+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 2 VM dá conta?

    Olá, gostaria da opinião dos colegas e sua experiência no seguinte cenário:

    Quero fazer proxy, thundercache, samba numa VM (freebsd amd64) e noutra (debian ou centos amd64) balanceamento, QoS dos links, e controle de tráfego dos clientes com cachefull e autenticação pppoe com mschapv2. Inicialmente quero usar vmware.
    O objetivo dessa configuração é solucionar o consumo de link thundercache e melhorar o controle de tráfego + cachefull do cliente.

    Gostaria de saber dos colegas se duas VMs são suficiente, se terei resultado satisfatório com três interfaces ethernet físicas e qual sistema mais recomentado para rodar o vmware (o freebsd só roda vmware3 em i386 e deve ser i386).

    Atualmente um único PC via c7 1GB ram, 500GB sata tem dado conta. Essa configuração será usada num athlon x2, 4GB ram, 1TB sata.

    Desde já, sou grato.
    A resposta de cada um tem me ajudado muito.

  2. #2

    Padrão DICA PARA VIRTUALIZACAO

    Olá amigo!
    no seu caso eu recomendaria você utilizar 2 ou mais Hds em Raid 1.
    Caso o acesso ao samba seja grande o recomendável seria 4 Hds, pois a velocidade dos Hds seriam divididas em 2... os 4 Hds seriam divididos da seguinte forma: 2 para cada da maquina virtual, 2 em Raid 1 e os outros 2 tb.
    Lembrando sempre que é fundamental utilizar algum tipo de redundancia quando o assuntu é servidor, não podemos deixar nossos usuáiros ná mao.
    Quanto as interfaces de rede, é imprecindivel que sejam Reais, pois o trafego delas provavelmente "100Mgs" seriam dividos por 2 tb.
    gostaria apenas de fazer uma observação, algumas pessoas compram placas 1000/10 (Gigalan) mas o cabo CAT E5 apenas trafega a (100Mgs).
    Quanto a sistema eu utilizaria o Debian. Na minha opinião uma das distribuições mais estáveis e flexíveis para instalar serviços.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lovenique Ver Post
    Olá amigo!
    no seu caso eu recomendaria você utilizar 2 ou mais Hds em Raid 1.
    Caso o acesso ao samba seja grande o recomendável seria 4 Hds, pois a velocidade dos Hds seriam divididas em 2... os 4 Hds seriam divididos da seguinte forma: 2 para cada da maquina virtual, 2 em Raid 1 e os outros 2 tb.
    Lembrando sempre que é fundamental utilizar algum tipo de redundancia quando o assuntu é servidor, não podemos deixar nossos usuáiros ná mao.
    Quanto as interfaces de rede, é imprecindivel que sejam Reais, pois o trafego delas provavelmente "100Mgs" seriam dividos por 2 tb.
    gostaria apenas de fazer uma observação, algumas pessoas compram placas 1000/10 (Gigalan) mas o cabo CAT E5 apenas trafega a (100Mgs).
    Quanto a sistema eu utilizaria o Debian. Na minha opinião uma das distribuições mais estáveis e flexíveis para instalar serviços.
    Quero um host de menor custo possível e deixar o melhor do hardware para as VM, pelo jeito o melhor será montar o cenário em bancada.

    Obrigado pela dica lovenique.