Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Provedor novo na área, queria umas dicas dos mais experientes!!!!

    Ola amigos provedores!!!
    Estou começando um provedor em uma cidade pequena aqui na minha região.
    To com um dinheirinho em caixa e gostaria de montar uma estrutura show.
    Afinal, o que os clientes querem? Preço e qualidade... Meu concorrente esta focado no preço e muitos reclamam da qualidade. Vou focar na qualidade, mas sempre atento ao preço.
    Um amigo engenheiro me sugeriu usar a solução Wavion(ERB) – NanoStation(Cliente).
    Alguém ai já usou??? O que achou???
    Solução DNS, qual recomendam? Qual Firewall? (talvez hardware mesmo e não servidor).
    Qual Proxy? Qual servidor para gerencia de usuário e controle de banda?
    Vocês estão fazendo registro de LOG (com que sistema)? Tem dono de provedor indo em cana por não fazer.
    Qual Switch? Roteador?
    Como faço para comprar link da associação dos provedores?
    To esquecendo de mais alguma coisa?
    Acho que essas perguntas ajudam muita gente.
    Para os calejados no assunto, ajudem os menos experientes como eu!!! HEHEHE.

    Abs.
    Richad

  2. #2

    Padrão

    Primeiramente, vc deve verificar o seu concorrente, se ele tem algum amplificador e tipo de estrutura no cliente, exemplo o tipo de sinal que ele manda (horizontal/vertical). Pois montei um server em uma cidade vizinha, onde o kra tinha amplificador e mandava o sinal por uma omini e os clientes era na vertical. Entao montei em um local estrategico com so 2 paineis setoriais na horizontal resolveu meu problema, saí dos ruidos que ele mandava. Então voltando ao assunto na minha opinião vc deve escolher um local, colocar painel setorial e nos clientes antenas grade com placas com chipset Ralink.

  3. #3

    Padrão

    Olá parceiro, bem vindo ao ramo, se prepare para perder um pouquinho de seus cabelos..rsss!!!

    Primeiramente antes de mais nada, procure fazer a coisa certa, usar equipamentos homologados e principalmente se regularizar perante a Anatel, seja por tirar sua própria SCM, o que é mais dispendioso, demorado e mais caro, ou faça uma parceria com alguma empresa que já possua SCM, e tenha credibilidade.
    A questão de equipamentos, posso te sujerir o seguinte, utilize mikrotik com cartões de boa qualidade, o R52H por exemplo e utilize bons paineis setoriais, TSM, Ideal, Hyperlink, etc.
    Nos clientes procure utilizar rádios e antenas de grade, ou nano como vc citou.
    Utilize servidores Linux para proxy, se tu não tem ideia de como montar um, contrate um bom profissional para isso, pois com certeza um servidor proxy bem montado e configurado tera seu custo amortizado na sua economia de link e qualidade do serviço.
    Por ultimo, contrate link de empresas confiáveis, faça uma pesquisa antes, trabalhe com qualidade, faça um serviço que garanta sua credibilidade e com certeza o aumento da sua clientela será consequencia disso.

  4. #4

    Padrão

    Antes de mais nada do que jah foi citado, Legalize-se!!! Nuca esqueça disso, e como vc vai gastar com a "papelada" veja se o seu concorrente tbem é legalizado. (se não for faça jús do págamento dos impostos que vc fáz.. denuncie sem medo!!!)

    Prepare-se para sua gastrite nervosa, e vc ficando careca.. rsrsr

    Quando a equipamento, procure links dedicados como já foi citado, evite ADSL isso é so quebra galho.... olhe lá!!!
    Servidor proxy, com um cache bem feito lhe permitirá um com uso de seu link, controle de clientes eficiente pra quie ninguem use sei seu sinal na faixa..
    Um suporte ao nível, isso é muito importante, cliente não quer só internet.. ele quer é credibilidade, quer ter um exelente suporte.
    O fato é bem assim, ele quer suporte bom, quer usar o serviço de qualidade, e ser bem atendido, as vezes neste caso ném é o valor que faz a grande diferença...

    Antes de mais nada seja honesto.. pois foi assim que fiz quando cheguei em uma cidade onde tinha um provedor com mil clientes e concorrente não tinha SCM, suporte e o serviço precario... foi moleza pra ganhar dele.......

