+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Arrow VOIP em rede wireless 2.4

    Bom dia !!! Gostaria de saber se alguém conhece ou utiliza em suas redes wireless o voip... pois estou querento fazer um serviço de ramais entre meus clientes, sem requisição de saída da rede.... alguém pode me ajudar neste projeto ....

  2. #2

    Padrão

    Amigo vou te falar, minhas experiencias com VOIP em 2.4 são frustrantes (outodoor)! O que atrapalha bastante é a latencia, quanto maior mais relay, e se tiver muita rede wi-fi em 2.4 ai multplique a situação por 10x rsrsrsr. Se você não quer ter dores de cabeça vá de 5.8.

  3. #3

    Padrão

    Opa ... quero aproveitar minha rede e os equipamentos já tenho... pois sairia quase inviável comprar novos equipamentos neste momento... são + ou - 5 clientes p/ ramal voip ... estou sem grana no momento ... seria viável eu começar com 2.4 e depois migrar p/ 5.8 ... alguém pode me ajudar perante este sufoco...

  4. #4

    Padrão

    Funcionar, funciona. O problema é que a qualidade, por causa da latência, vai ficar beeem ruim.

  5. #5

    Padrão

    O voip usa 64k pra ir e 64k pra vir ... me corrija se eu estiver errado ... seria uma rede com no máximo 5 ramais ...

  6. #6
    Não Registrado
    Visitante

    Padrão VOIP EM RDE WIRELES 2.4

    MEU CARO, EU DESISTI DE FAZER UMA REDE PARA INTEGRAR COM RAMAIS VOIP EM MEU CONDOMINIO PELO MESMO MOTIVO QUE NOSSO AMIGO CITOU ACIMA, A QUALIDADE NÃO FICARIA BOA

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rafaelsantosroot Ver Post
    Bom dia !!! Gostaria de saber se alguém conhece ou utiliza em suas redes wireless o voip... pois estou querento fazer um serviço de ramais entre meus clientes, sem requisição de saída da rede.... alguém pode me ajudar neste projeto ....
    Funciona, mas o projeto do servidor VoIP tem q ser bem feito, senão vc vai ter problemas com o 2.4, devido a poluição do mesmo não perder mais nem para o ar se São Paulo, se trabalhar certinho, vai rodar bem sim, tem um protocolo de VoIP q diz consumir menos de 30k, pesquise muito q vc terá sucesso

  8. #8

    Padrão

    Amigo

    Boa tarde

    Aqui no provedor temos alguns clientes voip em 2,4 ghz, mas procuramos forçar o cliente a trabalhar com equipamentos ponto a ponto em 5,8 ghz o que garante a qualidade de voz e a satisfação do cliente, o servidor voip fica dentro de nossa rede e temos 2 megas full para gerencia-lo o que proporciona ainda mais qualidade nas ligações e nao gera concorrencia na rede interna com outros serviços do provedor.

    Para a coisa funcionar bem tem que levar em consideração o que o pessoal ja disse, poluição de sinal, qualidade da distribuição com o cliente e principalmente algumas coisas que eu acho fundamentais, qos e a largura da banda que voce disponibiliza para teu cliente.

    Agora vamos à algumas considerações:
    Se voce usar um provedor voip fora da tua rede e teu link estiver esquelado, o que ocorre em varios provedores wireless hoje por conta do custo por mega, esquece que em horarios de pico nao vai funcionar legal.

    Se o servidor voip for dentro de tua rede, procure dar prioridade de trafego à ele senao volta no problema do link esguelado.

    Procure trabalhar com atas voip de boa qualidade e que façam um controle legal do trafego, eu aconselho os taitell, que sao muito bons, porem voce acha no mercado coisa mais barata, mais a minha opniao é "que a economia é a base para porcaria", mas temos que começar de algum lugar ne.

