+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RB450 e RB450G

    Tenho varias RB450 realizando somente o roteamento de redes, tendo um tráfego de 5Mb em cada uma e funcionando perfeitamente.

    Coloquei uma delas com a função de hotspot, realizando o controle de banda dos clientes. O uso da CPU é quase que constante em 100% e em alguns momentos nem consigo acessá-la devido ao alto uso da CPU. O tráfego não está chegando nem a 1MB e a RB já fica nos 100%.

    Estou pensando em trocá-la por uma RB450G, que tem um processamento melhor e mais memória.

    As pessoas que já usam a RB450G ela é adequada para esse tipo de situação?

    Abraço a todos,
    Marcelo

  2. #2

  3. #3
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão

    Citação Postado originalmente por macvitor Ver Post
    Tenho varias RB450 realizando somente o roteamento de redes, tendo um tráfego de 5Mb em cada uma e funcionando perfeitamente.

    Coloquei uma delas com a função de hotspot, realizando o controle de banda dos clientes. O uso da CPU é quase que constante em 100% e em alguns momentos nem consigo acessá-la devido ao alto uso da CPU. O tráfego não está chegando nem a 1MB e a RB já fica nos 100%.

    Estou pensando em trocá-la por uma RB450G, que tem um processamento melhor e mais memória.

    As pessoas que já usam a RB450G ela é adequada para esse tipo de situação?

    Abraço a todos,
    Marcelo

    eu ainda prefiro a RB 433 UAH, se vc tiver a intenção de ampliar a sua carteira de cliente essa é muito melhor, e tenho a pronta entrega e com um bom preço o melhor do mercado inclusivel cartão mini PCI XR5, EMP-8600 [email protected]

  4. #4

    Padrão

    Tem versão do MK 3.x q tem esse BUG, creio q a 3.27 ou 20 alguma coisa...

    Faça o upgrade prá versão 3.30

  5. #5

    Padrão

    Genis,

    A RB450G tem o dobro de memória (256MB) da RB433UAH (128MB). Com isso o desempenho melhora bastante.

    Vou fazer os testes com a RB450G, dai posto o resultado.

    Valeu pela ajuda!

  6. #6

    Padrão

    Felipe,

    A versão que estou usando já é a 3.20.
    Vou testar mesmo com a RB450G e posto o resultado, para que todos tenham uma base.

    Abraços.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por macvitor Ver Post
    Felipe,

    A versão que estou usando já é a 3.20.
    Vou testar mesmo com a RB450G e posto o resultado, para que todos tenham uma base.

    Abraços.
    Atualize prá 3.30 então.

    Não acho q seja realmente processamento não...

  8. #8

    Padrão

    Desculpa, Felipe.

    Depois que percebi que vc falou 3.30.

    É possível fazer a atualização remotamente? Há perda de configuração? E como fica a licença? A minha licença é nível 4.

    Valeu pela força!

  9. #9

    Padrão

    Dá prá fazer remoto sim.

    Só enviar o pacote .npk da versão 3.30 via FILES (FTP) e rebootar

    Ele instala a atualização e sobe com a versão nova.

    Não há perda de licença não.

    Obs.: Não atualize prá vesão 4.x não... Ela tem alguns passos a mais (no caso de RB, e tem q estar na versão 3.25) e não considero ela testada ainda, hehe.

    Flw!

  10. #10

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por macvitor Ver Post
    E perda de configuração?
    Não há perda de configurações após atualização do RouterOS. Porém, por ver das dúvidas, faça um backup completo do sistema, em caso de algum problema você apenas restaura e pronto. Você pode fazer isso remotamente por telnet, caso ache mais fácil.

    Como o pessoal falou existem duas possibilidades, a primeira é um possível bug na versão utilizada, a segunda realmente pode ser o nível de processamento muito alto. Dependendo da quantidade de usuários que você tem no hotspot isso pode ser o problema, visto que você também utiliza o controle de banda. Minha dica é que você faça a atualização do RouterOS, caso o problema persista, substitua a Routerboard por um PC e veja como fica a utilização do processador. Se o problema resolver com a utilização do PC você já sabe o que é o problema.

  12. #12

    Padrão

    Pessoal,

    Fiz a atualização para v3.30.

    Até agora está tudo ok. Uso do CPU em média 30% e em nenhum momemnto chegou a 100%.

    Vou aguardar pra saber se deu tudo certo mesmo, dai posto o resultado no forum.

    Valeu pela ajuda de todos!

  13. #13

    Padrão

    Pessoal,

    Era bug de versão mesmo. Depois da atualização a RB operou normalmente, como esperado.

    Valeu pela ajuda de todos!!!

  14. #14

    Padrão Re: RB450 e RB450G

    to com uma net aqui servido 20plientes wireless e queo aumentar (tenho 1,5 mega antena de 12 aquarios 25tambem noa aquario e ap realsat tocando de boa to usando a de 12 entao vo usar agora um serv q mandei fazer mk 521 hd sw 40 pent 4 e uma rb 450g 2 speed tcho sera q com mais 1,5 mega da para toca 50clientes
    e se tem augem q depois de fito tudo e estalado pode afidar o equipamento e dar qualidade quanto ficaria o to começando pega leve

  15. #15
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão Re: RB450 e RB450G

    se voce usar um rb 450g não tem q gastar dinheiro com um servidor, ela da conta de fazer o loadbalance dos links, e controle dos seus clientes, e o melhor é bem mais economico o consumo de energia eletrica.