+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace de 8Km com XR 5

    Ola pessoal gostaria da ajuda dos amigos e queria saber se eh possivel fazer este link abaixo. O calculo foi feio pelo Link Planner.

    Equipamento usado:

    RB 433 com cartao XR5

    Ponto a Ponto

    Antenas Pluton de 31dBi


    Aguardo os comentarios


    http://img97.imageshack.us/img97/5503/ricardop.jpg

  2. #2

    Padrão

    Quando se faz um projeto para um link seja ele ponto a ponto ou ponto de acesso são normais duvidas em relação quais equipamentos a serem usados levando em consideração a pontecia do radio, ganho da antena, quantidade de trafego desejados. Levando tudo isso em consideração e ultil ter uma base de onde obter informações mais precisa que lhe forneça uma segurança a mais e realmente fazer a escolha do equipamento correto com mais certeza, sempre que faço um link vejo esse criterios faço um calculo do ganho da antena com a tx do radio tbm o tipo de cabo que vai ser usado a metragem do cabo, pelo que você postou ira usar um cartão XR5 - 600mw mais uma antena pluton de 31 dbi frequencia 5.8 somando o tx do radio e o ganho da antena vamos ter aproximadamente 1400mw de potencia dependedo do tipo de cabo usado com toda esse potencia acho que você consegui um sinal com -75 com esse equipamento, pois ja usei em varios enanle de 4 a 12 km e nao tive dor de cabeça!

    Abraço espero ter ajudado!

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jdas2007 Ver Post
    Quando se faz um projeto para um link seja ele ponto a ponto ou ponto de acesso são normais duvidas em relação quais equipamentos a serem usados levando em consideração a pontecia do radio, ganho da antena, quantidade de trafego desejados. Levando tudo isso em consideração e ultil ter uma base de onde obter informações mais precisa que lhe forneça uma segurança a mais e realmente fazer a escolha do equipamento correto com mais certeza, sempre que faço um link vejo esse criterios faço um calculo do ganho da antena com a tx do radio tbm o tipo de cabo que vai ser usado a metragem do cabo, pelo que você postou ira usar um cartão XR5 - 600mw mais uma antena pluton de 31 dbi frequencia 5.8 somando o tx do radio e o ganho da antena vamos ter aproximadamente 1400mw de potencia dependedo do tipo de cabo usado com toda esse potencia acho que você consegui um sinal com -75 com esse equipamento, pois ja usei em varios enanle de 4 a 12 km e nao tive dor de cabeça!

    Abraço espero ter ajudado!

    MAs veja que o link não possui visada alguma. Eis questão.

  4. #4

    Padrão

    Certo mais as vezes nem sempre o que tem na teoria e a pratica semana passada fechei um link de 6.4 km fiz a visada com linkplaner nao tinha visada pois eram 2 predios um em um local muito alto e outro em um local muito baixo e muito mais baixo em relação ao nivel do mar,usei as antenas pluton 30 dbi e cartoes rh52 que só tem 350mw potencia e fechou o link blz com -75 deu um pouco de trabalho com alinhamento mais ficou filé, na teoria não era pra funcionar pois visada nao tinha um ponto com outro mais ta funcionando blz. Por isso lhe digo ai você só saberá botando em prática da um pouco de trabalho dá mais acho que só assim você vai tirar suas concluções sobre o enlace.

    Abraço...
    Última edição por jdas2007; 06-10-2009 às 23:28.

  5. #5

    Padrão

    se não tem visada.. não da sinal.. em 5.8!
    como são apenas 10kms o correto é você ver se o linkplanner esta correto..
    faça o teste com espelhos refletindo o sol ou com foguetes a noite..
    se não deu visada..
    5.8 nem com reza braba..

    aí você tem que partir pra radios de 900mhz ou 700..
    porém o througput é de apenas 1mb .

    ou então fazer uma repetidora em algum morro..
    no mais.. :}

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jdas2007 Ver Post
    Certo mais as vezes nem sempre o que tem na teoria e a pratica semana passada fechei um link de 6.4 km fiz a visada com linkplaner nao tinha visada pois eram 2 predios um em um local muito alto e outro em um local muito baixo e muito mais baixo em relação ao nivel do mar,usei as antenas pluton 30 dbi e cartoes rh52 que só tem 350mw potencia e fechou o link blz com -75 deu um pouco de trabalho com alinhamento mais ficou filé, na teoria não era pra funcionar pois visada nao tinha um ponto com outro mais ta funcionando blz. Por isso lhe digo ai você só saberá botando em prática da um pouco de trabalho dá mais acho que só assim você vai tirar suas concluções sobre o enlace.

    Abraço...