    Em relação a codecs a serem utilizados, o mais comum e que atende bem é o G729, que tem uma boa comprensao e que nao necessita de muito processamento do equipamento o que evita os famosos delays.

    Quanto de banda priorizar para o cliente voip? bom ai que muita gente comete o erro de achar que o codec que usa 8kbps como é o caso do G729, vai consumir somente isso da largura de banda disponibilizada para o cliente, o que temos que ter em mente é que o voip usa pacotes de dados como qualquer outro serviço da internet, entao temos que levar em consideração que estes pacotes devem trafegar com seus cabeçalhos... etc, etc, etc... trocando em miudos o codec G729 apesar de trabalhar com comprensao de 8kbps vai precisar de uma largura de banda GARANTIDA de 32 kbps, isso tanto de up como de down.

    Amigo estes sao apenas alguns detalhes a serem considerados, aqui no forum tem muito material sobre isso, vale a pena pesquisar bastante que vai elucidar muito as tuas ideias, mas de ante mao eu acho que o voip é um produto a ser agregado ao portifolio dos provedores, se bem dimensionado e previamente projetado para nao queimar o produto.

    Fica ai as dicas

    Abraços

    Marcelo
    "Se fui util agradece ai"

  9. #9

    Padrão DICA

    Voip wireless OUTDOOR esquece.... existe 10000 e 1 motivos para não se fazer ok.
    como diz o velho ditado quem avisa amgio é.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rafaelsantosroot Ver Post
    Bom dia !!! Gostaria de saber se alguém conhece ou utiliza em suas redes wireless o voip... pois estou querento fazer um serviço de ramais entre meus clientes, sem requisição de saída da rede.... alguém pode me ajudar neste projeto ....
    Olá Rafaelsantosroot,

    Aqui no provedor atendo em 95% os clientes em 2.4Ghz, tenho algumas torres e dessas torres tenho cliente no maximo a 12km, este em exceção tem as vezes a conexão ruim... mas de todos os clientes consigo falar no voip, na verdade nossos testes de conexão são feitos com VoIP... fazendo ligação pelo Skype ou Softfone para a empresa dentro da rede e fora da rede fazendo ligações para telefones convencionais...

    A latencia da minha rede é baixa, tenho pings para o site do UOL em 60% dos clientes a 18ms, os outros 40% devido a interferencia e distancia tem a media de 120ms... mesmo com latencia alta falo normal e sem picotar, melhor que celular.

    Não tenho servidor VoIP na minha rede, mas a sugestão é utilizar o Asterisk, PBX Flash, Disco OS e muitos outros.


    Anderson

  11. #11

    Padrão

    Nossa empresa hj é uma operadora de Telefonia IP e Internet WI-FI com 6 anos de experiência na área e podemos garantir a vc q a qualidade de uma chamada IP em 2,4 não vai atender aos seus clientes. Se forem clientes residenciais com pouca utilização talvez vc consiga atender sem ter maiores problemas, pois a utilização é muito pequena. Na nossa rede contamos hj com mais de 300 usuarios de Telefonia IP corporativos, com numeração entrante, bina, mailbox, conference, Móvel, LDN, DDI e todos tiveram que ser implantados em 5,8. Para vc ter uma ideia temos clientes q contam com mais de 600 ramais na empresa e utilizam até 30 chamadas simultaneas sem maiores problemas. Utilize 5.8, Codec G729, Operadora IP de qualidade e (minha experiencia) não use TAITELL, use atas LinkSys PAP2T, são os que tem o melhor custo beneficio. Caso tenha interesse em desenvolver um projeto, mande uma MP que podemos fazer uma parceria, fazemos toda a logistica de Telefonia IP e vc entra com os seus clientes.

    Espero ter ajudado.

    Att.

    Antonio Carlos
    OMNI Telecom

  12. #12

    Padrão Re: VOIP em rede wireless 2.4

    Boa tarde Antonio,
    Vc ainda atua como provedor voip? Elabora projetos?