+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Quantos clientes é possível com 8Mbits?

    Quantos clientes posso segurar num server de 16GB de RAM, 1Tera de SSD Intel (350 MBits de Leitura), placas de Fibra optica com 1Gbits, Switch Cisco Gigabit. EU tenho aqui tudo isso, mas só 8Mbits de Link Full. Quero vender internet a 256kbps e 128Kbps, quantos clientes devo segurar com esse equipamentos? Ah, os rádios são tres RB600 com XR2 e antenas Hyperlink 17dBi de 90º (quatro em cada Pop). Gostaria da ajuda dos amigos.



    Abraços

  2. #2

    Padrão

    Oh locco!

    Vai rodar o quê nesse servidor? Squid?

    Para gerenciar clientes (autenticar, controlar banda) não é necessário um servidor tão "parrudo". O que limitará o número de clientes será a sua conexão de internet (link).

    Caso seja dedicado e com um bom proxy para cacheamento seguem as contas. Caso seja ADSL esqueça, pois as continhas abaixo não não se aplicam.
    - Clientes a 100Kbps cada suporta uns 800 usuários;
    - a 150Kbps uns 600 usuários;
    - a 200Kbps uns 500 usuários;
    - a 300Kbps uns 400 usuários.

    A quantidade final dependerá também do perfil de seus clientes. Cuidado com aqueles usuários que deixam o emule (e outros) 24hs conectado. Faça uma boa política de gerenciamento de banda, controle de usuários, de P2P e conseguirá um bom lucro.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Oh locco!

    Vai rodar o quê nesse servidor? Squid?

    Para gerenciar clientes (autenticar, controlar banda) não é necessário um servidor tão "parrudo". O que limitará o número de clientes será a sua conexão de internet (link).

    Caso seja dedicado e com um bom proxy para cacheamento seguem as contas. Caso seja ADSL esqueça, pois as continhas abaixo não não se aplicam.
    - Clientes a 100Kbps cada suporta uns 800 usuários;
    - a 150Kbps uns 600 usuários;
    - a 200Kbps uns 500 usuários;
    - a 300Kbps uns 400 usuários.

    A quantidade final dependerá também do perfil de seus clientes. Cuidado com aqueles usuários que deixam o emule (e outros) 24hs conectado. Faça uma boa política de gerenciamento de banda, controle de usuários, de P2P e conseguirá um bom lucro.

    Obrigado pelas informações amigo, sim o link full nada de ADSL. Pretendo Rodar o Debian unicamente com squid cache, fazer tudo por ele. POis já me falaram que o webproxy da MK abre o bico rapidinho. COmo já tenho um sistema que me dá todo o controle no debian(contas pagar, receber, controle de banda, hotspot, etc), resolvi usá-lo, me falaram que Slackware é uma boa pedida, estou indeciso entre esses dois, mas pendendo um pouco para o Debian por causa da robustez do sistema alemão, mas nada de MK aqui (desculpe os MKsistas). O que você acha Debian Sarge ou Slacware?

    Abraços

  4. #4

    Padrão

    Recomendo Debian. Slackware muito bom também, mas, bem mais difícil de ser configurado.

    O seu servidor é ótimo, mas não recomendo rodar tudo na mesma máquina. O Squid de vez em quando trava o sistema. Caso rode controle de usuários, financeiro e Squid na mesma máquina poderá ter problemas com o sistema "fora do ar" de vez em quando.

    Recomendo controle de usuários e financeiro em uma máquina e Squid em outra, mesmo se o Squid travar o seu provedor continuará ativo.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Recomendo Debian. Slackware muito bom também, mas, bem mais difícil de ser configurado.

    O seu servidor é ótimo, mas não recomendo rodar tudo na mesma máquina. O Squid de vez em quando trava o sistema. Caso rode controle de usuários, financeiro e Squid na mesma máquina poderá ter problemas com o sistema "fora do ar" de vez em quando.

