+ Responder ao Tópico

1. Kra bem vindo ao time.. hehe...

Preocupação tem dmais mais se for fazer oq gosta sempre vale a pena..

Vamos lah...

O primeiro passo e colher alguns dados, veja qual o tamanho da cidade e qual a sua capacidade, se diz q esta com uma grana na mão, então determine qual raio e a qtd de cliente que pretende atigir no local, topografia da cidade, prédios, arvores e etc com estes dados vc determina se vai usar varias torres pequenas ou uma torre alta. basicamente é isso.

Use as chamadas RB c/ cartão emb8602 ou r52h (melhor) painel hyperlink de 14 ou 17 dbi na polarização escolhida, servidor proxy, autenticação, link dedicado, firewall no mikrotik msm, use antenas com a potencia correta nos clientes de acordo com a potencia do seu sistema (cartão e painel), um bom sistema de administração (tem uns bons no forum).

Lembre-se: Potencia n é tudo..... qrandes potencias em uma rede não planejada corretamente destroe o sistema...

QQ coisa ou dúvida tem muita coisa no forum.

Abraço a todos...

Espero ter ajudado !!

2. Dica inicial... Não use Wavion amigo, há rádios com custo x beneficio que dão ótimos resultados.

Não Registrado
    Citação Postado originalmente por ricsabreu Ver Post
    Ola amigos provedores!!!
    Estou começando um provedor em uma cidade pequena aqui na minha região.
    To com um dinheirinho em caixa e gostaria de montar uma estrutura show.
    Afinal, o que os clientes querem? Preço e qualidade... Meu concorrente esta focado no preço e muitos reclamam da qualidade. Vou focar na qualidade, mas sempre atento ao preço.
    Um amigo engenheiro me sugeriu usar a solução Wavion(ERB) – NanoStation(Cliente).
    Alguém ai já usou??? O que achou???
    Solução DNS, qual recomendam? Qual Firewall? (talvez hardware mesmo e não servidor).
    Qual Proxy? Qual servidor para gerencia de usuário e controle de banda?
    Vocês estão fazendo registro de LOG (com que sistema)? Tem dono de provedor indo em cana por não fazer.
    Qual Switch? Roteador?
    Como faço para comprar link da associação dos provedores?
    To esquecendo de mais alguma coisa?
    Acho que essas perguntas ajudam muita gente.
    Para os calejados no assunto, ajudem os menos experientes como eu!!! HEHEHE.

Abs.
    Richad
    amigao tenho muita experiencia nessa area e posso te dizer com toda certeza, olha só vamos comecar pelas antenas se for omini use a de 8 dbi hyperlink com ap ovislink 5460 , isso que estou indicando é pra colocar no maximo uns 20 clientes a 200kbps e claro que nao simultaneo essa opcao e para vc fazer varios pops ou seja varias torres , agora se vc quer algo mais profissional use antenas setoriais hyperlink 17 dbi 90 graus , oiwtech 17 90 graus , ideal 15 dbi 90 graus , se for uma distancia maior pode ser hyperlink 20 dbi 90 graus ou tsm 15 dbi essas duas ultimas sao mais caras só se for distancias maiores . ahh todas essas antenas 2.4 e claro, ja o radio te recomendo logo a melhor routerboard 433 ah pois ela tem 128 de memoria poe exemplo esse apezinho ovislink tem 16 mg veja que a diferenca e grande , essas routerboars e preciso colocar um cartao para emitir o sinal da internet use sempre cartoes da ubiquiti para vc nao ter problemas pode usar o extreme xr2 e otimo e coloque apenas 315mw ja esta otimo nao use os 600mw dele. o cabo que vc for ligar da rb na antena se for uns dois metros use o cabo lmr 400 acima disso use lmr 600 pois vc terra pouquissima perda de sinal. agora para fechar seu ponto a ponto te recomendo sempre nanostation 5 5.8 hoje fechei um ponto de 12 km com ele com visada sem antena externa e ta passando uns 8 mega (velox) e o melhor uso ele quase um ano e numca trava , mas e claro use sempre nobreak e faca aterramento , bom espero que tenha ajudado....abracos

4. afff...

ovislink pra prover acesso?
    nanostation para ponto a ponto?

não começe com esses equipamentos amigo, você será apenas mais um!

ponto a ponto -> motorola canopy
    ponto - multiponto (clientes) -> no mínimo routerboard, cartões r52h e antenas hyperlink. Em questão de antenas, o resto é resto. Já trabalhei com várias marcas, inclusive os Paineis Ideal, que propagandeiam uma abertura de 90º, na prática é bemmm maior essa abertura, chegando perto dos 150º. Tiro no pé.

5. Canopy é bom , to com 2 SM aqui pra comprar o ap pra fechar um ptp mas o ap é caro, mas é bom

Como vi acima tem boas dicas , como aqui é lugar que tem morro minhas torres são baixas (por causa de custo) mas atendo no maximo 3 km com cada uso as antenas TSM 120° - 9 Dbi são boas, não posso reclamar , to atendendo um caso a parte que deu visada a 4 km e deu sinal -71 no mk , em meu ver muito bom visto que as minhas antenas tem ganho pequeno.

Recomendo não começar com placa pci, pois no começo é bom mais com o aumento do numero de clientes gera mais manutenção pois sempre tem um cliente que desativa, mexe na senha.....ja com radio não tem esse problema.

Tópicos Similares

1. Respostas: 10
    Último Post: 24-03-2009, 22:55
  2. Provedor novo na area(e administrador tambem) ;P
    Por vagnerricardo no fórum Redes
    Respostas: 14
    Último Post: 09-10-2008, 17:53
  3. Novo na área!!
    Por jalex no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 6
    Último Post: 12-05-2007, 11:36
  4. Site/Blog Novo na área