+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Desempenho Rb600 Bridge X Rot

    Olá pessoal, tudo tranquilo?

    Na empresa onde trabalho temos várias torres, cerca de 10, usando RB600 com R52, e Set 90º TSM.
    O que elas fazem hoje, é liberação de MAC, e nada mais.
    Ficam em bridge, e o link PtP é com Airaya.

    No caso, a rede toda é em bridge, e a liberação dos clientes é nos servidores na empresa.


    A pergunta seria a seguinte:
    teria uma melhora na rede, se utilizasse as RB600 fazendo a liberação de ip com mac, e fazendo roteamento?
    Evitaria broadcast desnecessário?

    diminuiria malandro tambem chutando ip..
    pois usamos mascara 255.255.255.0

    Pings dos clientes pro servidor, média de 60-70ms com 1024bytes
    com 32bytes cerca de 30ms de média
    vlw

  2. #2

    Padrão

    cara..hoje tenho a rede dessa maneira que voce perguntou..cada rb ap faz o roteamento e autenticação. eu estou fazendo um projeto de centralização (igual a rede que voce tem hoje) pois é muito melhor.

    gasto processamento das minhas rb's com roteamento, onde ue poderia trabalhar melhor com a camada fisica dos clientes.

    a melhor maneira, ao meu ver, é deixar tudo em bridge, centralizado e autenticação pppoe. não gera broadcast, segurança mto boa!!

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thenet Ver Post
    cara..hoje tenho a rede dessa maneira que voce perguntou..cada rb ap faz o roteamento e autenticação. eu estou fazendo um projeto de centralização (igual a rede que voce tem hoje) pois é muito melhor.

    gasto processamento das minhas rb's com roteamento, onde ue poderia trabalhar melhor com a camada fisica dos clientes.

    a melhor maneira, ao meu ver, é deixar tudo em bridge, centralizado e autenticação pppoe. não gera broadcast, segurança mto boa!!
    melhor maneira eh deixar tudo em bridge???
    ta de brincadeira neh?
    nao quero nem lembrar de quando usavamos bridge aqui, alem de todo cliente ficar se enchergando era uma merda, as veses as rbs travavam uma merda! eu particularmente nao quero mais nem ver bridge na frente tudo roteamento estatico, e nat em cada RB om hotspot, eu acho q v deveria fazer os PTP com Mikrotik tbem.

    temos hj varias repetidoras que nem sei quantas, mas o sistema eh grande quase 100 mb

    quem gosta de bridge tudo bem! deve ter seus meritos, mas eu odeio

  4. #4

    Padrão

    sim sim, em termos de centralização e tudo mais, ambos tem seus pros e contras, ja usei os 2

    mas nesse caso seria só pra ver se as rbs fizessem o roteamento em modo AP, teria uma melhoria boa?

    diminuiria pings e tal..

    emfim, agilizaria mais a rede

    vlww

  5. #5
    Mikrotiando..
    Ingresso
    Sep 2007
    Localização
    São Paulo
    Posts
    326
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Amigo, procure fugir das bridge quando o provedor cresce e tem varias torres, começa as dores de cabeça..
    Eu trabalho sem nat e sem bridge, depois de testar varias formas, achei assim melhor.
    abraços,

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ddllss Ver Post
    Amigo, procure fugir das bridge quando o provedor cresce e tem varias torres, começa as dores de cabeça..
    Eu trabalho sem nat e sem bridge, depois de testar varias formas, achei assim melhor.
    abraços,
    como assim sem nat? roteia ip valido no cliente?

    com certeza com nat em cada repetidora eh bemmmm melhor, cada rb faz seu gerenciamento, se tiver virus na rede mata ali direto aonde ele se conecta nao fica espalhando na rede!
    eu vejo varias e varias vantagens doque usar bridge
    as rbs guentam o processamento, e vc nem vai precisar de um servidor a nao ser que queira fazer um proxy+thunder para realmente valer a pena!

    aqui nem proxy nao usamos! preferimos comprar 1-2 mb de link doque se enomodar com servidor travando, paginas cheias de frescuras!

    o negocio eh fazer e nao se encomodar hehehe
    ficar que nem um relogio

  7. #7
    Mikrotiando..
    Ingresso
    Sep 2007
    Localização
    São Paulo
    Posts
    326
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    como assim sem nat? roteia ip valido no cliente?

    com certeza com nat em cada repetidora eh bemmmm melhor, cada rb faz seu gerenciamento, se tiver virus na rede mata ali direto aonde ele se conecta nao fica espalhando na rede!
    eu vejo varias e varias vantagens doque usar bridge
    as rbs guentam o processamento, e vc nem vai precisar de um servidor a nao ser que queira fazer um proxy+thunder para realmente valer a pena!

    aqui nem proxy nao usamos! preferimos comprar 1-2 mb de link doque se enomodar com servidor travando, paginas cheias de frescuras!

    o negocio eh fazer e nao se encomodar hehehe
    ficar que nem um relogio
    Boa noite Gustavo,

    Sim estou usando sem nat e sem bridge.
    Eu libero no MK principal o gateway da repetidora apontando para a faixa dos clientes da mesma.
    Tambem tenho outra rede trabalhando dessa forma que você esta usando, faço o gerenciamento nas proprias rb´s das torres.
    abraços,

  8. #8

    Padrão

    nao sei qual é a faixa de clientes de voces.
    mas aqui tenho muitos problemas de processamento de rb fazendo nat em cada torre.

    tenho a rede toda em bridge e fazendo nat nas pontas, nao tenho problemas nenhum, sabendo logiamente controlar tudo. quanto aos clientes se enxergarem, sim é um grande problemas. mas como disse, tem que fazer PPPoE, assim ninguem se enxerga na rede.

    essa é minha opinião e respeito a de voces. mas por experiencia propria, é bom centralizar, mesmo se nao usar bridge,m utilize a rede separadas em sub-net (roteamento de ip valido dentro os equipamentos e os clientes) e assim se souber fazer, clientes nao se enxergam tambem.