+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Planos c/mesmo up e down

    Amigos, estou pensando em manter os planos de assinantes com o mesmo valor de upload e download.

    Pois se tenho um link com 1mega x1mega, porque iria "sequestrar" este up que está sobrando no meu link?

    Ou tem alguma coisa que possa prejudicar o desempenho?
    Como estão as experiências com este tipo de plano?

  2. #2

    Padrão eu nao faria isso...

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Amigos, estou pensando em manter os planos de assinantes com o mesmo valor de upload e download.

    Pois se tenho um link com 1mega x1mega, porque iria "sequestrar" este up que está sobrando no meu link?

    Ou tem alguma coisa que possa prejudicar o desempenho?
    Como estão as experiências com este tipo de plano?

    bem, nao sei se estou errado, mas eu nao faria isso pois alem de "possivelmente" "sobrecarregar" o link tbm "sobrecarrega" causando mais trafego a interface ou seja vai acarretar mais lentidão... tem cliente q bota pra ferrar no upload o emule mesmo arrebenta a rede fazendo mto upload, eu deixo em media 30% de upload ex: cliente com 100kbps de down eu coloco 30k de up, assim o link fica de boa é melhor ter upload sobrando do que faltando rsrsrsrsrs..

  3. #3

    Padrão

    resolvi experimentar.
    Deixei up e down iguais.
    Estou monitorando, mas parece que o desempenho geral ficou bom.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    resolvi experimentar.
    Deixei up e down iguais.
    Estou monitorando, mas parece que o desempenho geral ficou bom.
    Eu ja tenho isso a muito tempo aqui up e down com a mesma banda e nao tenho problema geralmente o up nao e muito um cliente ou outro que tem um upload alto estes controlamos a banda deles .

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    resolvi experimentar.
    Deixei up e down iguais.
    Estou monitorando, mas parece que o desempenho geral ficou bom.
    bem, creio eu q de inicio vc nao vai notar, mas assim que houver mais usuarios na interface com certeza vai pesar bem mais... vc tem qtos clientes nesse link de 1x1?

  6. #6

    Padrão

    1929, qual tipo de autenticação voce esta usando ae???

    ta fazendo o controle direto no Queue?

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    1929, qual tipo de autenticação voce esta usando ae???

    ta fazendo o controle direto no Queue?
    Uso hotspot.

    E acompanhando o consumo, notei um desempenho melhor de up, que antes estava limitado em 64kbps.
    Mas mesmo assim, com 20 online em 1mega por 1 mega, nunca estrangulou o upload. O download sim é que anda no gargalo.
    Eu tenho o pessoal limitado em 250kbps de down mas dou um burst de 450kbps. Acho que vou ter que tirar o burst para não estrangular o link.
    Ainda não consegui terminar um servidor só para o thundercache.

    E não tem como conseguir mais link, pelo preço que a OI disparou.
    Só misturando com ADSL.
    Estou no aguardo de link da ANID.

  8. #8

    Padrão

    Entendi...achei que estava fazendo diretamente o controle no queue.

    Eh link ta fogo mesmo.....to colocando o thunder agora na rede pra ver como vai fica....

  9. #9

    Padrão

    o lance de colocar o upload baixo
    eh devido ao compartilhamento, assim, evita um pouco o usuario de fazer upload de arquivos

    outro motivo, é caso for trabalhar com hospedagem de site ou servidor dns... melhor dizendo... algum servidor externo.
    vc tem que ter o maximo possivel de upload para as requisicoes.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Uso hotspot.

    E acompanhando o consumo, notei um desempenho melhor de up, que antes estava limitado em 64kbps.
    Mas mesmo assim, com 20 online em 1mega por 1 mega, nunca estrangulou o upload. O download sim é que anda no gargalo.
    Eu tenho o pessoal limitado em 250kbps de down mas dou um burst de 450kbps. Acho que vou ter que tirar o burst para não estrangular o link.
    Ainda não consegui terminar um servidor só para o thundercache.

    E não tem como conseguir mais link, pelo preço que a OI disparou.
    Só misturando com ADSL.
    Estou no aguardo de link da ANID.

