+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ponto a Ponto Nstreme usando antena Dual

    Bom Dia

    Preciso fazer um ponto a ponto. para transportar 10mb de link full,
    numa distancia de 50km com um ponto no meio, os ponto sao de 25km cada

    pensei em usar rbs 433AH e XR5 da Ubiquiti... no modo NStreme, a minha duvida é se posso usar antenas com duas polarização ao envez de usar duas antena cada lado.
    pensei em usar essa
    HYP 29DBI HG5158DP-29D 5.1GHZ ATÉ 5.8GHZ Dual polarity feed system - (2) N-Female connectors
    consigo fazer o nstreme usando essa antena? ou seria melhor entao usar 4 antenas por enlance?


    Obrigado


  2. #2

    Padrão

    tenho um link aki funcionando com antena dual so que nao ficou como esperado mais ta funcionando, queria saber se usando 2 antenas ao em ves de 1 ficaria melhor, ajuda ae pessoal

  3. #3

    Padrão

    Olha, eu tenho um de 30 km, com mais ou menos uns 20 mega full, isso sem usar NS dual, usando XR5 e PB1257 da Ideal, com essas que você citou é certo de você conseguir sim. Recomendo antenas altas em torres boas. Capricha no aterramento.

  4. #4

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcosx Ver Post
    como que se faz um bom ateramento??
    Temos alguns tópicos aqui sobre isso, mais o ideal mesmo é contratar uma empresa especializada, pois ela irá certificar de forma correta a qualidade do seu aterramento.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcosx Ver Post
    como que se faz um bom ateramento??

    ....ta meio perdido aki ne...hehehhe....tem outros topicos ai a respeito, da uma olhada por ai

  7. #7

    Padrão Tinha me ISKICIDO

    Disse que ia postar aki os resultados, do meu teste ,pois bem o resultado foi o seguinte

    tinha 1 antena dual em cada torre com 1 rb com 2 cartoes fazendo nstreme dual, cada cartao ligado numa polarizacao

    meu sinal dava -71 e nao tava conseguindo passar mais do que 4 mb

    desativei o nstreme dual e e deixei so um cartao ativado em cada rb ( fis um wds )

    meu sinal foi pra -52 fikei ate assustado, fis o teste com o novo sinal e ainda tava passando no maximo 4 mb, ai eu fikei sem saber mais o que fazer, ate que com 7 dias mexendo descobri o problema, os rate estavam todos marcado, e o cartao ficava pulando pra 6 mb, deixei somente os rate 36 e 48 e consigo passar 30 35 megas de boa

    ta ai pessoal,

    quanto ao sinal ter subido e muito, acho que era pq tinha alguma coisa errada e ajeitei sem querer

  8. #8

    Padrão

    Não vejo vantagem em usar nstreme dual para link de internet, visto que o download é muito mais utilizado que o up, quanto a antenas de dupla polarização, só me falta testar com cartoes MIMO, porque com cartões comuns infelizmente a latencia sobe muito. Mas com 2 xr5 nessa distancia com antenas de 29db plutos dupla polarizacao (soh to usando uma pol) consigo passar 30 megas com latencia baixa usando nstreme com disable csma e exact size, ccq de mais de 90% e estando bem feitos cabos e conectores, e um apontamento adequado ele fica fixo em 54mbps sem precisar ficar especificando rates

  9. #9

    Padrão

    Estou usando um par de Oiw (.:: OIWTECH Telecom Products :: Produtos Wireless de alto desempenho ::.) e estou satisfeito com meu enlace trafegando 25MB a 22km. Não foi necessário nenhum ajuste mirabolante, fizemos a olho nú mesmo, ainda esta em processo de homologação pelo menos a ultima vez que consultei estava, recomendo.

  10. #10
    Não Registrado(s)
    Visitante

    Padrão Links grandes com nstreme

    Olá a todos, temos vários links funcionando a muito tempo com NSTREME com 433AH e cartões XR5 e antenas DUAL de 31,5 DB. mas existem algumas considerações a fazer. Depois de certa distância, normalmente 20KM. as antenas DUAL tem que ter ISOLAÇÂO das bandas a serem utilizadas nas 2 polarizações, devido a auto-interferência e capacidade de isolação dos dipolos. Eu recomendo, fixar as bandas de TX e de RX com Filtros Passa Bandas, comprados na freqüência que deseja utilizar, para que o isolamento em DB dos dipolos fique garantido. Dessa forma, você poderá passar mais bytes por segundo mesmo com enlaces distantes, Outro detalhe é que não existem milagres em RF, cada freqüência tem um comprimento de onda respectivo e você deve tirar o melhor proveito dos enlaces, ajustando o ACK, RTS..etc... Lembre-se também de utilizar no MK o BALANCE entre os dois cartões, equalizando melhor seu link. Para criar um BONDING vá em Interfaces, selecione add BONDING, selecione wlan1 e wlan2 e pronto. ATT Walter john [email protected]