    A quando começar.... reze!!!

    Servidor nosso que estais no ar
    Homologado seja o vosso sinal
    Vem a nós em fibra ótica
    Seja feito em Mikrotik
    Assim no Servidor como nos AP’s
    A adsl nossa de cada dia nos dai hoje
    Perdoai das nossas interferências
    Assim como nós perdoamos
    a quem nos tenha interferido
    Temos Homologação
    Mais livrai-nos da Anatel


    Amem

    rsrsrsr

    Espero ter ajudado,

    quer coisa add aew.. [email protected]

    Grande abraço.

  5. #5

    Padrão

    sinceramente,

    corra do wavion!!

    com o mesmo dinheiro que você gasta para comprar um desses, monta vários POPs com RB, R52H e paineis Hyperlink e qualidade MUIIITO melhor.

    Procure inicialmente parceria SCM, tem vários provedores no fórum que fazem.

    Para clientes você tem q ver o poder aquisitivo da população. Se for uma cidade com mais condições, pode ir de NanoStation mesmo, mas se a cidade for mais carente, vá fazendo jogo de cintura nas plaquinhas PCI e antenas Aquário.

    o maior problema é link. Tem que ver porq "QUANNNDO" as teles te vendem demoram d+ para entregar.

    no mais é ir quebrando a cara e aprendendo, porq cada um tem sua realidade.

    abraços!

  6. #6

    Padrão

    Kra bem vindo ao time.. hehe...

    Preocupação tem dmais mais se for fazer oq gosta sempre vale a pena..

    Vamos lah...

    O primeiro passo e colher alguns dados, veja qual o tamanho da cidade e qual a sua capacidade, se diz q esta com uma grana na mão, então determine qual raio e a qtd de cliente que pretende atigir no local, topografia da cidade, prédios, arvores e etc com estes dados vc determina se vai usar varias torres pequenas ou uma torre alta. basicamente é isso.

    Use as chamadas RB c/ cartão emb8602 ou r52h (melhor) painel hyperlink de 14 ou 17 dbi na polarização escolhida, servidor proxy, autenticação, link dedicado, firewall no mikrotik msm, use antenas com a potencia correta nos clientes de acordo com a potencia do seu sistema (cartão e painel), um bom sistema de administração (tem uns bons no forum).

    Lembre-se: Potencia n é tudo..... qrandes potencias em uma rede não planejada corretamente destroe o sistema...

    QQ coisa ou dúvida tem muita coisa no forum.

    Abraço a todos...

    Espero ter ajudado !!

  7. #7

    Cool

    Dica inicial... Não use Wavion amigo, há rádios com custo x beneficio que dão ótimos resultados.

  8. #8
    Não Registrado
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ricsabreu Ver Post
    Ola amigos provedores!!!
    Estou começando um provedor em uma cidade pequena aqui na minha região.
    To com um dinheirinho em caixa e gostaria de montar uma estrutura show.
    Afinal, o que os clientes querem? Preço e qualidade... Meu concorrente esta focado no preço e muitos reclamam da qualidade. Vou focar na qualidade, mas sempre atento ao preço.
    Um amigo engenheiro me sugeriu usar a solução Wavion(ERB) – NanoStation(Cliente).
    Alguém ai já usou??? O que achou???
    Solução DNS, qual recomendam? Qual Firewall? (talvez hardware mesmo e não servidor).
    Qual Proxy? Qual servidor para gerencia de usuário e controle de banda?
    Vocês estão fazendo registro de LOG (com que sistema)? Tem dono de provedor indo em cana por não fazer.
    Qual Switch? Roteador?
    Como faço para comprar link da associação dos provedores?
    To esquecendo de mais alguma coisa?
    Acho que essas perguntas ajudam muita gente.
    Para os calejados no assunto, ajudem os menos experientes como eu!!! HEHEHE.

