+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão ip reverso no mikrotik, tem como fazer?

    Olá pessoal, na rede tenho uma maquina como MK 3.22 fazendo somente DNS cache da minha rede nela tem uma placa de rede que esta com o ip 192.168.254.3. Gostaria de saber se tem jeito de fazer dns reverso com este mikrotik. tipo tenho um ip válido na rede, tipo 200.200.200.200 e queria fazer assim 200-200-200-200.dedicado.meudominio.com.br .

    Obrigado.

  2. #2
    Avatar de Oldayr
    Ingresso
    Mar 2009
    Localização
    Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
    Posts
    300

    Cool

    Só acompanhado!!!!!!!!

  3. #3

    Padrão

    consegui fazer dentro da rede funcionar como mostra a imagem em anexo. Mas para fora não consegui. Será que tenho que ter um ip válido no servidor de dns e criar uma zona de dns dentro do dominio para poder aportar para o servidor de dns?

    esperando......
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         dns reverso.jpg
Visualizações:	2709
Tamanho: 	41,8 KB
ID:      	5575  

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por byosni Ver Post
    consegui fazer dentro da rede funcionar como mostra a imagem em anexo. Mas para fora não consegui. Será que tenho que ter um ip válido no servidor de dns e criar uma zona de dns dentro do dominio para poder aportar para o servidor de dns?

    esperando......

    Como vc conseguiu fazer o dns reverso no mikrotik amigo?

  5. #5
    Avatar de angelangra
    Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brazil, Brazil
    Posts
    366

    Padrão

    Esperando.....

    Gostaria também saber como você fez isso.

  6. #6

    Padrão

    consegui fazer dentro da rede. Pois assim
    tenho um mk server fazendo somente cache de DNS e utilizo o teu ip(192.168.254.3) para ser o servidor de dns dentro da minha rede.
    fui nele e setei o ip assim

    /ip dns static
    name: 200-200-200-2.ded.meudominio.com.br
    address: 200.200.200.2
    ttl:1d 00:00:00

    pronto fiz assim, mas acho que esta errado, a unica coisa que ficou legal foi assim, se vou na casa de um cliente e dou um tracert na uol.com.br acontece assim

    primeiro ele pinga no gateway do radio dele 192.168.100.1
    depois pinga no gateway do provedor com o dns reverso ja funcionando...

    é so isto...


    Citação Postado originalmente por rtflmeganet Ver Post
    Como vc conseguiu fazer o dns reverso no mikrotik amigo?

  7. #7

    Thumbs up

    Legal esse teu esquema!

    Mas acredito que só na operadora se pode trocar o DNS REVERSO!!!

    Vamos ver se alguém aparece pra dizer o contrario !!!

  8. #8

    Padrão

    Ficou muito bom, mas acho que DNS reverso tem alguma coisa haver com o CGI (Comiter Gestor de Internet no Brasil), e com a operadora também.

  9. #9

    Padrão

    também acho que sim, mas na net não tem nenhum tutorial falando de como fazer isto. So tem de como fazer utilizando o bind, mas não como aplicar isto nos ip´s validos....

    até mais...


    Citação Postado originalmente por cordeirog3 Ver Post
    Ficou muito bom, mas acho que DNS reverso tem alguma coisa haver com o CGI (Comiter Gestor de Internet no Brasil), e com a operadora também.

  10. #10

    Padrão

    Osni, não sei se vem ao caso, mas como utilizo pppoe, os clientes passam do ip deles (10.x.x.x) para o ip válido do servidor mk, e os caras da Unitelco fizeram esta config para mim, é feita no router "Cisco", ai mesmo de fora da rede quando faço tracert para o provedor aparece o reverso que eu pedi para eles configurarem, e quando os clientes fazer uma pesquisa na net vai aparecer que o ip dele é o ip publico do mk e o reverso o tal configurado, muito massa para mostrar aos clientes a qualidade e seriedade do serviço, manda um e-mail para o noc da Unitelco que é rapido e fácil.

    Abs.

  11. #11

    Padrão

    ok
    amigo. Obrigado...

    Citação Postado originalmente por agpnet Ver Post
    Osni, não sei se vem ao caso, mas como utilizo pppoe, os clientes passam do ip deles (10.x.x.x) para o ip válido do servidor mk, e os caras da Unitelco fizeram esta config para mim, é feita no router "Cisco", ai mesmo de fora da rede quando faço tracert para o provedor aparece o reverso que eu pedi para eles configurarem, e quando os clientes fazer uma pesquisa na net vai aparecer que o ip dele é o ip publico do mk e o reverso o tal configurado, muito massa para mostrar aos clientes a qualidade e seriedade do serviço, manda um e-mail para o noc da Unitelco que é rapido e fácil.

    Abs.

  12. #12

    Padrão

    amigo,

    para fazer reverso voce tem q ter um servidor dns autoritativo (bind, djbdns, maradns...) e a sua operadora tem que delegar a administracao do seu bloco ip para vc, ou entao configurar o dns do bloco ip apontando para seu servidor.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por byosni Ver Post
    ok
    amigo. Obrigado...
    Funcionou ?

  14. #14
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão

    Gambiarra seria com proxy, escaneava todos os pacotes pela regex, e susbistituía pela string que quiser. Mas no proxy do MK não dá, você tem que fazer um próprio.

  15. #15

    Padrão

    não pedi lá ainda! rsrs

    Citação Postado originalmente por agpnet Ver Post
    Funcionou ?

  16. #16

    Padrão

    boa gambiarra.....

    Citação Postado originalmente por osmano807 Ver Post
    Gambiarra seria com proxy, escaneava todos os pacotes pela regex, e susbistituía pela string que quiser. Mas no proxy do MK não dá, você tem que fazer um próprio.