+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão lentidão com sinal bom em aprouter!

    Não sei se alguem ja passou por isso, a dois meses troquei 2 aprouter´s, por um pc-ap, os dois funcionavam bem demais, mais como tudo evolui achei que tinha chegado a hora e estava certo, as coisas melhoraram demais, bom nestes dois meses dos apzinhos coitados descansaram bastante, até que apareceram clientes em outra area que eu nao atendia, ai resolvi atende-los, comprei duas antenas de grande 25 dbi, (foram as unicas que achei), fiz um mini PTP, ap wr252 aprouter, em AP+WDS, ligado a um wr254 em WDS(distribuindo para 3 clientes no cabo), menos 700 metros, visada perfeita!!! resultado sinal 98%(-41), fiquei muito feliz com o sinal, chequei os canais livres pra regiao, encontrei apenas 6 redes wireless todas no canal 11,10, 9, 6.....coloquei minha rede no canal 1, nas configurações avançadas rates ficou com 11mb, potencia em 63mW, B+G, ack default,esta em bridge, nao faço nenhum controle neles apenas no servidor.....

    ping no meu servidor esta em 2ms, ping pra globo.com esta em 19 ms..... nao perde nenhum pacote, acesso as paginas de configuração dos equipamentos wireless de outros pontos da rede esta muito rapido!! mais não entendo o que esta havendo com a navegação e download de paginas web externas, mal passam de 100k!!!
    fiz teste de velocidade em diversas paginas, deixei sem limite de velocidade para testes, e nada, chequei meu link e estava apenas com 10% de uso dos 4 megas dedicado!!! a unica coisa que nao fiz foi colocar somente em banda B....acredito que nao interfere muito, afinal usava eles antes em B+G e nunca tive problemas!

    será que alguem sabe o que posso estar fazendo de errado? qualquer ajuda é valida!

    PS esse link esta passando sobre uma sub-estação de energia eletrica, será que isso poderia estar interferindo na navegação, download nao passa de 14k nem a pau!!!testei com krazer nos clientes continuou a mesma coisa!

    agradeço aos mais experientes que possam estar me auxiliando!!!!
    Última edição por cls7007; 26-09-2009 às 23:11.

  2. #2

    Padrão Olá CLS7007

    Tbm já tive problemas com aps comuns, tente em modo B e mude a taxa para 1 Mb. antena de grade funciona mas da mta interferencia ...

    Resolvi os meus problemas ptp depois que mudei minha plataforma para Mikrotik. se vc puder... use pelo menos uma RB 411 e minipci R52 que já esta homologada ... e antenas de 5.8Ghz para fazer este PTP. ou substitua esta RB por uma 433AH ... pois assim vc tera 3 saidas WLAN ... nos pontos que vc trabalhar com ptp vc pode ter 2 links 5.8 e pelo menos uma omni para antender a região. se fizer isso use para a omni uma mini pci R52H 350 tbm homologada...

    Sei que "falar" é facil ... mas se puder ... não use aps pequenos no provedor estes 4 mb .. não merecem isso ... Mas veja ai ... posso tentar te ajudar com a estrutura atual ...


    Abraço.
    Fique com Deus, Sucesso.

  3. #3

    Padrão

    amigo, primeiramente obrigado por perder seu tempo para tentar me ajudar!

    Citação Postado originalmente por Jonatan Ver Post
    Tbm já tive problemas com aps comuns, tente em modo B e mude a taxa para 1 Mb. antena de grade funciona mas da mta interferencia ...
    amigo, hoje vou la testar em modo B, a taxa deixei em 11 vou testar outros valores, a unica interferencia que pode estar havendo de uma subestação de energia eletrica, os sinais passam sobre ela, nao existem, redes no canal 1 na regiao, apenas 11, 9 e 6 apenas 6 redes! o sinal está 98% (-40). vou diminuir a potencia dos aparelhos de 17 para 14 ou menos dbm!

    Citação Postado originalmente por Jonatan Ver Post
    Resolvi os meus problemas ptp depois que mudei minha plataforma para Mikrotik. se vc puder... use pelo menos uma RB 411 e minipci R52 que já esta homologada ... e antenas de 5.8Ghz para fazer este PTP. ou substitua esta RB por uma 433AH ... pois assim vc tera 3 saidas WLAN ... nos pontos que vc trabalhar com ptp vc pode ter 2 links 5.8 e pelo menos uma omni para antender a região. se fizer isso use para a omni uma mini pci R52H 350 tbm homologada...
    amigo esse pequeno ptp vai atender no maximo 5 clientes detalhe com cabos, e com velocidade de 256/64 k, sera que preciso mesmo de uma solução MK pra resolver meu problema!?

