+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão o que eu realmente preciso?

    Olá tenho uma rede na minha loja de 1 servidor e 10 computadores, basicamente o servidor é servidor DHCP/DNS/ BANDO DE DADOS DO SISTEMA DA LOJA E TERMINAL SERVER.

    os outros 10 computadores com windows xp usam o sistema da loja

    quero liberar a internet para toda rede de forma que possam usar o skype, msn e acessar alguns sites..

    queria saber qual a real necessidade que tenho? tipo..

    nao quero deixar a minha rede interna de fácil acesso para a internet..

    quais as minhas opções?

    de primeiro estava vendo o ISA SERVER mais o custo é totalmente inviavel para o tamanho da minha rede e o tamanho do meu bolso.

    procurei na internet e cheguei a essa parte aqui do forum.

    oque vou precisar?
    realmente preciso do squid?
    posso entao comprar um pc instalar uma distro linux e fazer a instalação do squid e cia lta?

    fico no aguardo de qualquer dica..
    será bem vinda.

    abraços.

  2. #2
    Avatar de lankaster
    Ingresso
    Sep 2009
    Localização
    Cuiabá, Brazil
    Posts
    3

    Padrão

    Com o squid realmente você podera controlar quais sites seus funcionarios poderão acessar, fazer bloqueios de conteudo indesejado. Poder instalar o linux ou algum BSD, eu mesmo uso o FreeBSD com squid e funciona tudo numa boa. Se você procura custo baixo para sua necessidade, então o opensource, neste caso, resolverá seu problema.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lankaster Ver Post
    Com o squid realmente você podera controlar quais sites seus funcionarios poderão acessar, fazer bloqueios de conteudo indesejado. Poder instalar o linux ou algum BSD, eu mesmo uso o FreeBSD com squid e funciona tudo numa boa. Se você procura custo baixo para sua necessidade, então o opensource, neste caso, resolverá seu problema.
    Obrigado lankaster pela resposta..

    mas uma duvida, a internet no caso vai iniciar nesse computador então?

  4. #4

    Padrão

    A Internet vai sai apartir do servidor squid, que vai controlar os acessos aos sites liberados
    por você, de quebra pode colocar um firewall iptables para da uma segurança a mais. no caso ficaria da seguinte forma.

    Internet=>Server Iptables/Squid=>Terminais.

    todo o trafego tem que passar pelo squid, do contrario nada adianta ele na sua rede ok

    qualquer duvida post no forum ok.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por strongarl Ver Post
    A Internet vai sai apartir do servidor squid, que vai controlar os acessos aos sites liberados
    por você, de quebra pode colocar um firewall iptables para da uma segurança a mais. no caso ficaria da seguinte forma.

    Internet=>Server Iptables/Squid=>Terminais.

    todo o trafego tem que passar pelo squid, do contrario nada adianta ele na sua rede ok

    qualquer duvida post no forum ok.

    ótimo, obrigado pela sua resposta, tava ja pensando nisso de primeiro pensei no isa mas nao tem como..muito custo.

    agora duas perguntas.
    um servidor potente vai influenciar em alguma coisa ou posso colocar um server simples mas com um HD grande para ter muito espaço p/ cache?

    e outra, o SWITCH tenho que colocar SWITCH GERENCIAL ou ROUTER? ou SWITCH NORMAL mesmo 24 portas?

  6. #6

    Padrão

    agora duas perguntas.
    um servidor potente vai influenciar em alguma coisa ou posso colocar um server simples mas com um HD grande para ter muito espaço p/ cache?=

    Um PC novo é sempre bom, principalmente muita memoria, mas no caso do Linux não prescisa de tanto poder de fogo, basta uma maquina razoavel, na questão do cache, o hd não precisa de ser muito grande, para lotar um HD de 80 gb por exemplo, tem que ter muita maquina pendurada, coloquei um numa empresa com 60 maquina a algum tempo e ate agora tem muito espaço, isso por que os arquivos que cache é muito pequeno, no conjunto todo melhora o desempenho sim, uma vez que tenha o server os maquinas praticamente navegaram por ele.

    e outra, o SWITCH tenho que colocar SWITCH GERENCIAL ou ROUTER? ou SWITCH NORMAL mesmo 24 portas?=
    Tanto faz o switch desde que esteja tudo funcionando ok e claro que um Router vai bem!

    duvidas só posta.