    Fala mestre 1929

    Quanto a OI te pediu??? li em outros lugares e parece que a OI não quer concorrencia mesmo....os preços tão abusivos, em torno de 5000 / 2 MB .... ou seja dobraram o preço, da ultima vez que pedi paguei 2000 / 2 mb, mas agora f..., aqui pra ter ideia tão oferencendo ADSL 8 MB por 79,90 ...é mole... bom dai ja pedi 2 links pra experimentar.... a saida é essa não nos deixam outra alternativa...

    Quanto ao post, aqui coloco o up sempre na metade do down 128/64 256/128 320/160 .....
    OBS: Dica importante nunca deixe o link no talo pq senão os pings vão nas nuvens, deixe sempre em torno de 80 %

    Abraços

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jodrix Ver Post
    Fala mestre 1929



    Quanto ao post, aqui coloco o up sempre na metade do down 128/64 256/128 320/160 .....
    OBS: Dica importante nunca deixe o link no talo pq senão os pings vão nas nuvens, deixe sempre em torno de 80 %

    Abraços
    Com essa dica já voltei para 64kbps pois notei uma latencia na rede nestes últimos dias e não sabia de onde. Pode ser que seja isso. Não estava me ligando que isso aconteceu depois de alterar o up.

  12. #12

    Padrão

    Eh 1929 nao é boa jogada deixar o UP idem o download......amanha depois quando fizer falta isso vai ficar dificil contornar...


    aqui 256 up só pra planos de 1mb.

  13. #13

    Padrão

    Amigos se eu pago carissimo em um link full e vou repassar para os clientes 250k full por um valor de 52,00 para mim não tem lógica e com certeza sobrecarega o rádio. Então faço assim:
    150k down 60k up
    250k down 80k up
    350k down 110k up
    500k down 140k up

    assim tem folga o rádio além de que quando fecho com empresas vendo o link full cobrando muito mais ae sim é a diferença tipo 250k down 250k up cobro 300,00 e lan houses cobro 200,00 sendo 250k down e 100k up.

    Mas cada um usa do jeito que achar melhor

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por multlink Ver Post
    Amigos se eu pago carissimo em um link full e vou repassar para os clientes 250k full por um valor de 52,00 para mim não tem lógica e com certeza sobrecarega o rádio. Então faço assim:
    150k down 60k up
    250k down 80k up
    350k down 110k up
    500k down 140k up

    assim tem folga o rádio além de que quando fecho com empresas vendo o link full cobrando muito mais ae sim é a diferença tipo 250k down 250k up cobro 300,00 e lan houses cobro 200,00 sendo 250k down e 100k up.

    Mas cada um usa do jeito que achar melhor
    Raciocínio está correto.
    Inclusive uma das coisas que encarece o link full é o upload. Além daquele desgraçado ICMS ilegal que nos cobram.
    Só que eu monitorando meu link, observo que nunca chega a ocupar um valor alto de up.
    Então pensei assim: se eu libero mais up, eu dou mais agilidade na conexão do cliente e consequentemente libero o tráfego mais rápído para os outros? O cliente fica menos tempo na "estrada", coisa de frações de segundo.
    Afinal este up não está sendo usado.
    Fiz alguns testes mas não foram conclusivos e voltei para o up menor.

  15. #15
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Raciocínio está correto.
    Inclusive uma das coisas que encarece o link full é o upload. Além daquele desgraçado ICMS ilegal que nos cobram.
    Só que eu monitorando meu link, observo que nunca chega a ocupar um valor alto de up.
    Então pensei assim: se eu libero mais up, eu dou mais agilidade na conexão do cliente e consequentemente libero o tráfego mais rápído para os outros? O cliente fica menos tempo na "estrada", coisa de frações de segundo.
    Afinal este up não está sendo usado.
    Fiz alguns testes mas não foram conclusivos e voltei para o up menor.
    OLÁ 1929!
    usando hotspot ?
    se você tem um link OI no minimo é um link assincrono ou não, é só você ler no contrato.
    você tendo seus 1 MEGA para tráfegar seja em qualquer direção,
    se você consome 800k de upload só terá 224k de download,
    quanto a deixar o upload igual ao download não tem problema algum ainda mais se você gosta de deixar os clientes de webcam e orkut satisfeitos, porém o consumo de banda é bem maior resultando em altas latências e em lentidão na navegação.
    a Limitação do upload te dá uma folga exatamente nesses clientes (que em geral é 30% da banda consumida) ou seja você deixa o upload de foto p/ o orkut mais lenta e deixa tambem a webcam congelando mais)

