Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Criar Vlan Mikrotik

    Amigos tudo bem?

    Gostaria de criar uma vlan no meu MK, para que meus clientes não enxerguem um aos outros pela rede local... como faço isso?

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thiagotgc Ver Post
    Amigos tudo bem?

    Gostaria de criar uma vlan no meu MK, para que meus clientes não enxerguem um aos outros pela rede local... como faço isso?
    a
    Tmbem queria muito mais informação a esse respeito

  3. #3

  4. #4

    Padrão

    trabalhe com maskara /30 que não terá este´problema.

  5. #5

    Padrão

    Amigos, trabalhar com /30 é praticamente inviavel.

    Tenho poucos IPs, não posso ficar perdendo IPs assim... realmente gostaria de implantar a solução VLan no MK

    Alguem poderia nos ajudar? =)

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thiagotgc Ver Post
    Amigos, trabalhar com /30 é praticamente inviavel.

    Tenho poucos IPs, não posso ficar perdendo IPs assim... realmente gostaria de implantar a solução VLan no MK

    Alguem poderia nos ajudar? =)

    Ate nao digo a questão de ips mas torna a rede muito limitada

  7. #7

    Padrão

    Galera ja testei vlans aqui, mas nao entendi muito como funciona no MK...

    Ninguem usa isso?

  8. #8

    Padrão

    Defina o que é sua rede local.

  9. #9

    Padrão

    Bom quando falo rede local, eu digo que são meus clientes..

    Por ex..

    tenho uma faxa

    200.200.200.0/24

    aonde tenho por ex 10 clientes nele

    200.200.200.2/3/4 e assim vai (o final 1 eh o MK)

    Quero que os ips 2/3/4 e assim por diante nao se "enxerguem" como rede local... quero fazer a vlan para separarem...

  10. #10

    Padrão unica

    unica forma efetiva de se bloquear clientes por cabo eh usando switches gerenciaveis...

  11. #11

    Padrão

    quero saber por qual meio seus "clientes" estão ligados, por cabo ou wireless?

  12. #12

    Padrão

    Tenho clientes por cabo e wireless!!

    Alguma sugestao?

  13. #13

    Padrão

    por cabo somente se você usar switch gerenciável.

    wireless você pode usar PPPoE

  14. #14

    Padrão

    PPPoE nao vira muito, sei la..

    Meus clientes são empresariais, todos com Servidores Linux...

  15. #15

    Padrão

    Olá,

    VLAN só é usado em rede quando vc tem um switch que suporta tal tecnologia, a IEEE estipula um padrão específico para esta tecnologia. Um switch com tal requerimento é caro, portanto, sugiro ver se vale a pena. Se nao valer, utilize as dicas dos colegas... trabalhe com IP, pois o MK consegue gerenciar uma interface ETH com vários IP's. Se valer a pena comprar um switch com suporte a VLAN, sugiro estudar essa tecnologia pois é outro padrão, mas possuindo o MK e o switch vc verá que não é muito complicado.

    Se for usando wireless não existe a necessidade de VLAN, pois no Access-list de sua WLAN você consegue desmarcar uma opção chamada "Forwarding". Desmarcando, aquele cliente não enxergará outro e outros não enxergaram ele.

    Efren Langsdorf Júnior
    Analista/Consultor JAVA
    MEG@NET - Serviços em desenvolvimento de software e telecomunicações.
    Site: http://www.assinesuatv.com.br
    Última edição por efrenjunior; 09-02-2010 às 01:05.

  16. #16

    Padrão

    No MK 3.x, ele ja vem com a opção de VLAN integrada com o sistema.

    Neste caso não daria para ja montar as VLANs diretamente nele? afinal ele é um roteador.

  17. #17

    Padrão

    Galera... to me quebrando aqui, pois nao quero que meus clientes com a mesma faixa de IP se enxerguem!!!

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    No MK 3.x, ele ja vem com a opção de VLAN integrada com o sistema.

    Neste caso não daria para ja montar as VLANs diretamente nele? afinal ele é um roteador.
    Exatamente!

    O MK tem a opção de VLAN. Então atenção...:

    Se for usar cabo(ETH): você precisa que as duas pontas aceitem VLAN's, o MK e o switch...
    Como disse anteriormente esse padrão é especifico, vc não consegue fazer uma placa de rede comum enxergar isso.

    se for usar wireless(WLAN): Não precisa de VLAN, use o atributo "forwarding" da interface wireless.

    Só esqueci de dizer duas coisas na outra resposta:
    1 - Já precisei usar essa tecnologia, procurei no ML não encontrei switch que me atendesse, fui então em alguns fornecedores aqui em Brasíla, nada tb, encontrei na representação CISCO aqui, o preço não compensava, +- R$ 2400,00. Decidi entrar em uma loja que nunca vou CTIS, encontrei um peba da D-link por R$ 1200,00...

    2 - A nomenclatura do padrão VLan é 802 1Q

    Efren Langsdorf Júnior
    Analista/Consultor JAVA
    MEG@NET - Serviços em desenvolvimento de software e telecomunicações.
    Site: http://www.assinesuatv.net
    Última edição por efrenjunior; 28-12-2009 às 14:35.

  19. #19

    Padrão

    mas por exemplo, tendo vlan no mkt e o switch que suporta vlan, configurado para comunicar com a vlan do mkt. e eu tenho uma estação windows. como faço pra todo meu trafego dessa estação ser encaminhada pra essa vlan?
    configuração no switch?

    obrigado

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thenet Ver Post
    mas por exemplo, tendo vlan no mkt e o switch que suporta vlan, configurado para comunicar com a vlan do mkt. e eu tenho uma estação windows. como faço pra todo meu trafego dessa estação ser encaminhada pra essa vlan?
    configuração no switch?

    obrigado

    Nos dois...
    VLAN é "rede virtual", ou seja, vc cria sub-redes dentro do mesmo tunelamento físico. Por isso vc precisa que as duas pontas aceitem esse padrão.

    Nesse caso, eu possuo aqui em minha rede um roteador linksys RV-082 que tem suporte a VLAN, então vc configura uma identidade no MK e a mesma identidade no switch. No RV-082 ele vem com algumas identidades pré-configuradas, então só tive que colocá-lo no MK. Mas este é o padrão do RV-082, cada switch deve ter uma maneira de tratar esse assunto, mas a idéa não deve mudar.

    Efren Langsdorf Júnior
    Analista/Consultor JAVA
    MEG@NET - Serviços em desenvolvimento de software e telecomunicações.
    Site: http://www.assinesuatv.net
    Última edição por efrenjunior; 28-12-2009 às 14:35.