    Abs.
    Richad
    amigao tenho muita experiencia nessa area e posso te dizer com toda certeza, olha só vamos comecar pelas antenas se for omini use a de 8 dbi hyperlink com ap ovislink 5460 , isso que estou indicando é pra colocar no maximo uns 20 clientes a 200kbps e claro que nao simultaneo essa opcao e para vc fazer varios pops ou seja varias torres , agora se vc quer algo mais profissional use antenas setoriais hyperlink 17 dbi 90 graus , oiwtech 17 90 graus , ideal 15 dbi 90 graus , se for uma distancia maior pode ser hyperlink 20 dbi 90 graus ou tsm 15 dbi essas duas ultimas sao mais caras só se for distancias maiores . ahh todas essas antenas 2.4 e claro, ja o radio te recomendo logo a melhor routerboard 433 ah pois ela tem 128 de memoria poe exemplo esse apezinho ovislink tem 16 mg veja que a diferenca e grande , essas routerboars e preciso colocar um cartao para emitir o sinal da internet use sempre cartoes da ubiquiti para vc nao ter problemas pode usar o extreme xr2 e otimo e coloque apenas 315mw ja esta otimo nao use os 600mw dele. o cabo que vc for ligar da rb na antena se for uns dois metros use o cabo lmr 400 acima disso use lmr 600 pois vc terra pouquissima perda de sinal. agora para fechar seu ponto a ponto te recomendo sempre nanostation 5 5.8 hoje fechei um ponto de 12 km com ele com visada sem antena externa e ta passando uns 8 mega (velox) e o melhor uso ele quase um ano e numca trava , mas e claro use sempre nobreak e faca aterramento , bom espero que tenha ajudado....abracos

  9. #9

    Padrão

    afff...

    ovislink pra prover acesso?
    nanostation para ponto a ponto?

    não começe com esses equipamentos amigo, você será apenas mais um!

    ponto a ponto -> motorola canopy
    ponto - multiponto (clientes) -> no mínimo routerboard, cartões r52h e antenas hyperlink. Em questão de antenas, o resto é resto. Já trabalhei com várias marcas, inclusive os Paineis Ideal, que propagandeiam uma abertura de 90º, na prática é bemmm maior essa abertura, chegando perto dos 150º. Tiro no pé.

  10. #10

    Padrão

    Canopy é bom , to com 2 SM aqui pra comprar o ap pra fechar um ptp mas o ap é caro, mas é bom

    Como vi acima tem boas dicas , como aqui é lugar que tem morro minhas torres são baixas (por causa de custo) mas atendo no maximo 3 km com cada uso as antenas TSM 120° - 9 Dbi são boas, não posso reclamar , to atendendo um caso a parte que deu visada a 4 km e deu sinal -71 no mk , em meu ver muito bom visto que as minhas antenas tem ganho pequeno.

    Recomendo não começar com placa pci, pois no começo é bom mais com o aumento do numero de clientes gera mais manutenção pois sempre tem um cliente que desativa, mexe na senha.....ja com radio não tem esse problema.

  11. #11

    Padrão

    ponto a ponto não é pra fechar com SM e AP não.

    é backhaul.

    pesquise bh10, bh20, ptp100,200,300,600 etc

  12. #12

    Padrão

    é que peguei 2 desses em uma troca e saiu baratinho pra mim , vc acha que se eu colocar eles com sm e ap pra fechar um ptp, visto que minha rede é em 2,4 eles não farão pelo menos o papel como os nanos? passando ai uns 10 megas?

  13. #13

    Padrão

    os SM tem tem um Throughput de acordo com a licença deles. Que é comprada a parte.

    tem licença de 512kbps até 8Mbps.

    Geralmente eles vêm com 2Mbps.

  14. #14

    Padrão

    o meu não é o lite ,como faço para ver com qual licença veio?

  15. #15

    Thumbs up

    Amigo, obrigado pelas dicas.
    Sobre a parceria com algum SCM, so e neccessario registrar as ERBs?
    Voce sugere alguma empresa?

    Obrigado.


    Citação Postado originalmente por Meiobit Ver Post
    Olá parceiro, bem vindo ao ramo, se prepare para perder um pouquinho de seus cabelos..rsss!!!