    Recomendo controle de usuários e financeiro em uma máquina e Squid em outra, mesmo se o Squid travar o seu provedor continuará ativo.
    Obrigado Marcelo mais uma vez. Vou seguir sua dica. Vou montar outro servidor mais básico com 4GB de Ram Hd Sata II para fazer os outros serviços, nesse de cima vou rodar apenas o Squid

    Abraços

  6. #6

    Padrão

    tudo bem configurado no minimo 600 clientes mas se tiver 100% acredito q da mais ate, to usando 2 mega para 200 clientes mas to no talo, e claro muita astucia para gerenciar a banda de forma dinamica
    8 mega eu encaixo ate 800 clientes com planos divessificados, claro com proxy

    so para deixar registrado meu server é uma merda de atlhon64bit desempenho pior q o novo celeron 800fsb , e to usando 1 gb de memo +swap e de disco tem 2 tera

    up ta 11 dias pq tive falta de luz acima da capacidade dos nobreak mas nao trava nunca aqui


    Código :
    top - 12:56:37 up 11 days,  4:55,  2 users,  load average: 2.57, 1.87, 1.89
    Tasks: 441 total,   7 running, 434 sleeping,   0 stopped,   0 zombie
    Cpu(s):  9.6%us,  9.0%sy,  0.0%ni, 56.8%id, 13.0%wa,  0.0%hi, 11.6%si,  0.0%st
    Mem:    906696k total,   696312k used,   210384k free,    39084k buffers
    Swap:  1951888k total,   294340k used,  1657548k free,    53192k cached
    Última edição por Pirigoso; 17-10-2009 às 13:08.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por DSSS Ver Post
    Quantos clientes posso segurar num server de 16GB de RAM, 1Tera de SSD Intel (350 MBits de Leitura), placas de Fibra optica com 1Gbits, Switch Cisco Gigabit. EU tenho aqui tudo isso, mas só 8Mbits de Link Full. Quero vender internet a 256kbps e 128Kbps, quantos clientes devo segurar com esse equipamentos? Ah, os rádios são tres RB600 com XR2 e antenas Hyperlink 17dBi de 90º (quatro em cada Pop). Gostaria da ajuda dos amigos.



    Abraços

    PQP Que Servidor Brabo Parrudão ...aproveitando a deixa ..qual o Preço de um Servidor Desses

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por DSSS Ver Post
    Obrigado pelas informações amigo, sim o link full nada de ADSL. Pretendo Rodar o Debian unicamente com squid cache, fazer tudo por ele. POis já me falaram que o webproxy da MK abre o bico rapidinho. COmo já tenho um sistema que me dá todo o controle no debian(contas pagar, receber, controle de banda, hotspot, etc), resolvi usá-lo, me falaram que Slackware é uma boa pedida, estou indeciso entre esses dois, mas pendendo um pouco para o Debian por causa da robustez do sistema alemão, mas nada de MK aqui (desculpe os MKsistas). O que você acha Debian Sarge ou Slacware?

    Abraços
    Po DSSS " Nada de MK Aqui " Magoei Heheheeh ... creio que vc disse isso por Opção Né Pois O MK Com uns Servidores em Paralelo ai Bem Configurado Para Essa Estrutura sua ai Daria super Certo e faria tudo certinho... !!! abraços

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por WWANInternet Ver Post
    Po DSSS " Nada de MK Aqui " Magoei Heheheeh ... creio que vc disse isso por Opção Né Pois O MK Com uns Servidores em Paralelo ai Bem Configurado Para Essa Estrutura sua ai Daria super Certo e faria tudo certinho... !!! abraços
    rsrsrsrs, Tranquilo amigo! Quando falei nada de MK, não desmerencendo o ótimo router que é, eu o uso aqui como balance e nas pops, mas como servidor confio mais no debian. Tenho um amigo que possui 1200 clientes e o MK dele tava dando gargálo direto, quando mudou para o Debian simplesmente o gargálo parou, não sei se era mal configurado ou coisa do tipo. Por isso vou me aventurar com Debian se ele se comporta mal, vou usar o MK sim sem problemas. O preço do server que eu montei (trouxe tudo dos EUA) foi em R$ :

    4 SSDs de 250 GB Intel X25-M 250 : 6250,00
    1 Controladora RAID Intel SATA II : 95,00
    2 Intel Ethernet 1Gbps Dual LC PCI- 450,00
    16 GByte de ram DDR3 - 1580,00

    Abraços

  10. #10

    Padrão

    é cara, adoro o mk tbm, mais no seu caso ele para servidor nao usaria todos os recursos por exemplo de memoria ram ! bem melhor para voce mesmo procurar uma distro linux até de 64bits já que tem um server tao bom.