  7. #7

    Padrão

    ola amigo
    se vc quer ter:
    firewall, nat (compartilhamento de conexao), dhcp server, squid (webcache), bind (dns cache), samba (compartilhamento de arquivos), cbq ou htb (controle de banda)...

    e ainda por cima, ter:
    relatorios de acesso a paginas web
    controle de acesso(usuarios, servicos, web)
    filtro de conteudo (controlar acesso a paginas improprias)
    Grafico de estatisticas do sistema (grafico de uso: cpu, discos, firewall, samba, placas de rede, servicos, processos internet)

    entre outros

    minha inidicacao:
    separe uma maquina, 1gb memoria, 80gb hd...
    instale o fedora, em sua ultima versao (11)
    instale o webmin

    restante eh so pesquisar... da para configurar facilmente.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    ola amigo
    se vc quer ter:
    firewall, nat (compartilhamento de conexao), dhcp server, squid (webcache), bind (dns cache), samba (compartilhamento de arquivos), cbq ou htb (controle de banda)...

    e ainda por cima, ter:
    relatorios de acesso a paginas web
    controle de acesso(usuarios, servicos, web)
    filtro de conteudo (controlar acesso a paginas improprias)
    Grafico de estatisticas do sistema (grafico de uso: cpu, discos, firewall, samba, placas de rede, servicos, processos internet)

    entre outros

    minha inidicacao:
    separe uma maquina, 1gb memoria, 80gb hd...
    instale o fedora, em sua ultima versao (11)
    instale o webmin

    restante eh so pesquisar... da para configurar facilmente.



    estava pensando na distro UBUNTU SERVER você aconselha o fedora mesmo assim?

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por strongarl Ver Post
    agora duas perguntas.
    um servidor potente vai influenciar em alguma coisa ou posso colocar um server simples mas com um HD grande para ter muito espaço p/ cache?=

    Um PC novo é sempre bom, principalmente muita memoria, mas no caso do Linux não prescisa de tanto poder de fogo, basta uma maquina razoavel, na questão do cache, o hd não precisa de ser muito grande, para lotar um HD de 80 gb por exemplo, tem que ter muita maquina pendurada, coloquei um numa empresa com 60 maquina a algum tempo e ate agora tem muito espaço, isso por que os arquivos que cache é muito pequeno, no conjunto todo melhora o desempenho sim, uma vez que tenha o server os maquinas praticamente navegaram por ele.

    e outra, o SWITCH tenho que colocar SWITCH GERENCIAL ou ROUTER? ou SWITCH NORMAL mesmo 24 portas?=
    Tanto faz o switch desde que esteja tudo funcionando ok e claro que um Router vai bem!

    duvidas só posta.

    um pergunta bem leiga.
    a conexao da net aqui é via rádio..

    ai vem um cabo entrando em uma placa de rede do servidor squid, ai sai outro cabo pro switch se conecta com os terminais,

    aonde eu incluo o router nessa estória?

  10. #10

    Padrão

    tanto ubuntu qto fedora sao bons... ambos tem atualizacoes constantes... uma gama de funcoes/aplicativos.... e sao uma das que mais contribuem para o desenvolvimento do kernel linux.
    mas eu prefiro fedora.

    sua internet eh via radio...
    ira precisar de apenas 1 pc, como mencionei acima
    com 2 placas de rede...
    nele iremos configurar tudo q precisa...
    com um firewall restritivo, liberado somente para cadastrados