    Primeiramente antes de mais nada, procure fazer a coisa certa, usar equipamentos homologados e principalmente se regularizar perante a Anatel, seja por tirar sua própria SCM, o que é mais dispendioso, demorado e mais caro, ou faça uma parceria com alguma empresa que já possua SCM, e tenha credibilidade.
    A questão de equipamentos, posso te sujerir o seguinte, utilize mikrotik com cartões de boa qualidade, o R52H por exemplo e utilize bons paineis setoriais, TSM, Ideal, Hyperlink, etc.
    Nos clientes procure utilizar rádios e antenas de grade, ou nano como vc citou.
    Utilize servidores Linux para proxy, se tu não tem ideia de como montar um, contrate um bom profissional para isso, pois com certeza um servidor proxy bem montado e configurado tera seu custo amortizado na sua economia de link e qualidade do serviço.
    Por ultimo, contrate link de empresas confiáveis, faça uma pesquisa antes, trabalhe com qualidade, faça um serviço que garanta sua credibilidade e com certeza o aumento da sua clientela será consequencia disso.

  16. #16

    Thumbs up

    Valeu pelas dicas amigo.

    Vou colocar a oração em cima do servidor, ai toda vez que eu olhar para ele..... hehehehe
    Qual servidor proxy vc sugere?
    Obrigado!

    Citação Postado originalmente por lucasmellon Ver Post
    Antes de mais nada do que jah foi citado, Legalize-se!!! Nuca esqueça disso, e como vc vai gastar com a "papelada" veja se o seu concorrente tbem é legalizado. (se não for faça jús do págamento dos impostos que vc fáz.. denuncie sem medo!!!)

    Prepare-se para sua gastrite nervosa, e vc ficando careca.. rsrsr

    Quando a equipamento, procure links dedicados como já foi citado, evite ADSL isso é so quebra galho.... olhe lá!!!
    Servidor proxy, com um cache bem feito lhe permitirá um com uso de seu link, controle de clientes eficiente pra quie ninguem use sei seu sinal na faixa..
    Um suporte ao nível, isso é muito importante, cliente não quer só internet.. ele quer é credibilidade, quer ter um exelente suporte.
    O fato é bem assim, ele quer suporte bom, quer usar o serviço de qualidade, e ser bem atendido, as vezes neste caso ném é o valor que faz a grande diferença...

    Antes de mais nada seja honesto.. pois foi assim que fiz quando cheguei em uma cidade onde tinha um provedor com mil clientes e concorrente não tinha SCM, suporte e o serviço precario... foi moleza pra ganhar dele.......

    A quando começar.... reze!!!

    Servidor nosso que estais no ar
    Homologado seja o vosso sinal
    Vem a nós em fibra ótica
    Seja feito em Mikrotik
    Assim no Servidor como nos AP’s
    A adsl nossa de cada dia nos dai hoje
    Perdoai das nossas interferências
    Assim como nós perdoamos
    a quem nos tenha interferido
    Temos Homologação
    Mais livrai-nos da Anatel


    Amem

    rsrsrsr

    Espero ter ajudado,

    quer coisa add aew.. [email protected]

    Grande abraço.

  17. #17

    Thumbs up

    Obrigado pelas dicas amigo.

    Voce ja testou esse Wavion? Um amigo meu engenheiro de telecom me disse que é muito bom.
    Por isso perguntei quem ja tinha usado.

    O poder aquisitivo da população nao é muito bom, mas como a qualidade do concorrente é pessima, eu estava pensando em insistir no kit nano mesmo.

    Outra coisa, ninguem ai se interessa em uma parceria comigo nao. Estou querendo pegar as antenas que os clientes ja tem como entrada no kit nano. Quem quiser, eu repasso pelo preço de compra.
    O melhor seria se fosse alguem de minas (frete mais barato) Me add no Msn para tratarmos
    [email protected]

    Nao tem alguem ai que vende kit nano nao? To procurando preços bons.
    Quem conhece algum bom revendedor? Me passa o contato por favor!!!!!!

    t+

    Citação Postado originalmente por anarchist Ver Post
    sinceramente,

    corra do wavion!!

    com o mesmo dinheiro que você gasta para comprar um desses, monta vários POPs com RB, R52H e paineis Hyperlink e qualidade MUIIITO melhor.

    Procure inicialmente parceria SCM, tem vários provedores no fórum que fazem.

