+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como montar um cluster?

    Ola, eu tenho um desktop e um notebook e to querendo montar uma rede em cluster com eles. Gostaria que alguem me tirasse algumas duvidas como: como eu monto a rede em cluster? preciso de algum sistema operacional especifico? iria aumentar o desempenho em quantos %? Alguem poderia me ensinar ou algum tutorial ou site especifico onde eu possa encontrar essas informações, sem que eu precise perder tempo googlendo 200 mil sites?

    P.S.: meu desktop é um pentium 4, 2.8, 1G de ram, windows xp e o notebook é um core 2 duo, 2.4, 3G de ram, 3M de cache, dual boot com linux ubuntu 9.04 e windows vista home.

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por liecht Ver Post
    Ola, eu tenho um desktop e um notebook e to querendo montar uma rede em cluster com eles. Gostaria que alguem me tirasse algumas duvidas como: como eu monto a rede em cluster? preciso de algum sistema operacional especifico? iria aumentar o desempenho em quantos %? Alguem poderia me ensinar ou algum tutorial ou site especifico onde eu possa encontrar essas informações, sem que eu precise perder tempo googlendo 200 mil sites?

    P.S.: meu desktop é um pentium 4, 2.8, 1G de ram, windows xp e o notebook é um core 2 duo, 2.4, 3G de ram, 3M de cache, dual boot com linux ubuntu 9.04 e windows vista home.
    Cluster é complicado, acho que vai ter que googlear mesmo.. tambem vou e posto alguns materiais que encontrar aqui ..

  4. #4

    Padrão Estes links podem ajudar

    Seguindo este tutorial conseguimos montar un cluster:

    https://wiki.ubuntu.com/MpichCluster

    Na página abaixo há outros links que podem ajudar.

    Links Diversos (Disciplina de Sistemas Distribuidos - 2009/2)

    Abraços.

  5. #5

    Padrão

    O interessante é usar 2 hardwares iguais para montar um cluster (não é necessariamente uma regra, mas altamente recomendavel). Existem tipos de cluster, como por exemplo balanceamento de carga (divide o procesamento de uma tarefa), tem os clusters de redundancia ( se um cai, o outro assume a tarefa)......Qual vc está pensando em fazer ?

    O cluster em linux basicamente é constituido de 3 softwares. Heartbeat, mon e drdb (porém, existem outros softwares). Aqui mesmo no under-linux existe um forum sobre clusters https://under-linux.org/sistemas-ope...sponibilidade/

    []'s,
    Renato

  6. #6

    Padrão

    eu uso debian, entao uso essa dupla:

    Heartbeat e DRBD

    segue um bom tuto...

    http://www.vivaolinux.com.br/artigo/...s-do-DRBD-0.7/

    mas ja vou avisando...cluster não é algo tão simples...

    eu trabalho com 2 máquinas identicas usando drbd, como se fosse um RAID 0 em rede....

    boa sorte

  7. #7

    Padrão

    Para cluster teste o Pelican HPC. Ele é muito fácil de configurar e inclusive tem um live CD que dá boot com quase tudo pronto, só precisando configurar a senha e a faixa de IP do DHCP.

    Infelizmente falta tutorial pra ele um português. Achei esse em inglês que está bem explicado: PelicanHPC Tutorial