+ Responder ao Tópico

1. Só seria problema se atravessasse um longo percurso de aguá, ex.: atravessar um bahia, mandar sinal para um ilha.

Att,

Renato Costa.

2. Citação Postado originalmente por stevanato Ver Post
    mesmo com interferencia da agua.. eu vc acha q é melhor jogar o sinal na horizontal ou na vertical.. ou nao tem diferença... pois ce tu olhar pelo google earth.. logico q nao é a referencia.. vai ver q passa 2 x por cima da agua... desculpe as multiplas perguntas pois é o meu primeiro projeto a longa distancia...

obrigado
    Respondendo técnicamente, Sim, existirá problema ao longo do tempo conforme o equipamento for pegando chuvas, ventos, etc. Por isso recomendei um dos melhores equipamentos com custo beneficio agregado disponível no mercado. Tem o fator crucial de desempenho do enlace (chamamos de INSTALAÇÃO) que definirá o quão perfeito poderá ser esse Ponto a Ponto.
    O ideal seria colocar mais uma torre de 70metros na ponta B, fazendo assim com que o sinal se Distancie da agua, o que é recomendado nestes casos. Usar Nstreme e best fit neste caso são bem indicados com antenas de dupla polarização tipo as pluton.

3. Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Respondendo técnicamente, Sim, existirá problema ao longo do tempo conforme o equipamento for pegando chuvas, ventos, etc. Por isso recomendei um dos melhores equipamentos com custo beneficio agregado disponível no mercado. Tem o fator crucial de desempenho do enlace (chamamos de INSTALAÇÃO) que definirá o quão perfeito poderá ser esse Ponto a Ponto.
    O ideal seria colocar mais uma torre de 70metros na ponta B, fazendo assim com que o sinal se Distancie da agua, o que é recomendado nestes casos. Usar Nstreme e best fit neste caso são bem indicados com antenas de dupla polarização tipo as pluton.
    Entao, ja q perguntaram... estou com um problema parecido de instalacao de PTP ... so q a distancia é maior ... 80 a 100 km... acham q precisarei de uma repetidora no meio ....?

4. Citação Postado originalmente por darkhscosta Ver Post
    Entao, ja q perguntaram... estou com um problema parecido de instalacao de PTP ... so q a distancia é maior ... 80 a 100 km... acham q precisarei de uma repetidora no meio ....?
    Vai depender de diversos fatores, equipamento que esta sendo utilizado, raio de Fresnel, Visada, sem saber onde é esse PTP é impossível de passa esta informação.

Att,

Renato Costa.

5. Colegas, não pensem que enlaces podem ser problemáticos simplesmente por passarem em cima de um rio ou mar. Como vocês acham que é feita a comunicação de uma plataforma de petróleo em alto mar? Vejo aqui enlaces na Baia de Guanabara e para plataformas que são tratados e projetados da mesma forma de enlaces em "terra firme". O que acontece é que as vezes, para aumentar a confiabilidade, em enlaces terra-mar ou terra-terra, os projetistas utilizam algumas técnicas de diversidade de frequencia (mais de um canal) e de espaço (mais de uma antena).

Espero que contribua para a discussão.

Saudações,
    Última edição por motacosta; 25-09-2009 às 13:25.

Tópicos Similares

1. Enlace 14km sobre canal do mar
    Por VNInfo no fórum Redes
    Respostas: 7
    Último Post: 12-09-2011, 12:31
  2. Enlace 12km sobre rio
    Por andrighetti no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 17-07-2008, 09:09
  3. Dúvida sobre enlace 5.8 ou 2.4 ???
    Por visaoalpha no fórum Redes
    Respostas: 2