Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por diekson Ver Post
    Bem, vamos por parte:

Primeiro, como inserir os ips. Vc terá que inserir uma linha para cada ip, preenchendo apenas a coluna FramedIpAddres e a coluna Pool_Name. para isto vc pode utilizar um script em perl, php, java, oque vc quiser, até mesmo inserindo as linhas uma a uma via SQL, o que vai dar um trabalhão, rs.
    Os ips inseridos vão sendo utilizados, e o radius vai reservando e liberando eles através de updates na tabela radippool.

Segundo. Com "encher", eu entendo que vc quer dizer qdo todos os ips forem usados. Se vc for utilizar ips públicos normalmente eles são meio escassos,(rsrs) então, se o seu roteador não estiver preparado pra dar ip caso seu radius não tenha mais nenhum liberado, vc deve acrescentar alguns ips privados afim de que o seu radius sempre tenha ips para entregar.

Quanto ao lease e o cliente pegar o mesmo ip, comigo acontece o seguinte, sempre q algum pacote de acct-update chega, o modulo sqlippool dá uma varrida na radoippool e libera todos os ips cujo username não esteja mais com sessão aberta na radacct, e tbm libera aqueles cujo expiry_time ja tenha vencido. uma dica é deixar o lease-time pelo menos 5 vezes o tempo do interin-update, assim não tem o risco do ip ser liberado antes da hora.

Não está no que vc perguntou, mas acho importente:
    Não basta vc povoar a tabela radippool, é preciso tbm informar o nome da pool na radcheck/radgroupcheck, o atributo usado é "Pool-Name".

Espero ter ajudado.
    ==============================================================================

como faço pra informar o nome da pool na radcheck/radgroupcheck, usando o atributo "Pool-Name". ?

INSERT INTO radgroupcheck (groupname,attribute,op,value) VALUES (‘poolradius’,‘Pool-Name’,‘:=’, main_pool);

onde main_pool é o nome do meu pool que tenho cadastrado na radippool

dessa forma ?

2. Acho que é, eu particularmente não uso a estrutura padrão do freeradius, eu fiz algumas stored procedures para manipular isso.

De qualquer modo fique atento com o interim-update se não vai dar problema com IP duplicado.

Enviado via XT1563 usando UnderLinux App

3. Citação Postado originalmente por andrecarlim Ver Post
    Acho que é, eu particularmente não uso a estrutura padrão do freeradius, eu fiz algumas stored procedures para manipular isso.

De qualquer modo fique atento com o interim-update se não vai dar problema com IP duplicado.

----------------------------------------------------------------------

Obrigado e também obrigado pela dica, pois eu to iniciando em programação Php e sua dica vai ser muito útil.
    Só ficou uma dúvida, o expire-time que o pessoal se refere é o valor do campo que fica na tabela radippool ?
    Comecei ontem a mecher com IPs via radius e ainda tenho essa duvida, vi na radippool um campo chamado expire-time, é esse campo que tem que ser preenchido com valor em torno de 6 vezes o valor do interim-update ?

4. O campo é este mas não é você quem controla ele, e sim o radius, esse campo é preenchido conforme o valor da lease-time que é configurada no arquivo sqlippool.conf, se não me engano.

5. Ata, show mesmo.
    Muito obrigado, hoje mais tarde eu vou da umas olhadas nisso.
    Já comecei os testes e teve uma duplicação de IPs em um momento, logo na primeira vez que iniciei os teste, mas mexi em umas query que tava = null e coloquei is null, que o pessoal andam falando pra fazer isso...
    Mais tarde irei fazer a prova de fogo pra ver o que vai dar rsrs

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L