  11. #11
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Só pra registrar uma opinião sobre o Debian e o Slackware.
    Comecei no Linux com Slackware, até hj é o sistema que mais gosto, porém a dificuldade que as vezes se encontra em instalar/configurar um ou outro aplicativo mata o vivente... É mais complicado achar documentação, é mais demorado para implantar alguma coisa, é mais difícil e é mais difícil de encontrar algum problema que possa aparecer. Claro que o Slackware é mais estável, mas seguro, e etc... mas não compensa pela dificuldade. Estou usando Debian em meus servers, e não tenho queixa. Claro que vão dizer: "ahhh mas tu acha o Debian melhor para produção porque não conhece bem Linux..." Bom... pode ate ser mas o que eu realmente penso é o seguinte: Acontece algum problema que tu não sabe ao certo o que é... tu não pode para, afinal é um server de produção... onde (provavelmente) vai ser mais rápido de resolver o problema? Debian.
    Eu tinha até um pre-conceito antes de usar o Debian... não gostava, mas nunca tinha usado... Por isso te digo com experiência: Usa Debian que é BEM menos dor de cabeça... o Slackware tu usa em casa pra brincar, aprender, quedrar a cabeça... e por ai vai... hehe...
    Volto a dizer: Meu sistema preferido é o Slackware, mas para produção é Debian (apt-get e já era...heheh)

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por DSSS Ver Post
    rsrsrsrs, Tranquilo amigo! Quando falei nada de MK, não desmerencendo o ótimo router que é, eu o uso aqui como balance e nas pops, mas como servidor confio mais no debian. Tenho um amigo que possui 1200 clientes e o MK dele tava dando gargálo direto, quando mudou para o Debian simplesmente o gargálo parou, não sei se era mal configurado ou coisa do tipo. Por isso vou me aventurar com Debian se ele se comporta mal, vou usar o MK sim sem problemas. O preço do server que eu montei (trouxe tudo dos EUA) foi em R$ :

    4 SSDs de 250 GB Intel X25-M 250 : 6250,00
    1 Controladora RAID Intel SATA II : 95,00
    2 Intel Ethernet 1Gbps Dual LC PCI- 450,00
    16 GByte de ram DDR3 - 1580,00

    Abraços
    Amigo, posso falar pra vc, no meu caso meu provedor ainda é meio pqno to com media de 400 clientes e com 4mb full embratel. mas posso te garantir uma coisa, o que eu uso é um MK com 2gb ram, hd 80gb so para o MK, com um server CACHE Ubuntu Server,Motherboard Asus P5Q, 3 HDs 500GB em Raid, 8GB Ram, e ta funfando maravilhasamente bem. Ah o meu server Financeiro e administrativo vinvulado com MK está em um 3º Server com Debian o qual praticamente nao mecho no MK.

    se algum dia eu precisar mudar meu server cache, vou montar um server parecido com o seu...rsss na boa.
    Grande abraços e Bem vindo aos Wireless_eiros.

  13. #13

    Padrão

    Salve, estou iniciando meus estudos nessa área, portanto desculpem-me se a pergunta for um tanto idiota...

    Quando vocês se referem aos serviços financeiro e controle/administrativo, quais serviços especificamente vocês rodam?

    Valeu!

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lavreh Ver Post
    Salve, estou iniciando meus estudos nessa área, portanto desculpem-me se a pergunta for um tanto idiota...

    Quando vocês se referem aos serviços financeiro e controle/administrativo, quais serviços especificamente vocês rodam?

    Valeu!

    a tem varios sistemas bons tipo ex: Conprove ... Sagu-Pro ...SGCU ..vIGO Provider ....Web Mikrotik etc etc tem varios programas para essa finalidade ..eu aqui como tenho poucos clientes controlo tudo MANUAL Mesmo Mas conforme for Crescendo um Software desse é uma MÃO NA RODA.. eu Particularmente gosto muito Do Web Mikrotik Muito Pratico Facil e o Preço não é tão Salgado



    Sistema para controle de provedor Wireless que interage com servidor mikrotik.

