+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Software para cálculo de enlace.

    Estou inciando minhas atividades na área e preciso de um soft além do rádio mobile e linkplanner para realizar meus projetos.

    Eu ja tentei baixar o celplanner mas não encontrei e aparenta ser muito bom!

    Att,

    Marco Pinheiro

  2. #2

    Padrão

    Vc usando o radio mobile ja esta de bom tamanho n ta não ??

    Qual versão ta usando e qual tipo de mapa ta usando ?

  3. #3
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    O que você pretende? O RM não te atende? Para enlaces ponto-a-ponto não vejo necessidade de outro software além do RM ou Link Planner. Adianto que não existe nada gratuito ou pirateável. O pessoal da Wings Telecom. tem o WingsPlanner. Com interface para o SITAR esse software tava na base de 9 mil pratas.

    Sds,

  4. #4

    Padrão

    OK! Gostaria de saber se os dados que o RM fornece são confiaveis? Caso seja, realmente não vejo problema em utiliza-ló. A princípio onde eu consigo mas modelos de antenas para o rm? Como interpretar os dados que o rm fornece após a inserção de dados ( tipo potência, altura da antena e etc...). A questão de visibilidade já entendir mas falta compreender os dados que fica acima do perfil do terreno. O link só é viável quando aquelas barras vermelhas estão presentes?

    Att,
    Marco Pinheiro

  5. #5
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Marco,

    Sobre a confiabilidade dos dados de relevo, depende dos dados que você usa. Use SRTM do CGIAR (https://under-linux.org/f124621-ajud...radio-mobile-2). É a melhor base de dados a custo zero que temos disponível. São dados oriundos da NASA que vêm sendo melhorados. Veja uma comparação de um perfil no RM e outro no Celplan que fiz e tire suas conclusões. Sobre como o RM realiza seus cálculos de RF, eu recomendo uma lida em Radio Mobile - RF propagation simulation software - Welcome.... É um excelente site sobre o assunto. Cadastre-se no grupo oficial do RMD no yahoogroups, tem bastante informação lá também. Inclusive do autor do software. Espero que contribua.

    Saudações,
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos comparativo.pdf  
    Última edição por motacosta; 10-09-2009 às 09:09.

  6. #6

    Padrão Dicas para esse enlace!

    Galera agradeço desde já!

    É o seguinte vcs veram as imagens do meu projeto e gostaria de saber o que preciso para melhora-ló?

    estou usando no tx 01 uma yagi como no rx 01e no repetidor eu coloquei uma omi ( pode ser?)
    A inserção dos dados dos rádios eu peguei na Alvarion.
    Então, vejam as imagens e me falem se realmente estou sendo correto!

    Att,

    Marco Pinheiro
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem 01.bmp
Visualizações:	697
Tamanho: 	442,5 KB
ID:      	5427   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem 02.bmp
Visualizações:	936
Tamanho: 	995,6 KB
ID:      	5428  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem do repetidor 01.bmp
Visualizações:	500
Tamanho: 	984,3 KB
ID:      	5429   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem do repetidor 02.bmp
Visualizações:	704
Tamanho: 	997,5 KB
ID:      	5430