+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Preciso de uma dica!

    Pessoal,

    Estou montando um lab para testes de rede wi-fi voltado para telefonia (sip). A grande verdade é que eu estou apanhando bastante para encontrar a tecnologia adequada e gostaria de ajuda de voces para chegar no melhor protocolo/formato utilizados para esse caso.

    Tenho 4 MK como AP onde me conecto com aparelhos de telefone wireless. O grande X da questao é que quando ando com o aparelho conversando e ele vai trocar de radio a ligação cai. Eu gostaria de alguma sugestão de voces de quais protocolos utilizar para conseguir fazer um "roaming" e conseguir andar com esse aparelho sem perder a conexao com a rede.

    Andei pesquisando e dei uma boa lida em:
    WDS
    RTSP
    HWMP
    MME

    Mas alguns desses não tem uma documentação rica e acabei ficando na duvida de qual utilizar, onde investir para atingir o meu objetivo.

    Alguem tem alguma sugestão? alguma ideia?

    galera se tiver algum material mesmo que seja em outra lingua, eu aceito!!..preciso muito que isso funcione....obrigado a todos!

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por damacenoneto Ver Post
    pesquise sobre MESH
    Ola amigo!
    Andei pesquisando sobre MESH inclusive alguns dos protocolos que comentei acima são protocolos utilizados na configuração de rede MESH no MK. Voce conhece algo especifico para o meu caso? obrigado!!!

  4. #4

    Padrão Quer gastar quanto???

    Amigo, a situação é a seguinte, para você usar esses aparelhos você vai precisar da maior sensibilidade possível, ou seja, se você estiver conversando e passar por baixo de um telhado, seu sinal que era de -80 vai para -100 levando em consideração os cartoes atuais que funcionam até -97 ja era, vai ter que usar equipamento profissional, mas para conversar parado funciona(dependendo do lugar) vai fazer isso em sampa???

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SLIPPERY Ver Post
    Amigo, a situação é a seguinte, para você usar esses aparelhos você vai precisar da maior sensibilidade possível, ou seja, se você estiver conversando e passar por baixo de um telhado, seu sinal que era de -80 vai para -100 levando em consideração os cartoes atuais que funcionam até -97 ja era, vai ter que usar equipamento profissional, mas para conversar parado funciona(dependendo do lugar) vai fazer isso em sampa???

    Sim, vou fazer em sampa. Conversar parado não é a ideia, esse cliente precisa de mobilidade. Quais são os equipamentos que voce conhece para essa area?

    Obrigado!

  6. #6

    Padrão Tem que ser MK?

    Não sei se vai te ajudar. Mas tenho, num cliente, uma rede com equipamentos Symbol (a Symbol foi comprada pela Motorola) que funciona do jeito que você quer. Mas é uma rede utilizada dentro de um depósito, para leitores de código de barras wireless. As configurações são feitas em apenas um rádio, que replica para os demais, e assim os leitores se conectam em qualquer um dos rádios, como se estivessem conectados num único rádio.

    Inclusive estou procurando uma forma de substituir isso, pois o tamanho do depósito aumentou, e precisamos aumentar a rede, mas os equipamentos da Motorola são relativamente mais caros do que MK.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Carlos Picioli Ver Post
    Não sei se vai te ajudar. Mas tenho, num cliente, uma rede com equipamentos Symbol (a Symbol foi comprada pela Motorola) que funciona do jeito que você quer. Mas é uma rede utilizada dentro de um depósito, para leitores de código de barras wireless. As configurações são feitas em apenas um rádio, que replica para os demais, e assim os leitores se conectam em qualquer um dos rádios, como se estivessem conectados num único rádio.

    Inclusive estou procurando uma forma de substituir isso, pois o tamanho do depósito aumentou, e precisamos aumentar a rede, mas os equipamentos da Motorola são relativamente mais caros do que MK.
    Interessante. Pode me passar o modelo do equipamento que voce utiliza la? ...dei uma sapeada nos equip da symbol e ela tem varios!...hehe

    muito obrigado pela ajuda, qualquer resultado que eu tiver posto para todos.

    Tks!

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por iceblue Ver Post
    Interessante. Pode me passar o modelo do equipamento que voce utiliza la? ...dei uma sapeada nos equip da symbol e ela tem varios!...hehe

    muito obrigado pela ajuda, qualquer resultado que eu tiver posto para todos.

    Tks!
    Não sei se é contra as regras do fórum colocar modelos de equipamentos aqui. Se for, algum moderador vai remover. Os que uso é o modelo ap3020, mas ele saiu fora de linha. Foi substituído pelo AP5131.

  9. #9

    Padrão

    Aqui vai um trecho do livro "CCNA 4.1 - Guia Completo de Estudo", do marco Aurélio Filippetti:

    "O recurso de mobilidade (roaming) oferecido pelo ESS garante que o usuário, ao se movimentar de uma célula para outra, não terá de obter um novo endereço IP. Basicamente o dispositivo do usuário (um laptop, por exemplo) detecta que o sinal de uma determinada célula está ficando fraco e automaticamente procura por um sinal mais forte em uma célula vizinha. Uma vez que o sinal seja identificado, o dispositivo faz a troca de modo tranparente ao usuario. O princípio é o mesmo utilizado em redes celulare."

