Página 6 de 12 PrimeiroPrimeiro ... 234567891011 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Com certeza, nas discussões sempre aprendemos. Isso é o legal nesse forum. Outra coisa que é furada é medirmos potência de sinal em porcentagem. Furada por que é relativo e cada fabricante tem seu método. Quando falamos: "sinal 50%" - fica a pargunta no ar - "50% de quê?". Devemos sempre nos referir a potência nesses casos em dBm que é absoluto.

Sds,

Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Com certeza, estes valores de sensibilidade são os mínimos aceitos e não o ideal.

Se não me engano, esta calculadora citada pelo Rogério, foi apresentada num curso que ele fez.
    E ele disse que o indicado seria saturação em torno de 50%, que bate aproximadamente com o que voce diz.
    E com o controle de ganho, alguma coisa mais se consegue de proteção contra a saturação.
    Perfeito.
    Só a questão dos +/- 3 dbm é que ainda ficou no ar. Como não foi eu que levantei a questão, mas ainda acreditando nela, vou aguardar o Alexandre.
    Gosto muito destes debates mais técnicos, pois sempre se aprende alguma coisa boa.

2. Citação Postado originalmente por motacosta Ver Post
    Com certeza, nas discussões sempre aprendemos. Isso é o legal nesse forum. Outra coisa que é furada é medirmos potência de sinal em porcentagem. Furada por que é relativo e cada fabricante tem seu método. Quando falamos: "sinal 50%" - fica a pargunta no ar - "50% de quê?". Devemos sempre nos referir a potência nesses casos em dBm que é absoluto.

Sds,
    Eu já tinha lido algo sobre isso. Se não me engano o Sérgio levantou também esta questão.
    Alguns firmwares trazem em porcentagem e entre parenteses em dbm.

3. Alem da qualidade do sinal, tem que se levar em conta em que banda esta trabalhando e esses 35 clientes simultaneos estão com qual velocidade ?

4. Bem colocado, interhome. Tem que ver qual a capacidade que os troncos desses dois pontos de acesso tem de escoar o tráfego dos clientes. Fazer um teste de largura de banda nos usuários com menor sinal e comparar se passa a velocidade contratada. Talvez os usuários estejam recebendo o tráfego que foi contratado mas estão esperando demais do link e estão reclamando. Isso acontece, usuário é assim. Se tiver de melhorar o sinal de um cliente, apenas o faça sem se preocupar com os demais. Tem que fazer uma investigação mais apurada, ver interferência de outros pontos de acesso, etc... Esqueçam esse folclore de controlar o sinal dos clientes com +/- 3 dB de diferença entre eles. Isso simplesmente não "ecziste" como diria o Pe. Quevedo.

Sds,

Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    Alem da qualidade do sinal, tem que se levar em conta em que banda esta trabalhando e esses 35 clientes simultaneos estão com qual velocidade ?
    Última edição por motacosta; 01-10-2009 às 08:34.

5. Citação Postado originalmente por motacosta Ver Post
    Bem colocado, interhome. Tem que ver qual a capacidade que os troncos desses dois pontos de acesso tem de escoar o tráfego dos clientes. Fazer um teste de largura de banda nos usuários com menor sinal e comparar se passa a velocidade contratada. Talvez os usuários estejam recebendo o tráfego que foi contratado mas estão esperando demais do link e estão reclamando. Isso acontece, usuário é assim. Se tiver de melhorar o sinal de um cliente, apenas o faça sem se preocupar com os demais. Tem que fazer uma investigação mais apurada, ver interferência de outros pontos de acesso, etc... Esqueçam esse folclore de controlar o sinal dos clientes com +/- 3 dB de diferença entre eles. Isso simplesmente não "ecziste" como diria o Pe. Quevedo.

Sds,
    Eu tenho feito o acompanhamento pelo CCQ.

Outra coisa Mota, no caso de um cliente com sinal ruim, ele vai prejudicar mesmo toda a rede? E esse prejuízo ocorre sempre ou só quando o rádio está sobrecarregado com muitos usuários online?
    Pergunto isso, pois tenho dois assinantes que ainda não consegui melhorar este valor, mas como os Nano não estão sobrecarregados, não dá para notar prejuizo aos demais.
    Pois notei que mesmo com o CCQ com 20 a 30% ele navega, meio reclamando, mas vai.
    E esta medida em porcentagem no CCQ é também fictício como a porcentagem de sinal medida nos firmwares?

Tópicos Similares

1. Respostas: 16
    Último Post: 12-11-2012, 14:33
  2. Respostas: 20
    Último Post: 06-04-2012, 13:45
  3. Respostas: 9
    Último Post: 27-10-2011, 17:10
  4. PROBLEMA EM UMA TORRE - AJUDEM
    Por caiojunior no fórum Redes
    Respostas: 9
    Último Post: 27-09-2011, 09:50
  5. Como resolver o problema de vários PoE em uma torre