    VANTAGENS:

    -Controle de mensalidades, inclusive com corte automático. (boleto bancário ou recebimento no local do provedor)

    -Otimização nas etapas de instalação

    -Ferramenta para atendimento aos cliente (para a equipe técnica)

    -Nível de usuário para usuários o sistema

    -Cadastra / Edita configurações dos clientes em um servidor Mikrotik

    -A facilidade permite que qualquer pessoa possa cadastrar novos clientes no sistema

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pirigoso Ver Post
    tudo bem configurado no minimo 600 clientes mas se tiver 100% acredito q da mais ate, to usando 2 mega para 200 clientes mas to no talo, e claro muita astucia para gerenciar a banda de forma dinamica
    8 mega eu encaixo ate 800 clientes com planos divessificados, claro com proxy

    so para deixar registrado meu server é uma merda de atlhon64bit desempenho pior q o novo celeron 800fsb , e to usando 1 gb de memo +swap e de disco tem 2 tera

    up ta 11 dias pq tive falta de luz acima da capacidade dos nobreak mas nao trava nunca aqui


    Código :
    top - 12:56:37 up 11 days,  4:55,  2 users,  load average: 2.57, 1.87, 1.89
    Tasks: 441 total,   7 running, 434 sleeping,   0 stopped,   0 zombie
    Cpu(s):  9.6%us,  9.0%sy,  0.0%ni, 56.8%id, 13.0%wa,  0.0%hi, 11.6%si,  0.0%st
    Mem:    906696k total,   696312k used,   210384k free,    39084k buffers
    Swap:  1951888k total,   294340k used,  1657548k free,    53192k cached
    amigo vi outros post seus falando sobre seu gerenciamento de cache e tal, vc parece se dar bem com o proxy com cache... queria colocar no meu provedor mas toda vez q tento, meu programador me tira de ideia alegando prob com bancos, https, e outros... chego a pensar que isso eh preconceito da parte dele, pensei em fazer sozinho mas nao tenho ideia por onde começar, poderia me dar uma dicas de qual distribuiçao usar, como montar, se puder eu te passo via MP ou email as caracteristicas do meu provedor pra ver se poderia me dar umas dicas de como implementar isso... abs

  16. #16

    Padrão

    cara seu programador a area dele certamente nao é gerenciamento de banda e muito menos proxy

    REF a bancos vc vai usar proxy transparente ( sem q o cliente saiba) ou seja somente sera redirecionada a porta 80 bancos SSL usam tcp 443 entao isso vc ja tem uma ideia do conhecimento do seu programador, o resto vc vai fazer forward, aqui eu uso NAT mas se vc tem IPs publicos direto no seu cliente dai vc vai ter que usar alem do squid mais o TPROXY (complemento) para quando a galera digitar meuip.com.br aparecer o IP publico deles, mas nao tem erro

    PC pode ser um celeron 430 800fsb MB pode ser uma gigabyte chipset G31 de preferencia onboard de 2 a 4 gb de ddr2 800 (aqui so uso 1gb mas to usando swap) 3 HD ( 1 500gb e 2 de 1 tera samsung!)

    Instala debian faz o download do squid 2.7.stable7 mysql 5.1 php , bind e apache2 e ja era.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pirigoso Ver Post
    tudo bem configurado no minimo 600 clientes mas se tiver 100% acredito q da mais ate, to usando 2 mega para 200 clientes mas to no talo, e claro muita astucia para gerenciar a banda de forma dinamica
    8 mega eu encaixo ate 800 clientes com planos divessificados, claro com proxy

    so para deixar registrado meu server é uma merda de atlhon64bit desempenho pior q o novo celeron 800fsb , e to usando 1 gb de memo +swap e de disco tem 2 tera

    up ta 11 dias pq tive falta de luz acima da capacidade dos nobreak mas nao trava nunca aqui


    Código :
    top - 12:56:37 up 11 days,  4:55,  2 users,  load average: 2.57, 1.87, 1.89
    Tasks: 441 total,   7 running, 434 sleeping,   0 stopped,   0 zombie
    Cpu(s):  9.6%us,  9.0%sy,  0.0%ni, 56.8%id, 13.0%wa,  0.0%hi, 11.6%si,  0.0%st
    Mem:    906696k total,   696312k used,   210384k free,    39084k buffers
    Swap:  1951888k total,   294340k used,  1657548k free,    53192k cached

    Desculpa a palavra mas "CARALHO" 2 megas vc colocou 200 clientes deixa eu respirar um pouco, me diz como vc conseguiu isso ? clientes simultaneos qnts ? e banda que vc da pra esses clientes?