+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Wink Mikrotik RB-153 Como AP Não conecta

    Pessoal,
    Estou com uma antena de 15 DBi da aquário instalada numa torre a 40 metros de altura, Usando o rádio da Mikrotik RB-153 (alimentado com Poe) e placa de rede Atheros funcionando a 17 DBI (50mW). Já o configurei como AP BRIDGE, fiz a configuração mais básica possível para testar, mas não consigo conectar no AP! Mesmo estando próximo a antena (mas embaixo da torre ) vejo o sinal como baixo, testei também a quase 100 metros de distancia da antena, vejo o sinal um pouco melhor do que próximo a ela mas mesmo assim não consigo conectar no AP.
    Fiz alguns testes a 200-300 metros de distancia, a rede fica aparecendo e sumindo, temos várias redes wireless ao redor da empresa.
    O que pode estar acontecendo!?

  2. #2

    Padrão

    Amigo, podem ser várias coisas se fossem eu o que eu faria:

    1 - Verificava se o pigtail ficou realmente bem encaixado no cartao, se sim. Trocava !
    2 - Se eu tivesse uma fonte nova, colocaria só pra desencargo de conciencia !
    3 - Fazia um novo cabo do painel para o rádio !
    4 - Testaria uma outra omini, ou até mesmo colocaria uma antena dessas de cliente só pra ver até onde tava indo o sinal. Quando usava omini, já tive 2 ominis da hyperlink com sinal sempre baixo.

    Questoes de Configuracao:
    1 - Colocava em 2.4g - B
    2 - Dava uma Frequency usage no rádio e olhava a frequencia menos usada.
    3- Setava minhas configuracoes de Taxa de transferencia tudo em 11mbps no cartao, tanto Basic Rates como Suported Rates. Desmarcava o restante.
    4- Ack deichava em dynamic
    5- Deixava somente em long preamble
    6 - Desmarcava Default Forward

    Lembretes
    1 - Se ta em bridge vc tem que definir IP na placa do notebook que ta tentando colocar pra conectar no rádio se o DHCP estiver desabilitado em seu servidor.
    2 - Se tiver usando criptografia tira até testar tudo, tem placa antiga que nao se da bem.

    Ps. se eu nao conseguir ajudar, outro amigo aqui do forum ajuda, se ninguém ajudar, coloca uma galinha preta no pé da torre com um litro de cachaca e tenta novamente, srrsrsrsrsr

  3. #3

    Padrão

    Ops, ja ia esquecendo - embaixo da torre seu sinal nao será melhor do que mais distante nao... verifica a altura de sua omini tbm, pode ser que ela esteja muito alta em relacao a altitude de onde vc ta tentando conectar e o sinal ta passando direto.

    Nao fica em baixo pra tentar conectar com o notebook, se afasta uns 10 a 20 metros, procura no terreno um lugar com melhor sinal. O bom mesmo era vc testar de um cliente, com antena e tudo mais instalado.

  4. #4

    Padrão re:

    Amigo, Obrigado pela resposta... Vamos lá...

    1 - Verificava se o pigtail ficou realmente bem encaixado no cartao, se sim. Trocava !
    ( Tá bem encaixado sim é novo e antes de subir com o rádio para a torre testei a conexão com ele, conectou normal)
    2 - Se eu tivesse uma fonte nova, colocaria só pra desencargo de conciencia !
    (A Unica energia que sobe até o topo da minha torre é o cabo UTP levando a energia pelo Poe para o rádio)
    3 - Fazia um novo cabo do painel para o rádio !
    (Esse eu tenho que testar)
    4 - Testaria uma outra omini, ou até mesmo colocaria uma antena dessas de cliente só pra ver até onde tava indo o sinal. Quando usava omini, já tive 2 ominis da hyperlink com sinal sempre baixo.
    (Na verdade tenho duas antenas com iguais configurações na empresa, uma a 60 metros de distancia da outra, deixei uma das duas desligada para poder fazer os testes somente nessa outra, porém as duas estavam nas mesmas codições)

    Questoes de Configuracao:
    1 - Colocava em 2.4g - B
    (Vou tentar e coloco o resultado)
    2 - Dava uma Frequency usage no rádio e olhava a frequencia menos usada.
    (Foi feito, estamos usando a frequencia de menor uso)
    3- Setava minhas configuracoes de Taxa de transferencia tudo em 11mbps no cartao, tanto Basic Rates como Suported Rates. Desmarcava o restante.
    (Vou tentar e coloco o resultado)
    4- Ack deichava em dynamic
    (Já esta)
    5- Deixava somente em long preamble
    (Vou tentar e coloco o resultado)
    6 - Desmarcava Default Forward
    (Vou tentar e coloco o resultado)

    Lembretes
    1 - Se ta em bridge vc tem que definir IP na placa do notebook que ta tentando colocar pra conectar no rádio se o DHCP estiver desabilitado em seu servidor.
    (Estou setando o ip manualmente no note)
    2 - Se tiver usando criptografia tira até testar tudo, tem placa antiga que nao se da bem.
    (Sem criptocrafia)


    Valeu pela ajuda,
    Volto com o resultado

  5. #5

    Padrão Re:

    Nada disso funcionou! Atualizei o firmware da routerboard e o S.O. mikrotik! Teve uma melhora no nivel de sinal, porém continua o mesmo problema, vejo a minha rede wireless mas simplemente não consigo conectar nela! Testei fazendo a configuração como hotspot hoje tb, mesma coisa, vê a rede mas não conecta...
    Mais alguma ideia alguem!!?
    Abraços,

  6. #6

    Padrão

    tem ap ta como AP bridge ? e tem uma bridge já criada e associada ao cartao ?
    vc poderia postar aqui suas configs pra ficar melhor do pessoal ver

    vai tem new terminal
    digita: export file=config
    depois vai em files, procura o arquivo config e posta aqui !

  7. #7

    Padrão

    rsrsrsrs tentou a GALINHA PRETA E A BIRITINHA ? rsrsrsrs

  8. #8

    Padrão Re:

    Cara, Não useri a galinha ainda!!! kkkk, aumentei a potencia da placa para 22Dbi, funcionou, ta conectando! Mas acho que a antena ta muito alta mesmo! Estou pensando na possibilidade de trocar por antenas setoriais, acho que terei uma melhora... Concorda?

  9. #9

    Padrão

    Sim amigo, tem certeza disso, painel ajuda muito e ainda tem a vantagem de poder mudar o angulo ao inves de ficar mudando o omini pra cima e pra baixo.
    Com os paineis vc manda sinal bem mais distante, sem a interferência que a omini tem por qualquer coisa...

  10. #10
    Não Registrado(s)
    Visitante

    Padrão Re: Mikrotik RB-153 Como AP Não conecta

    Sera que seu radio nao ta bloqueando seu mac nao.. vc ja tentou acesar com outro not ou pc.. para fazer o test..
    da uma olhada para ver se nao tem nenhum bloqueador nele
    .