    Para clientes você tem q ver o poder aquisitivo da população. Se for uma cidade com mais condições, pode ir de NanoStation mesmo, mas se a cidade for mais carente, vá fazendo jogo de cintura nas plaquinhas PCI e antenas Aquário.

    o maior problema é link. Tem que ver porq "QUANNNDO" as teles te vendem demoram d+ para entregar.

    no mais é ir quebrando a cara e aprendendo, porq cada um tem sua realidade.

    abraços!

  18. #18

    Thumbs up

    Obrigado pelas dicas amigo.

    Voce sabe como eu descubro a polarização que o concorrente usa?
    Ele ja esta a uns 10 anos no mercado.

    Eu queria colocar em uma polarização diferente.

    Qual proxy, firewall e servidor de autenticação voce usa?

    Obrigado. t+


    Citação Postado originalmente por olivionet Ver Post
    Kra bem vindo ao time.. hehe...

    Preocupação tem dmais mais se for fazer oq gosta sempre vale a pena..

    Vamos lah...

    O primeiro passo e colher alguns dados, veja qual o tamanho da cidade e qual a sua capacidade, se diz q esta com uma grana na mão, então determine qual raio e a qtd de cliente que pretende atigir no local, topografia da cidade, prédios, arvores e etc com estes dados vc determina se vai usar varias torres pequenas ou uma torre alta. basicamente é isso.

    Use as chamadas RB c/ cartão emb8602 ou r52h (melhor) painel hyperlink de 14 ou 17 dbi na polarização escolhida, servidor proxy, autenticação, link dedicado, firewall no mikrotik msm, use antenas com a potencia correta nos clientes de acordo com a potencia do seu sistema (cartão e painel), um bom sistema de administração (tem uns bons no forum).

    Lembre-se: Potencia n é tudo..... qrandes potencias em uma rede não planejada corretamente destroe o sistema...

    QQ coisa ou dúvida tem muita coisa no forum.

    Abraço a todos...

    Espero ter ajudado !!

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ricsabreu Ver Post
    Obrigado pelas dicas amigo.

    Voce ja testou esse Wavion? Um amigo meu engenheiro de telecom me disse que é muito bom.
    Por isso perguntei quem ja tinha usado.

    O poder aquisitivo da população nao é muito bom, mas como a qualidade do concorrente é pessima, eu estava pensando em insistir no kit nano mesmo.

    Outra coisa, ninguem ai se interessa em uma parceria comigo nao. Estou querendo pegar as antenas que os clientes ja tem como entrada no kit nano. Quem quiser, eu repasso pelo preço de compra.
    O melhor seria se fosse alguem de minas (frete mais barato) Me add no Msn para tratarmos
    [email protected]

    Nao tem alguem ai que vende kit nano nao? To procurando preços bons.
    Quem conhece algum bom revendedor? Me passa o contato por favor!!!!!!

    t+
    Olá Ricabreu,

    Testamos a Wavion antes de ser comercializada no Brasil efetivamente, se voce quer vender mobilidade este é o equipamento ideal, se voce quer ter clientes fixos (residencial/comercial) não recomendo, por se tratar de tecnologia MIMO pode ter uma variação de sinal e largura de banda um pouco drastica, dependendo da topografia da sua região a Wavion pode atender em 3Km somente com notebook, mas tem que ver os fatores interferencia, localidade, barreiras naturais...

    Mas para voce que esta começando recomendo colocar talvez uma RB433 / RB600 e paineis setoriais.. que certamente voce terá qualidade no atendimento... esqueça omni.

    Aqui no forum tem muitos posts falando da Wavion, se tiver um tempinho para ler os comentarios de quase um ano.. rs


    Anderson

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ricsabreu Ver Post
    Obrigado pelas dicas amigo.

    Voce sabe como eu descubro a polarização que o concorrente usa?
    Ele ja esta a uns 10 anos no mercado.

    Eu queria colocar em uma polarização diferente.

    Qual proxy, firewall e servidor de autenticação voce usa?

    Obrigado. t+

    Olá Ricabreu,

    Verifique a posição das antenas grade do seu concorrente, se estiver assim ( -- ) esta na horizontal ou assim ( | ) na vertical.

    A polarização pode mudar de cada repetidora, o que define são os paineis/omni... ok.


    Anderson