    Citação Postado originalmente por Jonatan Ver Post
    Sei que "falar" é facil ... mas se puder ... não use aps pequenos no provedor estes 4 mb .. não merecem isso ... Mas veja ai ... posso tentar te ajudar com a estrutura atual ...
    como eu comentei em cima, esses aparelhos funcionavam bem um fazia ptp de 1km e outro era ap.... aguentavam 15 clientes nunca deram problema! mais antes que dessem troquei por MK! e ptp com nanostation5! (nem preciso falar que melhorou demais)

    Citação Postado originalmente por Jonatan Ver Post
    Abraço.
    Fique com Deus, Sucesso.

    grande abraço amigo
    Siga nos passos do Criador tambem, se tiver outra ideia ai aguardo!

    OBrigado mais uma vez!
    Última edição por cls7007; 27-09-2009 às 08:29.

  4. #4

    Padrão aprouter

    sao otimos os radio e o soft aprouter, verifique visadas e principalmente ACK, testa com o bricks, se precisar algo mais solido usa tipo canopy, solucao de um dono só, MK é braço de um perna de outro cabeça de outro, resumindo um Frankstay, daqui um pouco arruma mais probelmas do que vc tem.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cls7007 Ver Post
    Não sei se alguem ja passou por isso, a dois meses troquei 2 aprouter´s, por um pc-ap, os dois funcionavam bem demais, mais como tudo evolui achei que tinha chegado a hora e estava certo, as coisas melhoraram demais, bom nestes dois meses dos apzinhos coitados descansaram bastante, até que apareceram clientes em outra area que eu nao atendia, ai resolvi atende-los, comprei duas antenas de grande 25 dbi, (foram as unicas que achei), fiz um mini PTP, ap wr252 aprouter, em AP+WDS, ligado a um wr254 em WDS(distribuindo para 3 clientes no cabo), menos 700 metros, visada perfeita!!! resultado sinal 98%(-41), fiquei muito feliz com o sinal, chequei os canais livres pra regiao, encontrei apenas 6 redes wireless todas no canal 11,10, 9, 6.....coloquei minha rede no canal 1, nas configurações avançadas rates ficou com 11mb, potencia em 63mW, B+G, ack default,esta em bridge, nao faço nenhum controle neles apenas no servidor.....

    ping no meu servidor esta em 2ms, ping pra globo.com esta em 19 ms..... nao perde nenhum pacote, acesso as paginas de configuração dos equipamentos wireless de outros pontos da rede esta muito rapido!! mais não entendo o que esta havendo com a navegação e download de paginas web externas, mal passam de 100k!!!
    fiz teste de velocidade em diversas paginas, deixei sem limite de velocidade para testes, e nada, chequei meu link e estava apenas com 10% de uso dos 4 megas dedicado!!! a unica coisa que nao fiz foi colocar somente em banda B....acredito que nao interfere muito, afinal usava eles antes em B+G e nunca tive problemas!

    será que alguem sabe o que posso estar fazendo de errado? qualquer ajuda é valida!

    PS esse link esta passando sobre uma sub-estação de energia eletrica, será que isso poderia estar interferindo na navegação, download nao passa de 14k nem a pau!!!testei com krazer nos clientes continuou a mesma coisa!

    agradeço aos mais experientes que possam estar me auxiliando!!!!
    Estranho isso né, mas o que seria das redes se não houvesse coisas bizarras a serem resolvidas vamos pensar juntos para a solução.

    Tive problemas de sinal alto mas a conexão ruim, eu aconselho vc verificar e medir esse ptp em dbm ou seja em escala de sinal que leva em consideração a perda provocada pelo ruido que a rede elétrica pode estar causando ficar alinhando apenas pelo sinal é faca de 2 gumes.

    Outra coisa sugiro verificar as fontes dos roteadores pois está comprovado que fonte ruim ou cansada problemas sérios e intermitentes.

    O fato de estar usando WDS significa que está usando mais processamento dos 2 rádios que formam este WDS será que algum deles não está já no talo?