    Amigo pelo que sei, em tecnologias de radiofrequências de microondas na faixa de 2.4 e 5.8ghz, não é somente a visada que é importante! A dados não trafegam na linha de visada e sim na Zona de Fresnel, que é uma elipse. Mesmo havendo visada e mas se houver 25% de compromentimento dessa zona podem produzir reflexão, difração, absorção ou espalhamento do sinal, causando degradação ou perda completa do sinal. Ou seja, o enlace acima pode ate receber sinal, mas poderá ter falhas, pings altos e throuput baixo. Lembrem-nos também que muitas vezes o que parece não ter visada ao olho humano na prática representa algo diferente. Veja que no Link Planner acima ele informa que é um enlace NLOS (sem linha de visada). Sabemos também que em pouca distâncias ( até 3km) dependendo do ganho da antena e da força do sinal é possível fechar um enlace sem visada, pois a perda de sinal no espaço é pequena. Mas em enlaces que passam dos 5 km começa a complicar a história. Quanto maior frequência menor a zona de fresnel, por isso que em link NLOS (dependendo da tecnologia de espalhamento de onda) é "aconselhável" usar frequências na faixa de 700 Mhz e 900Mhz. Outro dia conversei com um amigo meu que é engenheiro da ANATEL, ele me disse que e a mesma abriu licitação pra implantação de Banda Larga na floresta amazônica, a frequência a ser usada é de 400 Mhz. O link acima pode fechar sim, mas as condições para um bom tráfego de dados são ruins.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por yondaime Ver Post
    se não tem visada.. não da sinal.. em 5.8!
    como são apenas 10kms o correto é você ver se o linkplanner esta correto..
    faça o teste com espelhos refletindo o sol ou com foguetes a noite..
    se não deu visada..
    5.8 nem com reza braba..

    aí você tem que partir pra radios de 900mhz ou 700..
    porém o througput é de apenas 1mb .

    ou então fazer uma repetidora em algum morro..
    no mais.. :}
    Concordo com você, menos no sentido de que rádios em 900Mhz e 700 Mhz possam passar apenas 1Mbits. Isso depende muito do equipamento, se estivermos falando desses mini pcis da UBNT ai sim, só passa isso mesmo. Mas existem equipamentos mais robustos nessa frequência que tem uma maior tráfego de dados. Não faz milagre mas chega a 12 Mbits em 10 km com NLOS.

  8. #8

    Padrão

    Por isso citei anteriomente qual a necessidade do cliente, quando ele precisará de banda qual o objetivo com o link, sua teoria está correta, mais vamos supor que você consinga fechar o enlace nesse link com um sinal -70 ou -75 daria pra trafegar seus 12 a 14 mb, agora se isso não for o suficiente pra ele vem a necessidade de fazer um repetidor para ter um melhor sinal e um melhor througput, mais se conseguir fechar o sinal vc pode fazer um bandwidth test daí você vai saber o que o link irá suportar se colocando um teste com um tx e rx de pacotes la em cima pra ver se o enlace suporta.

    Abraços...
    Última edição por jdas2007; 07-10-2009 às 10:08. Razão: erro

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por DSSS Ver Post
    Concordo com você, menos no sentido de que rádios em 900Mhz e 700 Mhz possam passar apenas 1Mbits. Isso depende muito do equipamento, se estivermos falando desses mini pcis da UBNT ai sim, só passa isso mesmo. Mas existem equipamentos mais robustos nessa frequência que tem uma maior tráfego de dados. Não faz milagre mas chega a 12 Mbits em 10 km com NLOS.

    cara porque você criou esse topico sendo que você mesmo já sabe que não dá? ..

    FAIL!

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por yondaime Ver Post
    cara porque você criou esse topico sendo que você mesmo já sabe que não dá? ..

    FAIL!

    Onde esta escrito em algum comentário meu que eu digo que não dá??? Nós estamos falando aqui de teoria, que é o que link planner dá. Isso significa 50%, resta o teste final no campo. Eu estou falando de qualidade de link e foi isso que eu afirmei, se o sinal chegar ele vai ter problemas com relay alto, throuput baixo e outras coisas. Já que o equipamento usado é para distancias bem longas, e que no caso aqui só são 8 Km. Estou tentando ajudar os outros usuários do forum que quando se encontrarem essa situação possam ter informação segura e não expeculação.

  11. #11

    Padrão Pode saturar...

    A qualidade do sinal depende de duas coisas, a sensibilidade do cartão e a zona de fresnel que pouca gente leva em consideração, mas é importante porque além dela tem a refração, se ficar muito justo pode ficar caindo direto mesmo com um nivel de sinal aceitavel, é se o sinal ficar acima de -40 voce pode saturar o cartão, tem que achar um meio termo aí.

  12. #12
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por yondaime Ver Post
    se não tem visada.. não da sinal.. em 5.8!
    como são apenas 10kms o correto é você ver se o linkplanner esta correto..
    faça o teste com espelhos refletindo o sol ou com foguetes a noite..
    se não deu visada..
    5.8 nem com reza braba..

    aí você tem que partir pra radios de 900mhz ou 700..
    porém o througput é de apenas 1mb .

    ou então fazer uma repetidora em algum morro..
    no mais.. :}

    Amigo, não existe mais essa história de "troughput apenas 1mega em 900mhz" , iSSO É PASSADO.
    Tenho enlaces em 900mhz passando 4, 5, 7megas tranquilo usando xr9 .
    Talvez devido aos problemas com visada , realmente alguns enlaces que não são bem alinhados passam pouca banda, porém se bem configurados podem passar muito mais banda.
    Portanto cuidado quando falar ...que passa APENAS 1mega,,..isso é uma idéia errada,ok.
    Abraço a todos.