+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão AP virtual Mikrotik RB433

    Ola amigos, hoje tenho uma RB433 com dois cartões XR2 e duas antenas setoriais Hyperlink.

    Mas a estrutura ficou pequena, então comprei mais uma RB433 com 1 x XR2...

    A questão toda é a seguinte, estava pensando em setorizar mais as antenas e criar APS VIRTUAIS, para migrar os clientes.

    Por exemplo, nesta antena nova, eu colocaria um SSID novo e os dois SSIDS antigos, para os clientes neste setor conectar nela.

    O que eu quero saber é se isso funciona bem, se os clientes vão conectar na que tiver com o melhor sinal (Só tenho radio e nano nos clientes, não uso placa), e se quando um pop cair posso ativar por exemplo uma omni com todos os ssids!?

    Aguardo a ajuda dos amigos,

    Grato,

  2. #2

    Padrão

    Olha, se você colocar um ssid numa interface virtual, teoricamente o sinal dela será o mesmo emitido pela interface real, pois o controle de potência e outros detalhes é feito na interface real.

    Nunca fiz isso, de colocar uma omini para quebrar um galho, porque se você já tem setoriais funcionando, é porque precisa de uma estrutura melhor, na qual uma omini não te atende. Acredito que seria mais interessante você ter um equipamento de reserva para uma eventual necessidade, do que ter uma omini. Até porque, é mais comum dar problemas nos equipamentos do que nas antenas.

    Mas não deixa de ser um teste interessante pra se fazer.

  3. #3

    Padrão

    Blz Carlos, valeu pela opinião, me diga uma coisa, você ja testou aps virtuais? funciona na boa?

    Abraço,

  4. #4

    Padrão

    Eu tenho dois configurados num cliente. Certa vez montei uma rede wireless para uma empresa e, depois de algum tempo, ela passou esta rede para uma outra empresa. E aí, passamos a usar nos ssid o nome desta empresa nova. Mas, para nao ter problemas com centenas de cliente, configurei ap's virtuais até o pessoal da empresa mudar todos os ssid. Até hoje isso nao foi mudado, e acabamos mantendo os ap's virtuais em funcionamento, e nao tenho tido problemas nao.

  5. #5

    Padrão

    Que legal cara era essa informação que eu precisava para implantar aqui,.. vou fazer e depois coloco mais detalhes!!

    E o perigo de resetar os radios e ele conectar primeiro no sinal mais fraco?? isso existe ne?

    Se ele conectar no mais fraco como faço para ele mudar???

    Abraço...

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tmelooliveira Ver Post
    Que legal cara era essa informação que eu precisava para implantar aqui,.. vou fazer e depois coloco mais detalhes!!

    E o perigo de resetar os radios e ele conectar primeiro no sinal mais fraco?? isso existe ne?

    Se ele conectar no mais fraco como faço para ele mudar???

    Abraço...

    Não entendi direito. Pode explicar melhor?

  7. #7

    Padrão

    Por exemplo, vamos supor que um dos cartões esteja com dois ssid (ex.: antena_1 e antena_2), dai outro cartão esta com os mesmos ssid. O cartão 1 para o cliente x tem sinal -50 e o cartão 2 para o mesmo cliente tem sinal -90.

    Se o cartão 1 resetar, o cliente vai conectar no cartão 2 que ta com sinal muito pior (-90), então, minha pergunta é, quando o outro radio voltar ele vai conectar no sinal melhor automaticamente??

    Espero que tenha entendido,

    Abraço,

  8. #8

    Padrão

    Olha, se o cliente estiver conectado num determinado ssid, ele não vai conectar em outro. Lembre-se que o cliente, no caso o programa que controla a conexão do cliente, só busca por um novo sinal quando o equipamento é ligado ou quando o sinal utilizado deixa de existir. Neste caso, se ele estiver conectado no sinal mais fraco, mas não perder a conexão, ele continuará no sinal mais fraco.

    Mas a questão é: por que ter dois equipamentos com o mesmo ssid, e provavelmente com o mesmo canal, para o caso de bridges, apontando para o mesmo cliente? Acredito que você mesmo estará causando problemas de interferência no seu sistema. Em outras palavras, ainda não vi onde se encaixa a relação custo/benefício de tal sistema.

  9. #9
    D01d3r4
    Visitante

    Padrão Ap Virtual

    vo conta a minha pequena historia motei um base com uma onnin 360 horizontal passou um tempo precisei de fazer um up tirei a de 360 e coloquei 4 de 90 ficou com 4 redes so que coloquei com o mesmo nome no começo parecia que tudo tava nosmal fui estalando clientes so que chegou uma hora que tinha um painel que estava conectando cliente de mais e com sinal fraco eu ia na casa do cliente tava normal o que que fis coloque nomes diferente em cada painel e criei ap virtual com nome que era antes aos poucos eu to virando os clientes para o painel certo e os apes virtual ta funcional normal so que os clientes as vezes si conequita no sinal mais fraco ou mais forte e acaba gerando assistencia de lentidao e eu que uso ppoe ficava rediscando toda hora eu recomendo usa ap virtual so pra naum deixar os cliente sem nada de net nomes indeticos gera interferecia sertas quedas, vc pode criar o ap vitual pra ir retirando os cliente dela aos poco e passando para o ap atual. naum da de trabalha com dois nomes e ainda perto tipo na mesma torre. e so quebra galho ...

  10. #10
    Mikrotiando..
    Ingresso
    Sep 2007
    Localização
    São Paulo
    Posts
    326
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Carlos Picioli Ver Post
    Olha, se o cliente estiver conectado num determinado ssid, ele não vai conectar em outro. Lembre-se que o cliente, no caso o programa que controla a conexão do cliente, só busca por um novo sinal quando o equipamento é ligado ou quando o sinal utilizado deixa de existir. Neste caso, se ele estiver conectado no sinal mais fraco, mas não perder a conexão, ele continuará no sinal mais fraco.

    Mas a questão é: por que ter dois equipamentos com o mesmo ssid, e provavelmente com o mesmo canal, para o caso de bridges, apontando para o mesmo cliente? Acredito que você mesmo estará causando problemas de interferência no seu sistema. Em outras palavras, ainda não vi onde se encaixa a relação custo/benefício de tal sistema.
    Boa noite Carlos, nessa duvida do amigo, eu lembrei daquele firmware DD-WRT (que funciona em linksys, nano station e alguns outros), que tem uma opção muito interesante que faz com que o ap procure pelo sinal mais forte e se conecte automaticamente, ex. você cadastra nele quais ssid você quer que ele fique monitoranto, e ele sempre busca o sinal mais forte.
    Agora sobre a duvida do nosso amigo tambem não consegui enxergar um beneficio nisso.
    abraços,

  11. #11

    Padrão Re: AP virtual Mikrotik RB433

    aqui so usei quando eu mudei minha ssid, ja q eu uso so ap's , bullet e nanos nos clientes foi facil