    Eu quando necessito usar um rádio para fazer tal serviço utilizo um Nano 2 ou Nano 5 (Se tiver vizada limpa) em modo bridge e uso um swtch (nunca hub por favor) para distribuir via cabo fica show

    Espero ter ajudado na solução ou apenas ter clareado algo

    Alessandro Dias

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cls7007 Ver Post
    Não sei se alguem ja passou por isso, a dois meses troquei 2 aprouter´s, por um pc-ap, os dois funcionavam bem demais, mais como tudo evolui achei que tinha chegado a hora e estava certo, as coisas melhoraram demais, bom nestes dois meses dos apzinhos coitados descansaram bastante, até que apareceram clientes em outra area que eu nao atendia, ai resolvi atende-los, comprei duas antenas de grande 25 dbi, (foram as unicas que achei), fiz um mini PTP, ap wr252 aprouter, em AP+WDS, ligado a um wr254 em WDS(distribuindo para 3 clientes no cabo), menos 700 metros, visada perfeita!!! resultado sinal 98%(-41), fiquei muito feliz com o sinal, chequei os canais livres pra regiao, encontrei apenas 6 redes wireless todas no canal 11,10, 9, 6.....coloquei minha rede no canal 1, nas configurações avançadas rates ficou com 11mb, potencia em 63mW, B+G, ack default,esta em bridge, nao faço nenhum controle neles apenas no servidor.....

    ping no meu servidor esta em 2ms, ping pra globo.com esta em 19 ms..... nao perde nenhum pacote, acesso as paginas de configuração dos equipamentos wireless de outros pontos da rede esta muito rapido!! mais não entendo o que esta havendo com a navegação e download de paginas web externas, mal passam de 100k!!!
    fiz teste de velocidade em diversas paginas, deixei sem limite de velocidade para testes, e nada, chequei meu link e estava apenas com 10% de uso dos 4 megas dedicado!!! a unica coisa que nao fiz foi colocar somente em banda B....acredito que nao interfere muito, afinal usava eles antes em B+G e nunca tive problemas!

    será que alguem sabe o que posso estar fazendo de errado? qualquer ajuda é valida!

    PS esse link esta passando sobre uma sub-estação de energia eletrica, será que isso poderia estar interferindo na navegação, download nao passa de 14k nem a pau!!!testei com krazer nos clientes continuou a mesma coisa!

    agradeço aos mais experientes que possam estar me auxiliando!!!!
    Amigo já tive problema parecido aqui e resolvi com o ack tenta dá uma conferida e fazer teste em ambos os aps aqui resolveu até mais.

  7. #7

    Padrão

    Detalhe, não foi checkado acredito eu porque não foi comentado por quem abrio o topico, verifique o jack RJ45 do AP conectores e cabo de rede que estão servido aos clientes, tu nem imagina o pepino que isso causa numa rede, porém passa desapercebido por muitos. Troque de porta RJ45, se não tiver mais de uma como voce falou que já usou esses APs bata um limpa contato neles tanto no conector como na porta cuidado com o alicate de crimpagem verifique com uma lupa os conectores se estão alinhados nos contatos pode ter mordido errado o alicate causado atenuação no sinal ate o cliente, e causando essa lentidão, te garanto se tu colocar um antena grade no cliente jogando sinal desse mesmo AP ai tu vai notar a diferença. Faça o teste e de um retorno aqui pra os colegas.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por greigservicos Ver Post
    Detalhe, não foi checkado acredito eu porque não foi comentado por quem abrio o topico, verifique o jack RJ45 do AP conectores e cabo de rede que estão servido aos clientes, tu nem imagina o pepino que isso causa numa rede, porém passa desapercebido por muitos. Troque de porta RJ45, se não tiver mais de uma como voce falou que já usou esses APs bata um limpa contato neles tanto no conector como na porta cuidado com o alicate de crimpagem verifique com uma lupa os conectores se estão alinhados nos contatos pode ter mordido errado o alicate causado atenuação no sinal ate o cliente, e causando essa lentidão, te garanto se tu colocar um antena grade no cliente jogando sinal desse mesmo AP ai tu vai notar a diferença. Faça o teste e de um retorno aqui pra os colegas.

    Bem Lembrado amigo isso as vezes causa uma dor de cabeça tão grande que só Deus sabe, e outra sempre passa despercebido.
    Testa aew amigo e paça aqui o resultado pra gente.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por neimardias Ver Post
    sao otimos os radio e o soft aprouter, verifique visadas e principalmente ACK, testa com o bricks, se precisar algo mais solido usa tipo canopy, solucao de um dono só, MK é braço de um perna de outro cabeça de outro, resumindo um Frankstay, daqui um pouco arruma mais probelmas do que vc tem.
    amigo visa 100% sinal -40(95%) vou colocar no maximo 5 clientes nao justifica gastar com canopy com isso!!!!!

    mesmo assim obrigado!!! ack testei sim de 33 ate 96 nao deu nenhuma diferença! sao menos de 500 metros de distancia o ping esta 2 ms do cliente ao servidor, e pra sites 18 ms so estão passando 380k de banda o maximo de download que consegui sem foram 40k! (estou usando sem limitação!)

