+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Montar provedor a radio

    Olá amigos, bom sou novo aqui no forum e fico feliz por ter encontrado este forum, bom seguinte, trabalho em uma loja de informática e agora estão querendo começar a disponibilizar internet a rádio para moradores aqui da região da loja (em especificamente de inicio apenas no bairro), pois me colocaram por conta disto e eu não entendo nada, gostaria então de saber com os amigos, por onde começo? o que é preciso? valor de investimento (lembrando que é para pequena cobertura)? a antena será no fundo do terreno aqui da loja mesmo. Se alguém puder me ajudar fico agradecido a todos. Muito obrigado.

    OBS: Desejamos atender aproximadamente 100 clientes, e o bairro onde sera instalada a antena é plaino.
    Última edição por tecinfoprint; 15-10-2009 às 15:40.

  2. #2

    Padrão

    Existem varios fatores a serem pensandos, qual frequencia voce vai utilizar, se ela ja nao esta suja, quanto pode gastar, voce vai precisar de licenca da anatel que nao é barato, voce nao pode utilizar ADSL e vender, tem de ser dedicado , sao varios passos a serem seguidos..mais sugiro voce fazer perguntas no forum de wireless, la tem tudo Mikrotik , enlace de longa distancia...

    etc

    abraços

  3. #3

    Padrão

    rockltda, vlw pela dica, vou fazer como mencionado por ti. Muito Obrigado.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tecinfoprint Ver Post
    OBS: Desejamos atender aproximadamente 100 clientes, e o bairro onde sera instalada a antena é plaino.
    Sendo bem frio.

    Ou você arruma um kit tipo Mercado Livre e corra o risco; ou

    Pesquise pelo forum todas as mensagens que fale sobre, montagem de provedor, antenas, legalização, scm, mikrotik, entre outros.

    Se optar pela segunda opção, tu vai ralar, mas aprenderá a fazer um provedor decente.

  5. #5

    Padrão

    dicas que eu queria ter ouvido quando iniciei:

    - não faça gambiarras, um dia proximo ela irá ser o problema;

    - use marcas boas, vale a pena pagar um pouquinho mais. ex de marcas boas:
    • Mikrotik, Ubiquiti (ns2,ns5) - rádio na torre
    • Zinwell, Ubiquiti(ns2,ns5), Aprouter, engenius, Kozumi, Aquario - (p cliente) -rádio
    • Hyperlink, Aquario, TSM, Pro-eletronic, OIW. - Antenas
    • Furukawa- cabos, conectores e tomadas de rede
    • 3COM - placa de redes e switchs
    • Cisco - roteadores
    -Conexão wifi é mais que ideal ter visada (campo limpo sem arvores, concreto e outros).
    -Sempre isole os conectores das antenas, com fita isolante de alta fusão.
    -Sempre use potencia baixa no rádio.
    -Evite usar kit cliente usb e placa pci, prefira as AP´s.
    -Procure se legalizar, pode ser por scm.
    -utilize um computador dedicado só para controlar sua rede (um mikrotik ou um myauth da vida)
    -Seja verdadeiro com os clientes, principalmente no começo que quando começa a dar erros na rede e tal.

    essa é a minha dica. boa sorte!

  6. #6

    Padrão Montar uma pequena estação para o bairro

    Bom pessoal e um prazer participar do under-linux, sou mais um novo membro.

    Eu ja trabalho em um provedor wireless, mas agora quero montar uma pequena estação wireless somente para meu bairro, quero montar pq meu bairro e um bairro baixo da cidade entao internet a radio nao chega la por motivo de muitos obstaculos, entao vamos la.

    Quero montar c/ uma omni 15dbi ideal e uma rb433 (quero colocar ela pq como ela tem slot p 3 cartão posso colocar futuramente paineis setorial) e cartão Engenius EMP-8602.

    e ae o que o senhores membros acha desse equipamento, e uma boa opção p/ iniciar?

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rulleo Ver Post
    Bom pessoal e um prazer participar do under-linux, sou mais um novo membro.

    Eu ja trabalho em um provedor wireless, mas agora quero montar uma pequena estação wireless somente para meu bairro, quero montar pq meu bairro e um bairro baixo da cidade entao internet a radio nao chega la por motivo de muitos obstaculos, entao vamos la.

    Quero montar c/ uma omni 15dbi ideal e uma rb433 (quero colocar ela pq como ela tem slot p 3 cartão posso colocar futuramente paineis setorial) e cartão Engenius EMP-8602.

    e ae o que o senhores membros acha desse equipamento, e uma boa opção p/ iniciar?
    eu ainda tenho 2 omni de 15 dbi da ideal em funcionamento, com os mesmos cartões, ainda tenho varias 433, as que compro hj sao 433ah,mas as 433 atendem muito bem...

  8. #8
    Não Registrado
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tecinfoprint Ver Post
    Olá amigos, bom sou novo aqui no forum e fico feliz por ter encontrado este forum, bom seguinte, trabalho em uma loja de informática e agora estão querendo começar a disponibilizar internet a rádio para moradores aqui da região da loja (em especificamente de inicio apenas no bairro), pois me colocaram por conta disto e eu não entendo nada, gostaria então de saber com os amigos, por onde começo? o que é preciso? valor de investimento (lembrando que é para pequena cobertura)? a antena será no fundo do terreno aqui da loja mesmo. Se alguém puder me ajudar fico agradecido a todos. Muito obrigado.

    OBS: Desejamos atender aproximadamente 100 clientes, e o bairro onde sera instalada a antena é plaino.
    Amigo, possuo um provedor via rádio no RJ e estamos fechando parcerias com outros. Favor contactar-me. [email protected]