+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão Relação -DBM / ACK

    Galera, desculpe a pergunta ignorante, mas qual seria a media razoavel de sinal para os clientes? por exemplo tenho clientes que me dão -90dbm em painel x e no survey tem painel que aparece com -75dbm a pergunta é. qual dos 2 devo conectar? e porque tenho clientes que conectam usando a nanostation com 11/2 e outros conectam com 11/11? já percebi tambem que nas anteas de grade(tenho algums clientes que ainda usam) estão sempre 11/11 pra falar a verdade devo ter ums 5 clientes nas nanos que consigo 11/11 e o resto todo 11/2
    quanto ao ack? qual seria a melhor taxa? minha media tá em 32 e 28 de ack é possivel conseguir mais?
    e sinal? como faço pra manter uma media bacana em todos os clientes?
    meio leiga a pergunta mas não sei se o correto é ter -dbm ou +dbm no site survey que faço.

  2. #2

    Padrão Resposta

    Nilve de sinal adequado -70
    ACK 30
    ----------

    O ACK deve ser sempre menor que 50 no . ACK muito alto é sinal de problemas, como pigtail mal conectado, água no cabo de rede, placa defeituosa. É importante testar individualmente cada componente do conjunto e NUNCA trocar tudo de imediato numa eventual manutenção preventiva. Deve-se ser observado o ACK a cada troca de cada componente, de forma a diagnosticar o que estava gerando o problema.
    Local com clientes com níveis de sinal ruim ou ACK elevado (>50) faz com que a qualidade do serviço seja deteriorada para todos os usuários da interface de acesso, isto é, mesmo os outros clientes com sinal e ack bons também ficam prejudicados.

  3. #3

    Padrão

    Bom dia,

    as conexões TCP usadas no protocolo IP utilizam confirmação de pacotes; ou seja, a conexão que envia solicita uma confirmação de recebimento ao destinatário. Caso o destinatário não acuse o recebimento o pacote é reenviado. No caso do acknolowgment, ou simplesmente ACK como ficou conhecido por leigos, é uma confirmação de conexão completada e que esta conexão está pronta para enviar e receber pacotes.

    Quem envia solicita uma confirmação de conexão e o cliente dessa conexão confirma o recebimento e "afirma" que está pronto para receber o tráfego de dados. Essa confirmação de recebimento é o "ACK" e quanto mais rápidas as respostas (medidas em frações de segundos), mais baixo é o "ACK". Consequentemente, quanto mais alto o "ACK" pior é o estado da conexão indicando que há um problema no enlace e no recebimento dos dados.

    Quanto às placas que conectam em diferentes níveis de sinais deve-se ao fato dos diferentes níveis de sensibilidade dos mais variados tipos de equipamentos existentes. Um equipamento que tem alta sensibilidade, como alguns de chipset Prism II, conectam até com -98. Alguns de baixa qualidade somente conectam com sinal em -84 ou mais fortes, como é o caso do RTL8186. Mesmo conectando em -84 os chips de baixa qualidade somente funcionam bem com o sinal em -75 ou mais fortes.

    Resumindo: depende muito da qualidade do equipamento e de seu nível de sensibilidade. Equipamentos melhores tem sensibilidade mais alta. Equipamentos que não tem alta qualidade - ou mesmo estratégia dos fabricantes - somente conectam com o nível de sinal no mínimo razoável.

  4. #4
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    como faço para ter menos sinal então? meus paineis me dão sempre em torno de -80 ou mais...tem paineis que me dão -97
    aonde tenho que modificar para baixar o Dbm

    Citação Postado originalmente por crocohouse Ver Post
    Nilve de sinal adequado -70
    ACK 30
    ----------

    O ACK deve ser sempre menor que 50 no . ACK muito alto é sinal de problemas, como pigtail mal conectado, água no cabo de rede, placa defeituosa. É importante testar individualmente cada componente do conjunto e NUNCA trocar tudo de imediato numa eventual manutenção preventiva. Deve-se ser observado o ACK a cada troca de cada componente, de forma a diagnosticar o que estava gerando o problema.
    Local com clientes com níveis de sinal ruim ou ACK elevado (>50) faz com que a qualidade do serviço seja deteriorada para todos os usuários da interface de acesso, isto é, mesmo os outros clientes com sinal e ack bons também ficam prejudicados.

  5. #5

    Padrão

    Olha,

    sinal -97 é muito ruim. Deve haver algo errado em sua rede. A que distância os seus clientes estão da estação?

  6. #6
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    na verdade do outro lado da rua, aponto a antena do cliente faço um survey me dá de sina-97dbm
    as vezes 100, achei que isso fosse bom...entendia que quanto mais proximo de 100 melhor...então como devo proceder para entender uma boa qualidade de sinal?


    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Olha,

    sinal -97 é muito ruim. Deve haver algo errado em sua rede. A que distância os seus clientes estão da estação?

  7. #7

    Padrão Resposta

    O Sinal é apenas influenciado por alinhamento, verifique o alinhamento dos paineis e antenas.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por vagnerricardo Ver Post
    na verdade do outro lado da rua, aponto a antena do cliente faço um survey me dá de sina-97dbm
    as vezes 100, achei que isso fosse bom...entendia que quanto mais proximo de 100 melhor...então como devo proceder para entender uma boa qualidade de sinal?

    Se você estiver vendo esse sinal no Site Survey de AP's e placas pci, a maioria mostra no survey o nivel do sinal em % e não em dbm, obviamente em porcentagem quanto mais perto de 100 melhor, cuidado pra n confundir ai
    Última edição por smooking; 30-09-2009 às 22:40. Razão: correção ortográfica

  9. #9
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Estou vendo o sinal na nanostation 2 e em ap clientes com firmware aprouter..nos aprouter mostra sempre baixo em torno de 40 ou até 50 mas nas nanos mostra 80 pra cima..


    Citação Postado originalmente por smooking Ver Post
    Se você estiver vendo esse sinal no Site Survey de AP's e placas pci, a maioria mostra no survey o nivel do sinal em % e não em dbm, obviamente em porcentagem quanto mais perto de 100 melhor, cuidado pra n confundir ai

  10. #10
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Como faço o alinhamento dos paineis? não é apenas prende-los nas bases e deixa-los em um pouco inclinados para baixo?
    e nos clientes não é apenas apontar em direção(media) para a minha torre e verificar o melhor sinal? ou tem mais algo que não esteja procedendo?

    Citação Postado originalmente por crocohouse Ver Post
    O Sinal é apenas influenciado por alinhamento, verifique o alinhamento dos paineis e antenas.

  11. #11

    Padrão É o seguinte...

    Amigo, imagine assim, se a temperatura estiver uns 40 graus está muito quente e se estiver 2 graus está muito frio, como pontos de ebulição e fusão, o sinal wireless funciona assim tambem, partindo do princípio que muito bom fica em torno de -40 e muito ruim varia de -84 ou -97 dependendo do cartão, na média, o pessoal considera "normal" os clientes entre - 60 e -70, do jeito que voce disse que está ai tem algo errado. Primeiro verifique cabos e conectores se estao bem encaixados e isolados, segundo verifique se entrou água, isso é fatal e terceiro, verifique o tamanho dos cabos que voce está usando, se não resolver avise.