotes perdidos

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    sei la viu
    mas ate onde eu sei.. em wds.. precisa estar no mesmo canal... independente de vc ter setado ele ou nao...
    sendo assim... se varios equipamentos estao como AP, no mesmo canal e proximos... vc tera uma interferencia mto grande.
    o q ira acontecer de ter percas de pacotes...
    faca um teste.. desligue todos os outros equipamentos, e so deixe 1.. no maximo 2 ligados.
    e veja se vai ter o mesmo numero de pacotes perdidos

    Deu no mesmo, já fiz esse teste e nada.

  11. #11

    Padrão

    persocom cara ta ficando meio confusso de le ajudar sem maiores informacoes .......



    fassa asim tente colocar um pouco melhor como ta ligado esses enlaces e diga tipo como foi esse teste de ping que perde pacote ( e seu problema e passar o mac ou perca de pacote ) .............


    ex: mk--> ns5-1 --- ns5-2 --- tem um switch --- ns2wds ---------- para cliente

    ping ns2wds 100% de pacotes recebidos

    ping ns5-2 30% de perca

    e 500m das ns2 tem visada limpa .. pq cara e muito perto para ser pro de sinal ................
    Última edição por leobsl; 02-09-2009 às 16:52.

  12. #12

    Padrão

    deixa eu ver:

    vc desligou todas as outras nanos.. deixou assim:

    MK
    |
    NS5
    |
    NS5
    |
    Switch - NS2(AP+WDS)
    |
    -------------
    | NS2(AP+WDS)(uma unica nano.. nao mais 6 nanos) ????

    ai vc se conectou na ultimo nano, e continou perdendo pacote na comunicacao com o mk??
    mas qdo vc se conecta na primeiro nano2, q ta do lado do switch, nao perde pacote nenhum na comunicacao com o mk??


    entao, faca um segundo teste... mantenha todas as outrss nanos desligadas, deixe como acima...
    porem, a ultimo nano, retire a opcao de wds... deixe ela apenas como cliente wds...
    se conecte diretamente na porta lan dela, e veja se tera perca de pacote na comunicacao com o mk!?


    MK
    |
    NS5
    |
    NS5
    |
    Switch - NS2(AP+WDS)
    |
    -------------
    | NS2(WDS)