+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problemas Com Ponto-a-Ponto Mikrotik

    Bem, olah pessoal, sou novo aki no forum e gostaria de tirar uma duvida.

    Tenho um ponto-a-ponto entre duas cidades numa distancia de aproximadamente 29 Km entre um ponto e outro.

    Estou utilizando duas antenas Zirok 90cm e dois RB433AH para essa conexao.

    Num entanto, nao consigo alcancar um throughput maior que 3.1 Mbps entre as estacoes.

    Jah tentei varias configuracoes e nada funcionou.

    Atualmente estao configuradas em WDS.

    Imagino que as fontes destas estacoes possam ser a causa.

    Qual seria a melhor fonte numa situacao destas e quais outros motivos poderiam ocasionar um throughput tao baixo, excluindo interferencia, pos esse motivo jah eliminei.

    Muito obrigado.

  2. #2

    Padrão

    Amigo qual o cartão que você esta usando? essas suas antenas não são recomendáveis para essa distância. Qual configuração esta na Wlan? esta usando nstream?

  3. #3

    Padrão

    Bom dia,

    pode ser problema no alinhamento. Zirok são bem "chatinhas" para serem alinhadas. Para essa distância não são recomendáveis. Compre duas Hyperlink de 32.5dBi e dois cartões Ubiquiti XR5 que conseguirá uma boa banda (melhor tráfego de dados).

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leanmarqs Ver Post

    Estou utilizando duas antenas Zirok 90cm e dois RB433AH para essa conexao.

    Num entanto, nao consigo alcancar um throughput maior que 3.1 Mbps entre as estacoes.
    É como nossos amigos disseram, abandona essas zirok, usei duas em um ptp meu, muito complicada de alinhar sem contar o throughput baixissimo. Use outra marca de antena.

    Abraços e ótimo domingo.

  5. #5

    Padrão

    pode utilizar xr5 ou r5h sao excelentes cartoes.

    agora antenas utilize hyperlink ou oiwtech de 32 dbi, se quiser utilizar as DP (Dupla Polaridade) para futuramente trabalhar com 802.11n ou Nstreme.

    cabos utilize cell flex de 2 metros.

    temos um link de 62,6 km com estas antenas estes cabos e cartoes r5h.

    atualmente nao estamos utilizando modo turbo, e estamos atingindo uma banda de 36 mbps half duplex.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alcimarbezerra Ver Post
    Amigo qual o cartão que você esta usando? essas suas antenas não são recomendáveis para essa distância. Qual configuração esta na Wlan? esta usando nstream?
    estou utilizando cartoes ubiquiti xr5, nao estou utilizando nstream e as configurações da wlan são:

    mode: brigde
    band: 5ghz
    frequency: 5280
    antenna mode: a

    desculpe se lhe enviei alguma informaçao errada pos ainda sou meio calouro no mundo do mikrotik.

    mas sei que devo escolher uma frequencia que ainda não estah em uso na região certo?

    obrigado pela ajuda.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Bom dia,

    pode ser problema no alinhamento. Zirok são bem "chatinhas" para serem alinhadas. Para essa distância não são recomendáveis. Compre duas Hyperlink de 32.5dBi e dois cartões Ubiquiti XR5 que conseguirá uma boa banda (melhor tráfego de dados).
    jah estou utilizando cartoes xr5 para esse enlace, mesmo assim não pensei que as antenas podessem ser o problema.

    compramos fontes 18vdc - 3,5a para ambas as estações o que acha dessas fontes?

    vou ver o que farei com as antenas, muito obrigado.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por NARDO Ver Post
    É como nossos amigos disseram, abandona essas zirok, usei duas em um ptp meu, muito complicada de alinhar sem contar o throughput baixissimo. Use outra marca de antena.

    Abraços e ótimo domingo.
    acabei de ler todas as dicas e todos parecem concordar com isso, veirei o que posso fazer com essas antenas.

    muito obrigado.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gilmar Ver Post
    pode utilizar xr5 ou r5h sao excelentes cartoes.

    agora antenas utilize hyperlink ou oiwtech de 32 dbi, se quiser utilizar as DP (Dupla Polaridade) para futuramente trabalhar com 802.11n ou Nstreme.

    cabos utilize cell flex de 2 metros.

    temos um link de 62,6 km com estas antenas estes cabos e cartoes r5h.

    atualmente nao estamos utilizando modo turbo, e estamos atingindo uma banda de 36 mbps half duplex.
    Sua dica realmente foi de grande avalia, agradeço sua ajuda.

    Na verdade, sua informaçao sobre a distancia e o throughput do seu enlace era exatamente o que eu estava procurando.

    Como jah falei antes para os colegas do forum vou ver se consigo mudar minhas antenas.

    muito obrigado.

  10. #10

    Padrão

    amigo certamente a distancia é um pouco longa mesmo, faço como os colegas falaram, troque as antenas e olhe no mk em torno de qtos dbm´s estão as antenas conectadas, no caso tem que ver o que vc quer passar com esse ponto a ponto com o xr5 o maximo que cheguei foi 35mb de trounghput, e outra, caso queira chegar aos 20mb nesse ponto a ponto pode comprar antenas da aquario de 25dbi de disco que são boas tbm ou passar a usar as hyperlink de 33,5dbi de disco, deixa o WDS mode em dimamic, ficara melhor. abraço

  11. #11

    Padrão

    Fontes que considero adequadas para RB's com grande tráfego de dados e usando cartões relativamente potentes tem de ter as seguintes especificações:
    - Corrente: 5 Ampères (5A);
    - Tensão: 24 volts (24V);

    Ponha fontes de boa qualidade. Algumas são bem "ruidosas" e pode trazer sérias consequências na qualidade do enlace.

    Citação Postado originalmente por leanmarqs Ver Post
    jah estou utilizando cartoes xr5 para esse enlace, mesmo assim não pensei que as antenas podessem ser o problema.

    compramos fontes 18vdc - 3,5a para ambas as estações o que acha dessas fontes?

    vou ver o que farei com as antenas, muito obrigado.

  12. #12

    Padrão

    31km tenho fechado aqui com zirok de 60, RB411 e r52h passando 4mb full e sinal a -61, para atender apenas 1mb. Com essas de 90 ai era pra ficar muito melhor! Pode ser alinhamento ou fresnel comprometido!
    Última edição por ZeXP; 19-10-2009 às 16:17.

  13. #13

    Padrão

    amigo,

    essas antenas são chatas de alinhar, mas nessa distância deveria estar com uns 7 mbs.
    Veja sua questão de ack, sete o data rate para 36.......

    at

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gilmar Ver Post
    pode utilizar xr5 ou r5h sao excelentes cartoes.

    agora antenas utilize hyperlink ou oiwtech de 32 dbi, se quiser utilizar as DP (Dupla Polaridade) para futuramente trabalhar com 802.11n ou Nstreme.

    cabos utilize cell flex de 2 metros.

    temos um link de 62,6 km com estas antenas estes cabos e cartoes r5h.

    atualmente nao estamos utilizando modo turbo, e estamos atingindo uma banda de 36 mbps half duplex.

    amigo o 802.11n nessa distância não deverá funcionar bem, ainda mais sendo orientado à indoor. A modulação dele o faz ser bem suscetível a interferência