+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Algo Estranho com o Consumo de Banda

    Bom dia pessoal
    Mais uma vez venho até aqui procurar ajuda.

    Faz uns dias já, tenho reparado que as vezes meu link bate no limite, mas em horarios que quase não tem clientes ligados, tipo 4 5 da manhã.
    Já revisei todos os ip´s que estão na lista do queue pra ver se não tem nenhum ip que eu tenha esquecido de cadastrar, mas não encontrei nada errado.

    Será que alguém tá invadindo e passando por fora controle de banda?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mrtg.JPG
Visualizações:	227
Tamanho: 	175,3 KB
ID:      	5752   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Trafeego_01.JPG
Visualizações:	188
Tamanho: 	210,4 KB
ID:      	5753  


  2. #2

    Padrão

    As vezes eu tenho impressão que é quando um certo cliente entra.
    Poderia ser o Ares que faz isso?

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lrmurad Ver Post
    As vezes eu tenho impressão que é quando um certo cliente entra.
    Poderia ser o Ares que faz isso?
    É uma boa suspeita.

    Dê uma pesquisada no forum e procure por regras de bloqueio ou controle do Ares, e aplique para teste.

    Saberá se tem fundamento a sua suspeita.

  4. #4

    Padrão

    Quando o consumo estiver alto, dê um torch na interface que manda para o clientes e organize a lista pela velocidade de download..... dai vc vai ver que está comendo sua banda..... depois que vc achar a pessoa de um torch apenas no ip dele e olhe o que ele está trafegando, se o controle de banda dele está ok..... se não está havendo alguma sobreposição de regras nas suas queues liberando erroneamenente mais banda para o cliente em questão..... o começo da solução é por ai..... espero ter ajudado..... até mais e boa sorte.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lfaria Ver Post
    É uma boa suspeita.

    Dê uma pesquisada no forum e procure por regras de bloqueio ou controle do Ares, e aplique para teste.

    Saberá se tem fundamento a sua suspeita.
    eu andei testando algumas mas não funcionaram, preciso pesquisar mais.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por TheHawk Ver Post
    Quando o consumo estiver alto, dê um torch na interface que manda para o clientes e organize a lista pela velocidade de download..... dai vc vai ver que está comendo sua banda..... depois que vc achar a pessoa de um torch apenas no ip dele e olhe o que ele está trafegando, se o controle de banda dele está ok..... se não está havendo alguma sobreposição de regras nas suas queues liberando erroneamenente mais banda para o cliente em questão..... o começo da solução é por ai..... espero ter ajudado..... até mais e boa sorte.
    Isso realmente eu preciso verificar
    Valew.
    Quando tiver novidades eu posto

  7. #7

    Question

    Parece que descobri o que está acontecendo, e parece ser algum erro do Mikrotik.

    Tem alguns ips que saem como se não existissem na lista do queue.

    Hoje tava dando pico em horário q consegui pegar.
    Dei o torch e notei que havia um IP consumindo mais do que o permitido.
    Dei o torch nesse IP e vi que realmente ele não estava sendo limitado, mesmo tendo a regra no queue list.

    E pra resolver foi até simples. Apaguei a regra e criei de novo passou a limitar.

    Agora, o estranho é ter deixado de limitar, pois já faz tempo que estas regras do queue estão criadas, mas simplesmente algumas deixaram de funcionar (vou apagar e criar de novo cada ip com tráfego zero).

    Não é estranho?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         01.JPG
Visualizações:	130
Tamanho: 	151,9 KB
ID:      	5911   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         02.JPG
Visualizações:	126
Tamanho: 	137,2 KB
ID:      	5912  


  8. #8

    Padrão

    Verifique se não tem nenhuma regra de controle de banda antes das regras do clientes liberando banda para toda a rede, ou alguma regra de banda mal configurada..... depois dê o retorno aqui....

  9. #9

    Padrão

    Não tem. E o problema continuaria mesmo depois de ter refeito a regra.