+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Alguem sabe como criar um script no mikrotik?

    Ola pessoal,

    Estou precisando criar um script no Mikrotik, para acessar uma radio via telnet, e dar um reboot nele toda vez que o mikrotik para de pingar em outro servidor. Sera que tem como fazer um script no mikrotik?

    Alguem tem alguma ideia?

  2. #2

    Padrão

    Amigo, se for para reinicar seu MK, quando ele parar de pingar em algum servidor, tem uma opção no MK e alguns AP´s tbm , chamada watchdog ,,, voce cadastra um ip nele e coloca de qnto em qnto tempo ele vai pingar no servidor, se o servidor nao responder ele reinicia o Mk ou o AP.. Abraço!

  3. #3

    Padrão

    Ola Marechal,

    Estou precisando de criar uma maneira de dar um reboot no radio, conheço o watchdog do Mikrotik, so porque o radio não tem essa função, a unica maneira de reincialo e via telnet, então estive pensando se tem como criar um script no mikrotik para acessar o radio via telnet e dar um reboot.

    O radio é um Netair 5800 da parks, tenho um link aki de 51km funcionando perfeitamente, so que de vez enquando eles param de se comunicar ai e so dar um reboot que tudo volta ao normal.
    Abraços

  4. #4

    Padrão Watchdog

    Amigo nao sei se a como fazer este tal script, mas tenho uma soluçao para o seu problema, e um watchdog vendido pela Cia Net Networking,
    Nele vc configura um ip como se fosse um watchdog normail e se caso o ip selecionado nao responder ele corta a energia do equipamento dando assim um reboot,
    Uso e recomendo...

  5. #5

    Padrão

    Ola amigo qual o valor de equipamento que voce esta citando achei interesante.?

  6. #6

    Padrão

    maxwellsousa

    Veja este link abaixo é o melhor equipamento desta modalidade disponivel no mercado.

    www.mcosta.ind.br - MCosta Indústria e Comércio MCRR10/4

    Abraço:

  7. #7
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Quer criar um script no mikrotik para reiniciar o ap, porem se o mk não pinga o ap é porque perdeu a comunicação. Como ele vai dar o comando? Watchdog é a solução mais simples. Esse Ap não é possivel atualizar o firmware ou apenas substituir o Ap ?

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    Quer criar um script no mikrotik para reiniciar o ap, porem se o mk não pinga o ap é porque perdeu a comunicação. Como ele vai dar o comando? Watchdog é a solução mais simples. Esse Ap não é possivel atualizar o firmware ou apenas substituir o Ap ?
    Certo interhome, mas não perco a comunicação com o radio, intendo que watchdog é a solução mais simples, mas o radio não possue watchdog e esta atualizado. Poderia comprar watchdog que funciona separadamente, e corta a energia como foi indicado antea por nossos amigos.

    Agora uma pregunta. Sera que e possivel criar um script como esse?

    Que acesse o radio via telnet, digite o usuario e a senha, e de o comando reboot?
    Última edição por maxwellsousa; 07-09-2009 às 22:38.

  9. #9
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por maxwellsousa Ver Post
    Certo interhome, mas não perco a comunicação com o radio, intendo que watchdog é a solução mais simples, mas o radio não possue watchdog e esta atualizado. Poderia comprar watchdog que funciona separadamente, e corta a energia como foi indicado antea por nossos amigos.

    Agora uma pregunta. Sera que e possivel criar um script como esse?

    Que acesse o radio via telnet, digite o usuario e a senha, e de o comando reboot?
    Se vc tem comunicacao, então pinga. Quando vc quer que seja tomado a ação de reboot no radio? Qual evento tem que acontcer, para ser tomado a ação?

    Outra coisa, quando vc rebota o ap, quanto tempo ele fica ok? Será que se fizermos rebotar sei lá 1 vez por dia .... resolveria?

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    Se vc tem comunicacao, então pinga. Quando vc quer que seja tomado a ação de reboot no radio? Qual evento tem que acontcer, para ser tomado a ação?

    Outra coisa, quando vc rebota o ap, quanto tempo ele fica ok? Será que se fizermos rebotar sei lá 1 vez por dia .... resolveria?

    Ola interhome, pode ser todo dia de madrugada, mas ele fica uns tres dias funcionando normal.
    Voce acha que e possivel criar o script para entrar no radio via telnet, digitar o usuario ( admin) a senha ( senha) ,e dar o comando (reboot)?

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por maxwellsousa Ver Post
    Ola amigo qual o valor de equipamento que voce esta citando achei interesante.?

    nao sei dizer o valor exato mas varia entre 150 e 170 reais.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por espiculo Ver Post
    Sim, tem como reiniciar o servidor mk com php , e só programar a data e hora que esse script ira rodar,

    Tenho um sistema que gera boleto asim , determinado dia ele manda um shell para imprimir o boletos automaticamente,

    Estou agora pensando em fazer um sistema que desliga a impressora depois que imprimir os boleto corta a energia para impressora,mais projeto em pesas eletrônica :P

    Abraços..
    Ola espiculo, acho que voce não entendeu bem minha nessecidade, eu preciso e criar um script dentro do mikrotik, para conectar em um radio via telnet e dar um reboot. Abraços

  13. #13

    Padrão

    esse link pode ajudar!!! depende do radio se é telnet mesmo... so altera pra dar o comando no radio por um servidor linux... no mikrotik nao tenho certeza...