    Enfim, pode ser que ajude.
    Última edição por thiagotrixnet; 14-10-2009 às 22:27.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thiagotrixnet Ver Post
    Aqui vai um trecho do livro "CCNA 4.1 - Guia Completo de Estudo", do marco Aurélio Filippetti:

    "O recurso de mobilidade (roaming) oferecido pelo ESS garante que o usuário, ao se movimentar de uma célula para outra, não terá de obter um novo endereço IP. Basicamente o dispositivo do usuário (um laptop, por exemplo) detecta que o sinal de uma determinada célula está ficando fraco e automaticamente procura por um sinal mais forte em uma célula vizinha. Uma vez que o sinal seja identificado, o dispositivo faz a troca de modo tranparente ao usuario. O princípio é o mesmo utilizado em redes celulare."

    Enfim, pode ser que ajude.
    thiagotrixnet

    Não sei se este caso se aplica nas necessidades do nosso amigo. É válido lembrar que um laptop normalmente trabalha com protocolo TCP/IP, que garante o reenvio de um determinado pacote, caso o mesmo se perda no meio do caminho.
    Normalmente, durante esta troca de célula, algum pacote se perde, mas o protocolo o reenvia, dando esta impressão de transparência na conexão. No caso da voz, normalmente um pacote perdido causa interrupções na fala, podendo afetar a viabilidade da comunicação.

    Mas acredito que é uma boa teoria para se saber de onde começar.

  11. #11

    Padrão

    ROMING tudo em bridge amigao! nada de proxyarp!

  12. #12

    Padrão Na teoria tudo é lindo...

    Fazer uma rede mesh funcionar para voz, eu gostaria muito de ver, uma maneira simples de resolver isso, se for um raio pequeno, compra uma estação wavion que voce vai conseguir falar uns 3 km da base sem ter que repetir.

  13. #13

    Padrão

    Galera é mto cedo para eu estar falando isso....mas acreditem....

    Peguei 02 ap zinwell G220 coloquei 1 como AP 1 como repetidor...liguei a maq de lab q esta com asterisk rodando no zinwell AP.....

    Liguei 02 gateway D-Link(DVG) em um terceiro e quarto zinwell como client....4 port FXS e 8 port FXS....

    coloquei todo mundo pra se falar via SIP....peguei um sem fio wifi coloquei para se falar via SIP com um desses FXS....

    Andei com o equipo e a merda trocou de radio sem cair a ligação......olha...to meio assustado...encomendei + 04 zinwell para confirmar essa brincadeira....mas...to gostando..:P

    Reporto para vcs os feitos.....vlw galera!

  14. #14

    Padrão Boa solução...

    Se todos os radios repetirem o mesmo ssid... vai dar certo e vc vai gastar pouco. Boa sorte!!!

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por iceblue Ver Post
    Galera é mto cedo para eu estar falando isso....mas acreditem....

    Peguei 02 ap zinwell G220 coloquei 1 como AP 1 como repetidor...liguei a maq de lab q esta com asterisk rodando no zinwell AP.....

    Liguei 02 gateway D-Link(DVG) em um terceiro e quarto zinwell como client....4 port FXS e 8 port FXS....

    coloquei todo mundo pra se falar via SIP....peguei um sem fio wifi coloquei para se falar via SIP com um desses FXS....

    Andei com o equipo e a merda trocou de radio sem cair a ligação......olha...to meio assustado...encomendei + 04 zinwell para confirmar essa brincadeira....mas...to gostando..:P

    Reporto para vcs os feitos.....vlw galera!

    putz tenho uns 300 g220 instaladosnos clientes e sempre quis testar a funcao repetidor e nunca tive tempo... gostei do seu resultado dos testes...

    a proposito que fone wireless vc usa ?

    ja to a alguns meses tentando achar uma boa empresa voip....vc ta em sampa eu to numa cidade pequena se o custo do fone wireless nao for muito alto, acho que posso implementar issu aqui

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mdcsp Ver Post
    putz tenho uns 300 g220 instaladosnos clientes e sempre quis testar a funcao repetidor e nunca tive tempo... gostei do seu resultado dos testes...

    a proposito que fone wireless vc usa ?

    ja to a alguns meses tentando achar uma boa empresa voip....vc ta em sampa eu to numa cidade pequena se o custo do fone wireless nao for muito alto, acho que posso implementar issu aqui
    Uso a FaleTotal, muito boa a qualidade deles e barata.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mdcsp Ver Post
    putz tenho uns 300 g220 instaladosnos clientes e sempre quis testar a funcao repetidor e nunca tive tempo... gostei do seu resultado dos testes...

    a proposito que fone wireless vc usa ?

    ja to a alguns meses tentando achar uma boa empresa voip....vc ta em sampa eu to numa cidade pequena se o custo do fone wireless nao for muito alto, acho que posso implementar issu aqui
    Kra, eu montei um asterisk para fazer isso...e no caso do phone, eu to utilizando cel com client sip....se eu puder ajudar em algo é so falar...att.