Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Pessoal, isso vai prestar?

    Pessoal, não entendo nada de wireless, mas nao sou burro... alias, entendo alguma coisinha. pra resumir, eu aprendo fácil.

    Como ja tenho empresa, e como time is money, e como estou pesquisando esse forum a séculos e nunca chego num acordo, pra alguns o mesmo equipamento que é um céu, para outros é o infer... então não cheguei a ponto algum, não estou dizendo que o forum não presta, longe disso, senão não estaria perguntando a vocês.

    Procurei uma empresa a americanexplorer e fiz uma cotação, tirando os canopy, pedi o que tinha de melhor.

    dinheiro não é problema.

    Vou usar antena autoportante de 30 mts - 13500 reais ja instalada e com aval de engenheiro essas coisas.

    O orçamento é

    A/C.. Contato
    Peso bruto: 0,00

    Item Quantidade Unidade Cód.material Descrição Vr. Unit. Desc % Vr.Desc. Total
    1
    2 BDR019 ROUTERBOARD RB433 A / H - MIKROTIK 460,00 0,00 R$ 0,00 R$ 920,00

    2
    4 MNP008 CARTAO MINI PCI XR5 5,8GHZ 600MW - UBIQUITI 385,00 0,00 0,00 R$ 1.540,00

    3
    4 CAB010 *CABO PROP MMCX P/ UBIQUITI 22,00 0,00 R$ 0,00 R$ 88,00

    4
    2 FNT003 FONTE INJETORA 18V 3A 70,00 0,00 R$ 0,00 R$ 140,00

    5
    2 PÇ CAX007 CAIXA HERMETICA PLASTICA C/ 02 FUROS + FIXACAO 22,00 0,00 R$ 0,00 R$ 44,00

    6
    4 CAB007 CABO LMR 400 160CM C/ 2 N-MACHOS - KODAMA 26,00 0,00 R$ 0,00 R$ 104,00

    7
    4 AS5001 * SET OIW-5817P090V 5.8GHZ 512,00 0,00 0,00 R$ 2.048,00

    Condição de Pagto : À vista. Sub_Total : R$ 4.884,00

    Com isso eu vou poder deitar a cabeça na cama e dormir sussegado? vou ter que mandar meu funcionário ficar subindo nas torres?

    Posso usar nos clientes bullet 5? ou ns5 é melhor?
    Ele disse que posso colocar até 250 clientes

    Para franquia de scm operando a 5.8 é dificil de conseguir? quanto pago em torno uma franquia?

    Só isso pessoal, se alguém puder me ajudar fico grato

    o link é 4 mb telefonica.

  2. #2

    Padrão

    bom, este material é exelente, qt a quantidade de clientes depende da velocidades fornecidas a seus clientes, vc pode usar tanto bullet5 quanto nano5 nos clientes, eu usaria nano até uns 2, 3km e até uns 6km bullet5... franquia é meio complicado, oq tem hj é parcerias, aki no forum tem a farol, e a local que fazem parcerias, fica em média 1 salario mensal + impostos.

    qq duvida posta ai denovo

  3. #3

    Padrão

    opa cara, valeu mesmo... tem coisa melhor que isso? aqui não chega a 2km por torre...

    tava lendo aqui sobre o Wavion. Vou pesquisar mais...

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Mastercv Ver Post
    opa cara, valeu mesmo... tem coisa melhor que isso? aqui não chega a 2km por torre...

    tava lendo aqui sobre o Wavion. Vou pesquisar mais...
    oq que não chega a 2 km?

  5. #5

    Padrão

    Desculpa o texto sem sentido. Vamos lá.

    A área atendida não ultrapassa 2 km da torre. A cada 2 km irei repetir o sinal para dar visada. Eu quero algo com qualidade, sem problemas, quero dar tranquilidade pro cliente mesmo que meu lucro seja menor durante um ano.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Mastercv Ver Post
    Desculpa o texto sem sentido. Vamos lá.

    A área atendida não ultrapassa 2 km da torre. A cada 2 km irei repetir o sinal para dar visada. Eu quero algo com qualidade, sem problemas, quero dar tranquilidade pro cliente mesmo que meu lucro seja menor durante um ano.
    olha amigo com o equipamento que vc cito, vai atender mais que 2 km na certa tendo visada direta... se não tiver visada não instale no cliente... qt ao Wavion eu não acredito muito nele, não testei, mas ninguem posto algo tipo testei e atendi o numero x de clientes simultaneos, com tais velocidades. só comentam que viram em escola ou condominio....