    PORÉM

    a navegação fica melhor.
    já ouvi lendas de link full-duplex sendo upload separado de download,

    mas na OI não funciona assim.
    poem pra rodar o thunder-cache e RELAXA.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    OLÁ 1929!
    usando hotspot ?
    se você tem um link OI no minimo é um link assincrono ou não, é só você ler no contrato.
    você tendo seus 1 MEGA para tráfegar seja em qualquer direção,
    se você consome 800k de upload só terá 224k de download,
    quanto a deixar o upload igual ao download não tem problema algum ainda mais se você gosta de deixar os clientes de webcam e orkut satisfeitos, porém o consumo de banda é bem maior resultando em altas latências e em lentidão na navegação.
    a Limitação do upload te dá uma folga exatamente nesses clientes (que em geral é 30% da banda consumida) ou seja você deixa o upload de foto p/ o orkut mais lenta e deixa tambem a webcam congelando mais)

    PORÉM

    a navegação fica melhor.
    já ouvi lendas de link full-duplex sendo upload separado de download,

    mas na OI não funciona assim.
    poem pra rodar o thunder-cache e RELAXA.
    Por onde andavas vivente?

    Sim, o link é OI, simétrico. Mas ele está dando medições dentro do contratado.
    O down sempre consome mais. Mas já fiz um teste de enviar um arquivo pesado para consumir mais link de up só para ver e ele vai a 1 mega de up se deixar liberado 1 megax 1 mega.

    Mas mesmo com um perfil de 64X 300 de down para todo mundo, de repente aparece uma latencia. Tanto é que fica sobrando link, quando poderia consumir todo o link pelo numero de usuários online.
    Dali a pouco, com os mesmos usuários o consumo normaliza lá em cima, que é o normal de se esperar.

    Agora estou novamente com up de 64 e down de 300 na maioria dos usuários.
    Eu estou desconfiado que o MK está ficando "preguiçoso", hehehehe!!!
    E isso me preocupa, pois não faz muito que resolvi aumentar o número de usuários ( pois agora tenho documentação da base) e a procura está aumentando. Daqui a pouco a coisa pode ficar incontrolável.

    Ah! e não tem adsl misturado.

    Quanto ao thundercache, já era para estar rodando.
    Estamos aqui com dois corações. Ou o Provebuntu ou o MK-auth. Problema é que instalamos o windows server numa máquina e criamos uma máquina virtual. Mas não deu para instalar nenhum dos dois pois dava erro.
    Hoje mudamos para XP com máquina virtual e o MK-auth instalou. Vamos testar e depois ver como fica com o Provebuntu.
    Não sei se a maquina virtual não vai atrapalhar o desempenho.

  17. #17
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    bom mas como eu lhe disse, você só te um mega e cá pra nós..
    não dá nem pra começar!
    o verdadeiro milagre da multiplicação de usuarios começa com 2mbps.

    mas,
    eu se fosse você não usava nenhum dos dois gerenciadores,
    apenas instalaria o Debian, rodava o thunder-cache e fazia uma configuração bacana do squid,

    e não colocaria em paralelo, faria uma NAT no debian para ficar assim
    link > debian > mk> users.
    e colocaria logo uns 8gb de ram e 500gb de HD ..

    tô com um projeto interessante aqui,
    7 maquinas xeon 5500 8gb
    colocar uma em cada torre c/ cache separado por torre..
    interligalas e fazer todas serem parent.
    e ter uma principal com uns 32gb de ram só para arquivos .exe .rar .zip .avi .rmvb .mpg
    o unico problema é que para funcionar bem preciso de toda as torres tenha no minimo 100mbps full de conexão até a minha central..
    tô tentando aprimorar meus conhecimentos na rede N para não ter que gastar com Gigacom.