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por LulaVipNET Ver Post
    Amigo já tive problema parecido aqui e resolvi com o ack tenta dá uma conferida e fazer teste em ambos os aps aqui resolveu até mais.

    ja testei ack amigo, vou olhar os cabos do rj45 o que esta entrando internet, o outro eu coloquei um krazer no lugar ficou a mesma coisa!!! vou fazer esse teste la agora e ja volto pra comentar!

    obrigado!

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por greigservicos Ver Post
    Detalhe, não foi checkado acredito eu porque não foi comentado por quem abrio o topico, verifique o jack RJ45 do AP conectores e cabo de rede que estão servido aos clientes, tu nem imagina o pepino que isso causa numa rede, porém passa desapercebido por muitos. Troque de porta RJ45, se não tiver mais de uma como voce falou que já usou esses APs bata um limpa contato neles tanto no conector como na porta cuidado com o alicate de crimpagem verifique com uma lupa os conectores se estão alinhados nos contatos pode ter mordido errado o alicate causado atenuação no sinal ate o cliente, e causando essa lentidão, te garanto se tu colocar um antena grade no cliente jogando sinal desse mesmo AP ai tu vai notar a diferença. Faça o teste e de um retorno aqui pra os colegas.
    vou testar o RJ45 e ja volto pra postar os resultados!

  12. #12

    Padrão

    amigo sei que vc disse so ter canal 119 6 sendo usado e colocou o seu no 1 mas ter outros canais napo quer dizer interferencia vc pode tar com uma interferencia grande no canal 1 e nao sabe so usando site survy de radio teria que ter um analizador de espectro fassa troque canal paa outros mesmo os que ja tem usona rede pois so se a fonte estiver no caminho e muito proximo e que vc sofreria interferencia desses outros sinais .......


    deixe ack no padrao do radio

    teste outros canais

    e teste banda do seu servidor para o cleinte e nao da internet asim vc sabe melhor qual a taxa de bandwith do seu enlace .

  13. #13

    Padrão cls7007

    Opah, to aki na facul agora, pensando no seu problema .... deu certo os esquemas ai que te passaram ? Pessoal sera que não é esta estação de energia que esta dando esta interferencia ?

    Meio estranho isso ... sei la ... qualquer coisa seria legal tentar um ptp em 5.8 então.


    Sei la .. sem ideias ... rs ..


    abraço.

  14. #14

    Padrão Continuação de Ajuda

    Olá CLS

    Como anda o problema foi resolvido?

    Nos transmite mais informações para continuarmos ajudando

    Alessandro Dias

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por impar Ver Post
    Olá CLS

    Como anda o problema foi resolvido?

    Nos transmite mais informações para continuarmos ajudando

    Alessandro Dias
    RESOLVIDO,

    Nao sei como, mais resolveu-se, fui ao local na segunda feira, munido de notebook e adptador usb liguei direto na antena e como estavam continuou na mesma(lento), resetei o ap para default, conectei maravilha, download a 400k, mudei a ssid, ficou lento, eu tenho um padrao pra minha ssid da minha empresa, ai blz, troquei novamente o ssid, coloquei meu nome, download a 400k, coloquei criptografia wap, ficou lento, coloquei wep melhorou, coloquei ap + wds ai meu filho era um deus nos acuda o trem ficava doido demais, no fim das contas, ficou ap simples sem WDS com WEP e Clonando MAC, os clientes estao satisfeitos.... tem uns 15 minutos fui levar o carnê de pagamentos para eles, elogiaram muito o serviço, e ja tem mais pessoas querendo naquele local, eu cheguei a conclusão obvia que o mardito do ap está ferrado, e como nao tenho distribuidor de equipamentos na minha cidade, vai continuar la dessa forma, assim que eu for comprar mais equipamentos eu troco o apzinho e coloco ele pra funcionar com wds. como eu sempre faço e sempre deu certo.....

    bom agradeço a todos a ajuda e o tempo desperdiçado!!!!

    fiquem com Deus

  16. #16

    Padrão Velho problema de maior processamento no ap rede lenta

    CLS pelo desfeche me parece que o problema resolvido tem relação a fonte desse AP que está usando, já tive ap´s com o problema semelhante quando colocava maior nivel de segurança (WAP ou wap2) o processamento do ap é muito maior e com isso exige mais potência.

    Quando possivel e se for necessario coloque outra fonte com + amperes e teste novamente, mas valeu pela dica de como solucionou