  7. #7

    Padrão

    Foi o que percebi támbém, é como eu disse é muito complicado, para uns é mil maravilhas, para outros é o contrário.

    Juro que pesquisei, cheguei na conclusão do Rx5, MK, Setorial, e Ns5.

    Uma dúvida, o que instalo no cliente se não tiver visada?

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Mastercv Ver Post
    Foi o que percebi támbém, é como eu disse é muito complicado, para uns é mil maravilhas, para outros é o contrário.

    Juro que pesquisei, cheguei na conclusão do Rx5, MK, Setorial, e Ns5.

    Uma dúvida, o que instalo no cliente se não tiver visada?
    sem visada não instala!!!! oq vc pode fazer é um repetidor em outro cliente, eu não faço isso, mas conheço colegas que fazem....tipo vc tem o cliente "a" ai o cliente "b" não encherga sua torre mas encherga o cliente "a", ai pode ser feito um wds e fazer o cliente "a" repetir o sinal para o b... como eu disse eu não faço isso mas pode ser feito...

  9. #9

    Padrão

    Entendi, comi bronha qdo voce disse que nao instala... Caiu a ficha aqui.


    Então com esse equipamento to tranquilo? As setoriais são boas?

    So uma duvida, voce fechou parceria com o Fabricio?
    Última edição por Mastercv; 05-10-2009 às 23:26.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Mastercv Ver Post
    Entendi, comi bronha qdo voce disse que nao instala... Caiu a ficha aqui.


    Então com esse equipamento to tranquilo? As setoriais são boas?
    esses modelos expecificos não conheço, mas oiw são muito boas, e o pessoal da americam explorer são muito bons, pode confiar não iriam te vender algo q não iria servir...

  11. #11

    Padrão parabns pela estrutura

    ta perfeito a escolha dos equipamentos ,
    nos clientes concordo com o q os colegas cintaram ,
    so para acresentar: use servidores de alta performace e desempenho , isso n significa altas configuraçoes , aqui em meu provedor eu uso 1mk isntalado em um athol 64 com 1 giga , hd de 80 e 4 placas de redes instaladas cuidando do meus link, 1 core 2 duo 4 gigas , 2hd de 500 e 1 de 160, fazendo proxy , cache do you tube, globo etc..., e um dual core com 2 gigas hd de 160 com mk ver 3.13( ver.paga) fazendo firewal , controle de banda e autenticando meus clientes , tenho essa configuração a 1 ano nuk deu pro , tenho 226 clientes no momento 165 simultaneos , navegando de 150k a 1 mega , dentro desses ainda tenho 26 lan houses , modestia parte sou o melhor provedor com preço popular aqui de maceio, sempre investi em qualidade e tecnologia , com bons profissionais ao meu redor isso me ajudou muito tb e espero q vc tb se torne o mesmo ae da sua cidade
    boa sorte e sucesso

  12. #12

    Padrão

    ta perfeito a escolha dos equipamentos ,
    nos clientes concordo com o q os colegas cintaram ,
    so para acresentar: use servidores de alta performace e desempenho , isso n significa altas configuraçoes , aqui em meu provedor eu uso 1mk isntalado em um athol 64 com 1 giga , hd de 80 e 4 placas de redes instaladas cuidando do meus link, 1 core 2 duo 4 gigas , 2hd de 500 e 1 de 160, fazendo proxy , cache do you tube, globo etc..., e um dual core com 2 gigas hd de 160 com mk ver 3.13( ver.paga) fazendo firewal , controle de banda e autenticando meus clientes , tenho essa configuração a 1 ano nuk deu pro , tenho 226 clientes no momento 165 simultaneos , navegando de 150k a 1 mega , dentro desses ainda tenho 26 lan houses , modestia parte sou o melhor provedor com preço popular aqui de maceio, sempre investi em qualidade e tecnologia , com bons profissionais ao meu redor isso me ajudou muito tb e espero q vc tb se torne o mesmo ae da sua cidade
    boa sorte e sucesso __________________

  13. #13

    Padrão Se compensar, instala sem visada!

    Olha só: o equipamento cotado é excelente para o que vc necessita. Quanto ao fato do "sem visada" e com a área citada, posso te afirmar : Ïnstala sem visada sim!". Para isso é simples:
    utiliza os cartões de 900Mhz da Ubiquiti. Se quiser, posso fazer um estudo da manta de radiofrequência aqui e te enviar. Com ele, você saberá onde pode ou não instalar. Quanto ao SCM , se vc estivesse no PR poderia nao te cobrar nada, pois te interligaria na fibra ótica. Mas aí em SP fica complicado.
    Bem, estou a sua disposição se quiser o estudo. Boa Sorte e Bon$ Negócio$!

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Celusat Ver Post
    Olha só: o equipamento cotado é excelente para o que vc necessita. Quanto ao fato do "sem visada" e com a área citada, posso te afirmar : Ïnstala sem visada sim!". Para isso é simples:
    utiliza os cartões de 900Mhz da Ubiquiti. Se quiser, posso fazer um estudo da manta de radiofrequência aqui e te enviar. Com ele, você saberá onde pode ou não instalar. Quanto ao SCM , se vc estivesse no PR poderia nao te cobrar nada, pois te interligaria na fibra ótica. Mas aí em SP fica complicado.
    Bem, estou a sua disposição se quiser o estudo. Boa Sorte e Bon$ Negócio$!
    vc quer atender clientes em 900 mhz? acho complicado, cada cliente vc vai colocar um rb com uma xr9?

  15. #15

    Padrão

    Max nem sabia que existia isso de 900mhz, como sabemos, só quero investir... dados técnicos ainda to cru. quero o que tiver de melhor, mas se for um custo alto demais para o cliente ai complica.

  16. #16

    Padrão

    Prezado MaxAdriano:

    Por isso o título é: se compensar.....Por exemplo : um cliente dedicado. Caso contrário, estou com vc, esqueça......Um abraço

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Mastercv Ver Post
    Max nem sabia que existia isso de 900mhz, como sabemos, só quero investir... dados técnicos ainda to cru. quero o que tiver de melhor, mas se for um custo alto demais para o cliente ai complica.
    bom para casos de clientes sem visada vc pode atender com 900mhz, mas ai o custo é bem mais elevado, como eu atendo classes c,d que querem coisa barata mesmo, nem comento que tem possibilidade, pois se for coloca no papel valor do projeto acredito ser mais barato eles levantarem uma "torrezinha" ou eu colocar uma repetidora em outro ponto em 2.4 e ainda da menos trabalho...

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Celusat Ver Post
    Prezado MaxAdriano:

    Por isso o título é: se compensar.....Por exemplo : um cliente dedicado. Caso contrário, estou com vc, esqueça......Um abraço

    ta certo, assim tudo bem abraço hehehhe

  19. #19

    Padrão

    Olá, sobre as antenas, posso te diser q são muito boas, otimo custo x beneficio, só deixo uma dica, para atender clientes nesta distancia q vc mencionou ( ATÉ 2Km), não usa 17dbi, coloca setoriais de 14dbi q vc não vai se arrepender, ah e potencia o mais baixo possivel no ap.

  20. #20
    Avatar de renatocostas
    Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    Av. Santos Dumont 119, centro -Montes Claros MG
    Posts
    288

    Padrão

    Concordo com o Luiz quanto a escolha da antena de 14 dbi pois ela é feita para clientes mais próximos a tua torre, ja as de 17dbi ja fica melhor para clientes mais distantes.

    Quanto a parceria, hoje a Tia ANATEL liberou 5.8 da seguinte forma, vc legaliza apenas uma estação, essa estação é onde tem que entrar todo o seu Link, e as outras torrer cujo a comunicação é por radio-frequencia serão repetidoras e não precisam ser licenciadas, vale a pena lembrar tbm que vc terá que usar todos os equipamentos com selo de homologação da ANATEL e caso o aparelho não esteja com o selo, vc terá que ter pelo menos o número de registro de homologação dos aparelhos em mãos para evitar trantornos com a Tia ANATEL.

    Espero ter lhe ajudado.

    Renato Costa.